[DÚVIDA] - Caixa de fusivel corsa

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Re: [DÚVIDA] - Caixa de fusivel corsa

Mensagem por gtmski »

Olá José, bom dia

O projeto elétrico original do Corsa é bom, os cabos são de qualidade e adequados à demanda. O problema é que não há muito superdimensionamento no projeto e, com o tempo, alguns cabos e conexões podem ficar oxidados ou quebradiços. Então o que o pessoal faz é reforçar as ligações.
Posso dar o exemplo da minha instalação. Eu troquei 4 cabos: do chassis do motor de arranque ao negativo da bateria / do positivo do motor de arranque ao positivo da bateria / do positivo do motor do arranque ao B+ do alternador / do negativo da bateria ao chassis. Usei cabos AWG 1/0 (50mm2) o que, obviamente, é um exagero. Cabos 16mm2 estariam bons demais. E também troquei o cabo do terminal positivo da bateria ao comutador, originalmente é de 10mm2, coloquei um de 16mm2.
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

A maior vantagem de cabos mais grossos é dimunuir a queda de tensão entre os pontos conectados. Na página 39 dos Diagramas Elétricos de 2020 há o diagrama unifilar de chicotes, com os pontos de aterramento:

Imagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

*diagramas elétricos de 2010
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

Olá GTMSKI,

Agora te pergunto, pode fazer emenda entre fios de aterramento com solda estanho ?

Sei que o certo é não emendar e sim trocar se for o caso, mais no caso de um socorro ou uma emergência, pode-se fazer uma emenda e unir com solda estanho ?

OBS: Como você fez para inserir imagem, tentei diversas vezes e não consegui


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Jose_Carlos escreveu: Quinta-feira 29 2022f Setembro 2022 04:57:56 PM Olá GTMSKI,

Agora te pergunto, pode fazer emenda entre fios de aterramento com solda estanho ?

Sei que o certo é não emendar e sim trocar se for o caso, mais no caso de um socorro ou uma emergência, pode-se fazer uma emenda e unir com solda estanho ?
Olha, solda não tem vez em cabos que se movimentam... mas há maneiras de minimizar bem o problema, usando 2 ou mais termo-retráteis com comprimentos diferentes.. Se for para uma emergência, pode.
Jose_Carlos escreveu: Quinta-feira 29 2022f Setembro 2022 04:57:56 PM OBS: Como você fez para inserir imagem, tentei diversas vezes e não consegui
Tem que ir no "editor completo" na hora que escreve a mensagem
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Jose_Carlos
:: Super ::
Mensagens: 65
Registrado em: Sábado 18 2015f Abril 2015 09:22:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN SUPER 1.0 MPFI 8V
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por Jose_Carlos »

gtmski escreveu: Quinta-feira 29 2022f Setembro 2022 09:59:22 AM Olá José, bom dia

O projeto elétrico original do Corsa é bom, os cabos são de qualidade e adequados à demanda. O problema é que não há muito superdimensionamento no projeto e, com o tempo, alguns cabos e conexões podem ficar oxidados ou quebradiços. Então o que o pessoal faz é reforçar as ligações.
Posso dar o exemplo da minha instalação. Eu troquei 4 cabos: do chassis do motor de arranque ao negativo da bateria / do positivo do motor de arranque ao positivo da bateria / do positivo do motor do arranque ao B+ do alternador / do negativo da bateria ao chassis. Usei cabos AWG 1/0 (50mm2) o que, obviamente, é um exagero. Cabos 16mm2 estariam bons demais. E também troquei o cabo do terminal positivo da bateria ao comutador, originalmente é de 10mm2, coloquei um de 16mm2.
Caramba, cabo de 50MM2, isso é cabo de caminhão, e daqueles antigos, é até difícil de dobrar devido a sua espessura e também não irá se preocupar com aterramento nunca mais


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

em motos q os cabos são espremidos, e adoram mudar de lugar em qq manutenção e ficar num lugar q mastiga, sempre pego algo com cabos rompidos, faço umas emendas bem feitinhas c estanho e fogo mesmo, escondo ou isolo c termo retrátil, não tenho o q reclamar, até em caso de alguma adaptação q preciso por terminais nos cabos uso esse esquema de solda, é sucesso
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Jose_Carlos escreveu: Segunda-feira 03 2022f Outubro 2022 02:45:49 PM isso é cabo de caminhão, e daqueles antigos
hahahaha
SemControle escreveu: Terça-feira 04 2022f Outubro 2022 09:09:27 AM uso esse esquema de solda, é sucesso
Eu também soldo, às vezes até com mini maçaricos daqueles de acender charutos (necessário parcimônia na aplicação do calor). O segredo é evitar que haja estresse na junção entre o cabo e a solda, pois, se houver muita movimentação ali, pode romper o cabo. Então nesses casos eu faço como que "degrais" com termo-retráteis de diferentes tamanhos, uma por cima da outra, para evitar estresse na junção. O mesmo é útil para pontos de crimpagem. Nos Corsas eu vi muitas junções entre cabo/terminal fragilizadas nos bicos injetores, principalmente em casos onde o camarada mexe muito ali...
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”