Bom dia galera,
Eu venho por aqui com muita dúvida em meu carro, um Corsa sedan econoflex 1.6 2008 com GNV.
Explicando melhor, desde quando peguei o carro, ele ao passar algumas semana ele me apresentou algumas falhas em seu funcionamento...
Uma delas que ao andar no GNV, simplesmente do nada o carro apagava, morria. A lenta não altera, mas era apenas retirar o pé do acelerador ou então colocar em ponto morto (mesmo em por exemplo 40km/h e eu jogasse em ponto morto, ele morria)
Retirei a tomada do sensor MAP e a mangueira do sensor de pressão. O carro anda muito mais forte e aí sim as vezes dispara o rpm em ponto morto e no mais, não morre da forma que acontece com ambas as peças plugadas.
Então, na gasolina/etanol eu não sei explicar se isso acontece, pois meu carro tem um problema sério de querer pegar no combustível.
Já gastei uma fortuna com mecânico e nada resolve, quando funciona, passasse 2 semanas volta o mesmo problema.
Em casa resolvi olhar a voltagem dos bicos e das tomadas. A resistência bate na casa do 14ohms
Já a voltagem que chega nos bicos está sendo de 3.5v exatatos. Mesmo batendo a chave para o carro pegar, esse voltagem não sobe.
É normal essa voltagem recebida de 3.5v, nao seriam 12v
Alguém poderia me informar ou me ajudar onde posso localizar esse problema? Se pode ser o módulo de injeção (onde fica), relé, fusível ou algo assim?
Já retirei o relé de corte de bico e liguei direito e nada, fica uma corrente contínua de 3.5v
Li que o carro permanece com uma voltagem nos bicos ao acionar a chave sem fazer funcionar por 5 segundos, só para injetar o combustível e ao passar dos 5s ele corta a corrente.
No meu caso ele permanece esses 3.5v direto!
Bico injetores com baixa voltagem. O que fazer?
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26797
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
nao sei bem do funcionamento desses flex, mas te falo q nao deve ser dessa forma de ficar 5s pra injetar, por ser flex, e abaixo de determinada temperatura a bomba e solenoide da partida a frio q sao acionadas.....
bico nao fica recebendo tensao continuamente assim, recebe pulsos q fazem o bico abrir e fechar, bico nao abre eternamente assim.....
sinceramente, na situacao q seu carro esta eu apenas indicaria, isolar totalmente, retirar esse kit gnv e mandar pra uma oficina comprometida, pra q resolvam o problema do carro "original", deixem redondo da forma q era original, e ai vc roda bastante, varios meses, pra comprovar q esta realmente ok, so entao iria a uma convertedora pra reinstalar o tal kit gnv, q ai devem entregar o carro perfeito no gnv e tmb no combustivel original....
da forma q seu carro esta não tem como definir se é um problema da parte "original" se a conversão tem algo comprometendo o original, fica difícil assim....nao tem nem como indicar vc trocar modulo, trocar roda como garantia de problema, qq sugestão vai ser assim, pode resolver, pode fazer apenas gastar mais ainda do q tem gasto, e q nao resolveram nem com um nem com outro combustível....
bico nao fica recebendo tensao continuamente assim, recebe pulsos q fazem o bico abrir e fechar, bico nao abre eternamente assim.....
sinceramente, na situacao q seu carro esta eu apenas indicaria, isolar totalmente, retirar esse kit gnv e mandar pra uma oficina comprometida, pra q resolvam o problema do carro "original", deixem redondo da forma q era original, e ai vc roda bastante, varios meses, pra comprovar q esta realmente ok, so entao iria a uma convertedora pra reinstalar o tal kit gnv, q ai devem entregar o carro perfeito no gnv e tmb no combustivel original....
da forma q seu carro esta não tem como definir se é um problema da parte "original" se a conversão tem algo comprometendo o original, fica difícil assim....nao tem nem como indicar vc trocar modulo, trocar roda como garantia de problema, qq sugestão vai ser assim, pode resolver, pode fazer apenas gastar mais ainda do q tem gasto, e q nao resolveram nem com um nem com outro combustível....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Quarta-feira 25 2018f Julho 2018 10:01:46 AM
- Localização: Campos dos Goytacazes - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2008
Pensei nisso também!
