Falhas Elétricas Diversas Corsa 1.0 Joy 2009

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
felipeesdras
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-feira 15 2018f Agosto 2018 03:55:37 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Falhas Elétricas Diversas Corsa 1.0 Joy 2009

Mensagem por felipeesdras »

Boa tarde pessoal!

Recentemente, comprei um Corsao 2009 Joy e ele apresentou várias falhas ao longo do tempo que estou com ele.
Como a grana está bem curta, gostaria de ver se os amigos já tiveram problemas semelhantes, pois resolver parte deles em casa já aliviaria a conta!

>Primeiramente, a falha mais grave está no funcionamento: quando o motor começa a sofrer uma carga maior, como subir uma serra em 5ª marcha ou uma aceleração para ultrapassagem, ele simplesmente enfraquece, nao dá aceleracao como se faltasse combustível e o motor começa a pular se você mantém o pé embaixo, o motor começa dar socos, parece que vai desmontar. Já troquei dois sensores MAP.
>Se você colocar o plug da válvula solenoide da partida a frio, o carro nas primeiras partidas dá uns pipocos no escapamento, coisa que nao acontece se a valvula estiver desconectada. Além disso, o ultimo sensor MAP estava funcionando perfeitamente, quando eu coloquei a valvula para funcionar, ele voltou a apresentar os sintomas acima (não sei se tem a ver ou foi mera coincidencia)
>Se manter o carro acelerado "na casquinha" do acelerador apenas, o motor também dá esses socos fortes, parece que vai desmontar. Tem que andar ou acelerando ou com o pe fora do acelerador.
>O velocimetro eletrônico não funciona, já troquei o sensor e nada. O resto dos marcadores funcionam perfeitamente.
>Por ultimo, a luz do velocímetro parou de funcionar, porém quando o limpador liga que as palhetas sobem pra limpar o vidro, o velocimetro acende.

não sei se todas as falhas podem estar relacionadas, sei que muita gente pode estar pensando que é melhor jogar o carro fora desse jeito kkkkk mas por enquanto a grana tá curta

Motor feito assim que eu peguei o carro por mecanico de confiança, porem nao foi mexido em nada na parte eletrica, já veio assim do antigo dono. Todos os sensores trocados e todos os fusíveis também. Não foi mexido no TBI, lambda e sensor de rotação, o resto, tudo trocado.


felipeesdras
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-feira 15 2018f Agosto 2018 03:55:37 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Mensagem por felipeesdras »

felipeesdras escreveu:Boa tarde pessoal!

Recentemente, comprei um Corsao 2009 Joy e ele apresentou várias falhas ao longo do tempo que estou com ele.
Como a grana está bem curta, gostaria de ver se os amigos já tiveram problemas semelhantes, pois resolver parte deles em casa já aliviaria a conta!

>Primeiramente, a falha mais grave está no funcionamento: quando o motor começa a sofrer uma carga maior, como subir uma serra em 5ª marcha ou uma aceleração para ultrapassagem, ele simplesmente enfraquece, nao dá aceleracao como se faltasse combustível e o motor começa a pular se você mantém o pé embaixo, o motor começa dar socos, parece que vai desmontar. Já troquei dois sensores MAP.
>Se você colocar o plug da válvula solenoide da partida a frio, o carro nas primeiras partidas dá uns pipocos no escapamento, coisa que nao acontece se a valvula estiver desconectada. Além disso, o ultimo sensor MAP estava funcionando perfeitamente, quando eu coloquei a valvula para funcionar, ele voltou a apresentar os sintomas acima (não sei se tem a ver ou foi mera coincidencia)
>Se manter o carro acelerado "na casquinha" do acelerador apenas, o motor também dá esses socos fortes, parece que vai desmontar. Tem que andar ou acelerando ou com o pe fora do acelerador.
>O velocimetro eletrônico não funciona, já troquei o sensor e nada. O resto dos marcadores funcionam perfeitamente.
>Por ultimo, a luz do velocímetro parou de funcionar, porém quando o limpador liga que as palhetas sobem pra limpar o vidro, o velocimetro acende.

não sei se todas as falhas podem estar relacionadas, sei que muita gente pode estar pensando que é melhor jogar o carro fora desse jeito kkkkk mas por enquanto a grana tá curta

Motor feito assim que eu peguei o carro por mecanico de confiança, porem nao foi mexido em nada na parte eletrica, já veio assim do antigo dono. Todos os sensores trocados e todos os fusíveis também. Não foi mexido no TBI, lambda e sensor de rotação, o resto, tudo trocado.

