[DÚVIDA] - injeção eletrônica perdendo configurações

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Tcavagna
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 01:11:42 PM
Localização: Barretos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

[DÚVIDA] - injeção eletrônica perdendo configurações

Mensagem por Tcavagna »

Boa tarde, sou novo no fórum e não sei se estou na área correta. Caso não esteja, peço perdão.

Gostaria de tirar uma duvida, eu tenho um classic life vhc 1.0 Flexpower 2006 e o carro não estava pegando nas manhãs frias no álcool, levei na auto elétrica e eles disseram que tinha alguns problemas nos cabeamentos do módulo e que estava desconfigurado. De acordo com ele, fez as configurações e os reparos necessários e voltou a funcionar. No entanto, passado dois dias disso, voltou o mesmo problema e ao passar a leitora no carro notou que perdeu as configurações novamente. Ele reconfigurou e esperou uns 2 dias e novamente ele perdeu a configuração.

ele disse que era problema no módulo e colocou um botão manual.

Ai está minha dúvida, isso já aconteceu com algum de vocês? Conseguiram arrumar? Queria saber se tem como reparar o módulo ou não e também se tem algum prejuízo ao carro deixar o botão manual

Desde já agradeço, fico no aguardo, obrigado
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Faltam dados pra montar um raciocínio, pois não pegar em dias frios pode ser por falha no sistema de partida a frio, módulo, perda do AF, cabos, bateria...
Se a conclusão foi por cabos, ela foi errada ou não foi resolvida, pois o problema retornou...
Colocar um botão adicional, é não resolver a causa raiz e ainda adicionar um item que não faz parte do projeto.
Veja que não falei de custo, pois há casos em que o reparo fica acima do que o proprietário pode ou quer pagar... aí o cara dá um "jeitinho"...(não estou dizendo que seja esse seu caso).
Quanto ao reparo de módulo, só uma loja especializada pode opinar, pois nem sempre é possível um reparo... aí só um novo...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

de tudo q não entendi, chego a conclusão q não pega em dias frios, e foi colocado o botão acionador da partida a frio....
se a explicação do mecânico foi essa confusão toda ai, vc deve procurar outro lugar, pq ta bem enrolado isso de central perder configuração
a central não tem uma configuração travada, afinal vc anda do frio ao calor, do baixo ao alto e a central vai se acertando, mudando todas as configurações pra manter o funcionamento melhor possível do conjunto....
problema de cabeamento? o q rompido? pq como diz q arrumou, ou criou um problema cortando e ligando fios da forma diferente da original, q pode causar queima e outros danos a central/sensores/atuadores.....

a central tem uma temperatura pra acionar a partida a frio, a primeira leva se nao to enganado era na faixa de 8 graus, condicao nao tao facil de encontrar, houve atualização e me parece q mudaram pra casa de 13 graus, entao os sensores tem q pegar uma temperatura abaixo disso pra acionar a partida a frio, as vezes esta frio pra pegar direto no alcool, mas nao o suficiente pra acionar a partida.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Tcavagna
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 01:11:42 PM
Localização: Barretos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por Tcavagna »

Vou verificar em um outro lugar, mas deixa eu perguntar: o responsável pela injeção de gasolina nos dias frios a álcool é responsabilidade da injeção eletrônica ou sistema de partida a frio?
Tcavagna
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quinta-feira 12 2019f Setembro 2019 01:11:42 PM
Localização: Barretos - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por Tcavagna »

De qualquer forma, vou levar em um outro lugar para verificar e posto novidades aqui

Obrigado
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O sistema de partida a frio, é comandado pela ECU, que colhe a temperatura ambiente pelo ACT (sensor separado na tomada de ar ou junto com MAP em cima do TBI/admissão - depende do modelo), que estando igual ou inferior a 15°C ( não estou seguro desde valor), aciona a bomba da partida a frio, injetando gasolina.
Mas isto depende da proporção de álcool detetado pela ECU, pois só com gasolina o sistema não é acionado... só com álcool, é obrigatório acionar... não tenho informação de valor intermediário... seria 50% ?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é exatamente isso.....
tudo q se trata do funcionamento do motor parte da central.....até o acionamento da partida a frio vem da central.....
e esse botao q fala deve ser pra acionar a partida sem depender da central....q como disse, pode nao estar c qq problema, apenas as condições nao sao atendidas....
ainda sobre a proporção e ajuste q a central faz, pode haver problema de reconhecimento de combustível tmb, amplia a faixa de problemas q pode ou nao ter.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”