Em ver a questão primeiro dessa parte do carro original e depois o GNV. Muito ruim ficar andando com carro com fluxo de ar alto
Em ver a questão primeiro dessa parte do carro original e depois o GNV. Muito ruim ficar andando com carro com fluxo de ar alto
-
- :: Wind ::
- Mensagens: 3
- Registrado em: Quarta-feira 25 2018f Julho 2018 10:01:46 AM
- Localização: Campos dos Goytacazes - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
- Ano de fabricação: 2008
Eu consegui regular o GNV com multímetro e o desligamento do carro parou de ocasionar quando em movimento, parecia ser excesso de GNV no tbi
Assim consegui colocar o sensor MAP e a mangueira de pressão novamente no lugar e o carro não fica mais acelerado.
Mas minha dúvida é essa alimentação nos bicos injetores, na minha cidade não tem muito eletricista digno a te responder ou te apresentar o real problema, para que possamos confiar, só aquele tipo de troca isso é troca aquilo e nada.
Já gastei muito dinheiro para solucionar isso e nada.
Se alguém tiver um Corsa parecido e puder medir a voltagem que alimenta os bicos, e puder me ajudar ficaria muito grato!
Assim consegui colocar o sensor MAP e a mangueira de pressão novamente no lugar e o carro não fica mais acelerado.
Mas minha dúvida é essa alimentação nos bicos injetores, na minha cidade não tem muito eletricista digno a te responder ou te apresentar o real problema, para que possamos confiar, só aquele tipo de troca isso é troca aquilo e nada.
Já gastei muito dinheiro para solucionar isso e nada.
Se alguém tiver um Corsa parecido e puder medir a voltagem que alimenta os bicos, e puder me ajudar ficaria muito grato!
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26797
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
q bom q sozinho ja conseguiu alguma evolução.....
difícil medir e saber com um simples multímetro, se pensar em 1000rpms/min, vamos pensar em vezes q o pistão chega no PMS, sendo 4 no motor, nessas 1000rpms, uma rotação significa sair do PMS e voltar ao PMS, por sorte não é toda vez q chega ao PMS q tem pulso no bico, afinal uma subida comprime, na outra tem faísca, então das 1000rpms, caímos pra 500 ciclos com pulso em um minuto, da muito pulso, muito rápido pra vc monitorar com multímetro....pensando de uma forma bem superficial do funcionamento, isso vai bem alem......
so pra ter uma nocao, copiado aqui no forum mesmo
vc não precisa de um eletricista pra isso, uma oficina provida de scanner conseguem verificar seu carro, e isso q quer saber se resume simplesmente ao TI (tempo de injeção) e vc ja pode verificar todos os outros sensores e atuadores trabalhando pra ver o q esta fora do padrão......
difícil medir e saber com um simples multímetro, se pensar em 1000rpms/min, vamos pensar em vezes q o pistão chega no PMS, sendo 4 no motor, nessas 1000rpms, uma rotação significa sair do PMS e voltar ao PMS, por sorte não é toda vez q chega ao PMS q tem pulso no bico, afinal uma subida comprime, na outra tem faísca, então das 1000rpms, caímos pra 500 ciclos com pulso em um minuto, da muito pulso, muito rápido pra vc monitorar com multímetro....pensando de uma forma bem superficial do funcionamento, isso vai bem alem......
so pra ter uma nocao, copiado aqui no forum mesmo
como vc vai medir no multímetro um pulso desse?Medimos o tempo de injeção, o que foi constatado um valor muito alto (6,3 ms) sendo que o correto para esse motor fica em torno de 1,2 ms em temperatura normal
vc não precisa de um eletricista pra isso, uma oficina provida de scanner conseguem verificar seu carro, e isso q quer saber se resume simplesmente ao TI (tempo de injeção) e vc ja pode verificar todos os outros sensores e atuadores trabalhando pra ver o q esta fora do padrão......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Tá estranho...
Pergunta:
Como vc conseguiu regular o GNV com multímetro?...especifique os pontos onde colocou as ponteiras, a seleção da função no multímetro e o valor lido.