****Retificando, a iluminação do painel de instrumentos parou de funcionar e a iluminação como um todo do painel do carro, só acende quando o limpador de parabrisa está em movimento, e depois apaga de novo


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

[image][/image]Felipe, se vc mexe a gente ajuda, mas vc tem que ter algum ferramental e nem sempre escapará de um instrumento ou outro para teste...

>Primeiramente, a falha mais grave está no funcionamento: quando o motor começa a sofrer uma carga maior, como subir uma serra em 5ª marcha ou uma aceleração para ultrapassagem, ele simplesmente enfraquece, nao dá aceleracao como se faltasse combustível e o motor começa a pular se você mantém o pé embaixo, o motor começa dar socos, parece que vai desmontar. Já troquei dois sensores MAP. << se trocou o MAP e não adiantou, ou não é ele ou não é só ele a causa
1) vc tem que ter certeza de que o motor está sincronizado e sem folgas nas polias do VB e do comando.
2) conferir o afastamento dos eletrodos das velas e checar a cor das centelhas (azul esbranquiçada é a melhor)
3) conferir a pressão e a vazão da bomba de combustível, que deve ser de boa qualidade.
4) os bicos devem estar limpos e em perfeito funcionamento


>Se você colocar o plug da válvula solenoide da partida a frio, o carro nas primeiras partidas dá uns pipocos no escapamento, coisa que nao acontece se a valvula estiver desconectada. Além disso, o ultimo sensor MAP estava funcionando perfeitamente, quando eu coloquei a valvula para funcionar, ele voltou a apresentar os sintomas acima (não sei se tem a ver ou foi mera coincidencia)
Deixa isso quieto por enquanto, vamos focar um problema de cada vez...

>O velocimetro eletrônico não funciona, já troquei o sensor e nada. O resto dos marcadores funcionam perfeitamente.
Não sei como funciona o seu (o meu é com cabo), se trocou o sensor e nada...não era ele...verifique os chicotes, conectores e o conector do painel

>Por ultimo, a luz do velocímetro parou de funcionar, porém quando o limpador liga que as palhetas sobem pra limpar o vidro, o velocimetro acende.
Isto tem toda pinta de falta de aterramento para o painel ou mau contato no conector do painel

não sei se todas as falhas podem estar relacionadas, sei que muita gente pode estar pensando que é melhor jogar o carro fora desse jeito kkkkk mas por enquanto a grana tá curta
Por isso que vc deve focar um problema de cada vez...

Motor feito assim que eu peguei o carro por mecanico de confiança, porem nao foi mexido em nada na parte eletrica, já veio assim do antigo dono. Todos os sensores trocados e todos os fusíveis também. Não foi mexido no TBI, lambda e sensor de rotação, o resto, tudo trocado.[/quote]
Não elimine a possibilidade dos problemas terem como causa a mexida do mecânico, pois dependendo do que foi feito no motor, a parte elétrica é mexida sim...

****Retificando, a iluminação do painel de instrumentos parou de funcionar e a iluminação como um todo do painel do carro, só acende quando o limpador de parabrisa está em movimento, e depois apaga de novo
Terceira indicação de que há problema de aterramento ou mau contato em conector do painel.

-----------------
Veja que será necessário um multímetro (ou lâmpada de teste), para avaliar tensões ou aterramento
Sem um medidor de pressão/vazão, não se pode avaliar a bomba de combustível (ou entupimento nos filtro pré e de linha)
Sem um equipamento de limpeza e avaliação de bicos, fica-se no escuro com eles...

Dê notícias do andamento...


felipeesdras
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-feira 15 2018f Agosto 2018 03:55:37 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Mensagem por felipeesdras »

Boa tarde a todos os amigos e companheiros de Corsa

Conforme conselho do Bange, reuni algumas ferramentas necessárias para monitorar o comportamento do motor, e começando pela falha maior, fui direto no sensor MAP e sonda lambda:

Primeiramente fiz um teste de alimentação do sensor, e encontra-se ok: alimentando 5 volts.
Vou testar em bancada com auxílio de uma bomba de vácuo para verificar se a medição está precisa, mas no veículo ele retornou uma medição bem próximo ao correto conforme aceleramos o carro.

