Pq ao acionar ventoinha a aceleração oscila?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
classicuber
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 18 2018f Julho 2018 11:06:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

Pq ao acionar ventoinha a aceleração oscila?

Mensagem por classicuber »

Boa Noite a todos,
Espero que esse tópico venha ajudar as outras pessoas que sofrem do mesmo mal.

Vamos lá:

Meu Classic LS 14/14 está apresentando falhamento forte quando o carro aciona a ventoinha.
Após a mesma desarmar (por que esfriou o veículo) o carro fica normal.

Obs: Chequei aterramento da bateria e do motor, chequei se o alternador está gerando, bateria ok também.

Tirando essa queda quando a ventoinha aciona não existe anomalia.

Alguém já passou por esse problema é conseguiu resolver ?


Ricardoarnaud
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Terça-feira 17 2018f Julho 2018 04:29:47 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Ricardoarnaud »

Vê se a amperagem da bateria é a recomendada. Tem umas vendendo por ai que so a misericórdia

Enviado de meu LG-K220 usando o Tapatalk


classicuber
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 18 2018f Julho 2018 11:06:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

Mensagem por classicuber »

Ricardoarnaud escreveu:Vê se a amperagem da bateria é a recomendada. Tem umas vendendo por ai que so a misericórdia

Enviado de meu LG-K220 usando o Tapatalk
Sim, a amperagem e a recomendada.

Inclusive a bateria e Moura


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não tem a ver com a bateria, pois com motor ligado, quem manda é o alternador.

Quando uma ventoinha liga, ocorre um pico de corrente muito alto e caso exista um mau contato no ramo de alimentação ou aterramento, por um breve tempo, quem está também usando tal bateria ou aterramento, fica prejudicado...se farol ou lanterna, dá aquela esmaecida...se som alto, dá uma abaixadinha...se ECU ou módulo da alta tensão, prejudica o funcionamento do motor.

O método de verificação visual de mau contato, só funciona se a coisa estiver gritante...o melhor é medir com um multiteste (quando se tem um).

Para o problema, a causa mais comum está no aterramento do motor...mas também pode ser no cabo do alternador, aterramento do módulo da ECU, caixa de fusíveis, conectores da ECU, do módulo de alta...tem que ir testando cada um...

Existe a possibilidade também do motor da ventoinha estar entrando em curto...ela ainda funciona, mas a corrente fica absurdamente alta quando liga e mesmo bons conectores não aguentam e passam a ter um mau contato...


classicuber
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 18 2018f Julho 2018 11:06:57 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2014

Mensagem por classicuber »

Bange escreveu:Não tem a ver com a bateria, pois com motor ligado, quem manda é o alternador.

Quando uma ventoinha liga, ocorre um pico de corrente muito alto e caso exista um mau contato no ramo de alimentação ou aterramento, por um breve tempo, quem está também usando tal bateria ou aterramento, fica prejudicado...se farol ou lanterna, dá aquela esmaecida...se som alto, dá uma abaixadinha...se ECU ou módulo da alta tensão, prejudica o funcionamento do motor.

O método de verificação visual de mau contato, só funciona se a coisa estiver gritante...o melhor é medir com um multiteste (quando se tem um).

Para o problema, a causa mais comum está no aterramento do motor...mas também pode ser no cabo do alternador, aterramento do módulo da ECU, caixa de fusíveis, conectores da ECU, do módulo de alta...tem que ir testando cada um...

Existe a possibilidade também do motor da ventoinha estar entrando em curto...ela ainda funciona, mas a corrente fica absurdamente alta quando liga e mesmo bons conectores não aguentam e passam a ter um mau contato...
Foram checados todos os aterramentos, alternador, bateria.

Não sei mais o que pode ser.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

veja o motor da ventoinha então, pode estar pesado o q demanda mais energia ainda pra movimentar...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”