Para o caso dos bicos...
A ECU, gera pulsos de terra e a tensão deve ser próxima do valor da bateria...
http://cursosonline.mte-thomson.com.br/ ... mbustivel/
Pergunta:
Como vc conseguiu regular o GNV com multímetro?...especifique os pontos onde colocou as ponteiras, a seleção da função no multímetro e o valor lido.
Para o caso dos bicos...
A ECU, gera pulsos de terra e a tensão deve ser próxima do valor da bateria...
http://cursosonline.mte-thomson.com.br/ ... mbustivel/
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26797
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
o problema é medir em funcionamento, esses pulsos muito rápidos.....
a variação do TI se da pelo tempo q o injetor fica alimentado, e não pela variação da tensão aplicada.....
igual a citação ali em cima, aplica 12V por 1,2ms ou 6,3ms, o tempo q a tensão se aplica q varia e não a tensão pra abrir mais ou menos o bico....
pra medir em casa, no mínimo um osciloscópio seria preciso pra medir os picos, por isso já disse q uma oficina é o melhor caminho, e em um único aparelho já monitora os sensores e atuadores do carro, já sendo mostrado o q esta saindo do padrão....
a variação do TI se da pelo tempo q o injetor fica alimentado, e não pela variação da tensão aplicada.....
igual a citação ali em cima, aplica 12V por 1,2ms ou 6,3ms, o tempo q a tensão se aplica q varia e não a tensão pra abrir mais ou menos o bico....
pra medir em casa, no mínimo um osciloscópio seria preciso pra medir os picos, por isso já disse q uma oficina é o melhor caminho, e em um único aparelho já monitora os sensores e atuadores do carro, já sendo mostrado o q esta saindo do padrão....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Depende do objetivo e de onde está se fazendo a leitura...
Coloque a ponteira preta no terra e a vermelha entre o bico e a bateria...a tensão praticamente não sofrerá alteração, ficando idealmente igual a da bateria.
Já se vc colocar a ponteira vermelha entre o bico e a ECU (com motor parado vai medir a mesma tensão da bateria), irá medir um valor mediano que dependerá da RPM do motor e do valor ohmico da bobina...neste caso nada se concluí a mais do que a ECU, estar chaveando terra.
Mas se o multímetro tiver a função de frequência, pode-se medir os tempos de comando de abertura/fechamento dos bicos...se eles respondem ao comando é outra história...
Um osciloscópio, de fato, mostrará mais facilmente o nível de tensão, forma de onda e frequência...mas também não mostrará se os bicos estão respondendo aos comandos fielmente...
Coloque a ponteira preta no terra e a vermelha entre o bico e a bateria...a tensão praticamente não sofrerá alteração, ficando idealmente igual a da bateria.
Já se vc colocar a ponteira vermelha entre o bico e a ECU (com motor parado vai medir a mesma tensão da bateria), irá medir um valor mediano que dependerá da RPM do motor e do valor ohmico da bobina...neste caso nada se concluí a mais do que a ECU, estar chaveando terra.
Mas se o multímetro tiver a função de frequência, pode-se medir os tempos de comando de abertura/fechamento dos bicos...se eles respondem ao comando é outra história...
Um osciloscópio, de fato, mostrará mais facilmente o nível de tensão, forma de onda e frequência...mas também não mostrará se os bicos estão respondendo aos comandos fielmente...
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26797
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
é se trabalham são outros 500 mesmo, mas chegando nesse ponto, afastando a flauta toda do cabeçote já da pra ver se pulveriza, o q ainda não diz muito sobre o real estado de cada um.....mas de qq forma ai já começa envolver outras partes
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 1523 Exibições
-
Última mensagem por Jorge-Fiel
-
- 9 Respostas
- 1907 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 620 Exibições
-
Última mensagem por gtmski
-
- 3 Respostas
- 1213 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 2 Respostas
- 1136 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 327 Exibições
-
Última mensagem por Wilson
-
- 2 Respostas
- 643 Exibições
-
Última mensagem por Horácio
-
- 1 Respostas
- 3028 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 33 Respostas
- 6062 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 923 Exibições
-
Última mensagem por SemControle