Parti para a Sonda, e para minha surpresa, assim que eu retirei o conector dela (com o motor funcionando), o funcionamento do motor ficou bem mais liso. Reconectei e ao fazer os testes de voltagem (primeiro realizei com adaptador OBD e app Torque, depois com multimetro diretamente nos fios) reparei que estranhamente, a voltagem oscila muito rapidamente entre 100 e 900 milivolts, vai e volta com muita rapidez, mesmo na marcha lenta ou num trajeto em pista lisa, mantendo mesma aceleração.

Após teste feito com multímetro, o carro morreu no meio dos testes, enlouqueceu a injeção, não acelerou mais (parecia afogado), não ligou, e a cada partida sobe cheiro muito forte de etanol cru.

A sonda instalada no carro é a da imagem a seguir, coloquei no google drive pq nao sabia outra forma de postar aqui:
https://drive.google.com/file/d/1Hn_rU- ... sp=sharing

Vou pesquisar certinho o modelo dela e ver se realmente é do carro.

Vou tentar zerar a injeção e fazer o carro voltar a funcionar sem a sonda.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pelo que vc levantou o MAP tá bom....
A sonda trabalha assim mesmo oscilando entre valores próximos a 100mv e 900mv...como ela é uma sonda pré aquecida (4 fios), ela começa a trabalhar dessa forma até antes do motor aquecer...mas pelo ano de seu carro, acho que existe uma segunda sonda após o catalizador...se tiver, ela trabalha igualzinho.

Problemas com sensores/sonda, não costumam dar o problema que vc descreve, pois quando funcionam fora do que deve, a ECU o ignora e passa a usar uma tabela interna, mantendo o carro da melhor forma possível...um alarme é gravado e vida que segue...via de regra o carro fica mais gastão.

Vc citou que o motor morreu e ao tentar fazê-lo pegar, não pegou e deu cheiro de combustível....isto reforça o que falei de aterramento, mau contato...

Conferiu os aterramentos principais? O meu tem da bateria para a carcaça, no cabeçote próximo a dentada, um na estrutura do limpador de para-brisas...outro importante é o do alternador.

Como tentou fazer pegar e deu cheiro, suspeite da bobina não estar gerando alta para uma ou mais velas...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26795
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se vc tem o app torque pra "escanear" o carro, vc tem toda condição de monitorar e ir mais próximo a real fonte dos problemas, vc deve ver o q esta fora do padrão ou próximo, apesar q não considero nada tao fora do padrão senão a luz da injeção estaria ligada direto....
mas seus testes de desligar sensores/atuadores com o motor ligado inevitavelmente geram erros na central....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


felipeesdras
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Quarta-feira 15 2018f Agosto 2018 03:55:37 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009
Contato:

Mensagem por felipeesdras »

Prezados amigos que acompanham essa saga,

Este final de semana tive mais tempo de testar o carro, testes realizados:

>Revisão da Bomba de combustível e sua posição - ela encontrava-se solta dentro do copo, aquele suporte dela estava meio solto portanto, não tinha um encaixe perfeito no filtro. Recolocação da bomba em seu lugar, solda e isolamento dos fios da bomba, que estavam quebradiços e sem proteção, isolamentos dos fios do engate da tomada de nível e energia da bomba.
>Bomba sendo alimentada de 12 a 13 volts com carro em funcionamento (multimetro), portanto alimentação está ok.
>Teste de pressão com carro em funcionamento aferiu 3 BAR cravado, sem oscilações - penso que poderia estar um pouco melhor que isso, portanto verificarei mais pra frente regulador de pressao, mangueiras bomba, etc, mas já nao é o causador da falha.
>Filtro de combustível trocado, o carro está com 117 mil km e rodava com filtro original ainda, pasmem.
>Bobina trocada bem como seu conector, tudo zerado.

Mesmo assim problema persistiu...

>Carro andando com sonda DESCONECTADA - conforme eu desconfiei após analise do carro no Torque, a sonda realmente estava com problemas! Rodei +200km no fim de semana, carro perfeitamente liso, sem falhar, sem engasgar, andei em rua de terra, morro, asfalto, na lenta, na alta, cortando giro, viajei para outra cidade, o carro ficou bem mais econômico mesmo com meu pé pesado. Após conversa com um amigo meu, que teve exatamente o mesmo problema com uma megane 2 sondas, ele tambem substituiu as danadas e tudo voltou ao normal. Vou providenciar a compra da sonda conforme modelo do carro (vou pesquisar bem para verificar o modelo certinho conforme injeção do carro) e partir para o proximo problema.

Vou contando para vocês novidades sobre o caso.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”