Luz do Freio de Mão não acende quando puxa a alavanca!

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
weslleysantos
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Domingo 10 2016f Abril 2016 12:33:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Luz do Freio de Mão não acende quando puxa a alavanca!

Mensagem por weslleysantos »

Senhores bom dia, venho ao clube com mais um problema

Tenho um classic 2008 1.0 - VHC - 8V

Recentemente o cabo do freio de mão do carro arrebentou (aconteceu no domingo passado), efetuada a troca o mecânico me avisou que preciso trocar alguns itens do freio traseiro (lona, tambor etc...peças sendo providenciadas), então para poder andar com carro ele colocou o cabo novo no lugar e fez uma regulagem, até ai tudo bem, hoje pela manhã, quando parei o carro no estacionamento e puxei a alavanca do freio de mão notei que a luz no painel não acende, primeiro pensei ser o fusível (olhei e não é), em seguida desliguei o carro e virei a chave para acender o painel e a luz acende, sendo assim a lâmpada não está queimada, enviei um whatsapp para o mecânico perguntando o que poderia ser, se tem a ver com a regulagem do cabo, e a resposta do filho da mãe foi "não tem nada a ver, tem que ver isso ae" (ou seja, para mim ele não faz idéia do que pode ser) quero a ajuda de vocês para resolver mais este problema no meu corsinha, abraços e obrigado a todos.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

O alarme do freio no painel, monitora duas coisas:

1 - Nível baixo no reservatório do fluido do freio
2 - Freio de mão acionado

Na tampa do reservatório existem dois fios conectados à boia interna e uma borracha bem em cima, para teste.
Apertando-se esta borracha para baixo, simula-se boia baixa ou nível do fluido baixo...e a lâmpada do painel tem que acender.

Se a lâmpada não acende pelo freio de mão puxado ou pelo acionamento da borracha do reservatório, falta alimentação (provável fusível) ou a lâmpada está queimada.
Se a lâmpada acende pela borracha e não acende pelo acionamento do freio de mão, o problema está associado ao freio de mão...interruptor quebrado ou deslocado, fio partido, falta de aterramento...


Avatar do usuário
weslleysantos
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Domingo 10 2016f Abril 2016 12:33:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por weslleysantos »

Bange escreveu:O alarme do freio no painel, monitora duas coisas:

1 - Nível baixo no reservatório do fluido do freio
2 - Freio de mão acionado

Na tampa do reservatório existem dois fios conectados à boia interna e uma borracha bem em cima, para teste.
Apertando-se esta borracha para baixo, simula-se boia baixa ou nível do fluido baixo...e a lâmpada do painel tem que acender.

Se a lâmpada não acende pelo freio de mão puxado ou pelo acionamento da borracha do reservatório, falta alimentação (provável fusível) ou a lâmpada está queimada.
Se a lâmpada acende pela borracha e não acende pelo acionamento do freio de mão, o problema está associado ao freio de mão...interruptor quebrado ou deslocado, fio partido, falta de aterramento...
Fiz o teste da tampa, precionei e a luz não acendeu, o freio de mão puxado a luz não acendeu....mas quando ligo a luz acede, ou seja, não é lâmpada queimada nem o fusível....seria melhor trocar primeiro as peças do freio traseiro e completar o fluido de freio e depois ver se volta ?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk


Avatar do usuário
weslleysantos
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Domingo 10 2016f Abril 2016 12:33:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por weslleysantos »

weslleysantos escreveu:
Bange escreveu:O alarme do freio no painel, monitora duas coisas:

1 - Nível baixo no reservatório do fluido do freio
2 - Freio de mão acionado

Na tampa do reservatório existem dois fios conectados à boia interna e uma borracha bem em cima, para teste.
Apertando-se esta borracha para baixo, simula-se boia baixa ou nível do fluido baixo...e a lâmpada do painel tem que acender.

Se a lâmpada não acende pelo freio de mão puxado ou pelo acionamento da borracha do reservatório, falta alimentação (provável fusível) ou a lâmpada está queimada.
Se a lâmpada acende pela borracha e não acende pelo acionamento do freio de mão, o problema está associado ao freio de mão...interruptor quebrado ou deslocado, fio partido, falta de aterramento...
Fiz o teste da tampa, precionei e a luz não acendeu, o freio de mão puxado a luz não acendeu....mas quando ligo a luz acede, ou seja, não é lâmpada queimada nem o fusível....seria melhor trocar primeiro as peças do freio traseiro e completar o fluido de freio e depois ver se volta ?

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk
Quis dizer que quando viro a chave (primeiro estágio, todo o painel acende normalmente) e quando ligo o carro a luz apaga, mesmo com freio de mão puxado.

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha o teste tem que ser feito com a chave ligada, não precisa motor ligado...foi assim?


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

...seu carro é mais novo e pode ter diferenças quanto ao painel...experimente apenas com a chave ligada e depois com o motor ligado...se no teste não acender a lâmpada, ou há um problema no painel ou o terra que acende a lâmpada é único e sai lá de perto de onde foi mexido, ou seja, na alavanca do freio de mão.


Avatar do usuário
weslleysantos
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Domingo 10 2016f Abril 2016 12:33:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por weslleysantos »

Bange escreveu:...seu carro é mais novo e pode ter diferenças quanto ao painel...experimente apenas com a chave ligada e depois com o motor ligado...se no teste não acender a lâmpada, ou há um problema no painel ou o terra que acende a lâmpada é único e sai lá de perto de onde foi mexido, ou seja, na alavanca do freio de mão.
Então, a lâmpada não acendeu mesmo, mas já marquei com outro mecânico que mexe no corsa da minha irmã, o cara é bom e já vai trocar as peças do freio traseiro (lona, burrinho, sapata, rolamento) e vai dar uma olhada na questão da luz, assim que resolver volto aqui e coloco a resolução

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, se o cara for esperto, pode até achar o problema...mas pelo visto tem a ver com o painel/ECU, pois é impossível acontecer o mesmo com o freio de mão e com o alarme do reservatório do freio, e essas coisas não são da praia de mecânico.


Avatar do usuário
weslleysantos
:: Millennium ::
Mensagens: 102
Registrado em: Domingo 10 2016f Abril 2016 12:33:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por weslleysantos »

Bange escreveu:Bom, se o cara for esperto, pode até achar o problema...mas pelo visto tem a ver com o painel/ECU, pois é impossível acontecer o mesmo com o freio de mão e com o alarme do reservatório do freio, e essas coisas não são da praia de mecânico.
Então, estas são as fotos das peças do freio traseiro, tudo trocado enbem ajustado, mecânico novo, cara bom e show de bola, mas ele não viu o painel e nem ele entendeu a luz de freio não acender (pelo menos foi sincero e disse que não sabia o que era, e não sabia mecher) agora foi procurar um eletricista para ver se foi pane, ou devo procurar uma especializada em em ECU?ImagemImagemImagemImagemImagem

Enviado de meu ASUS_Z00AD usando Tapatalk


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Uma pergunta: a luz do freio acendia antes da troca do cabo pelo 1° mecânico?

Eu acho que tanto um como outro podem ajudar a apontar onde está o problema...se for dele, já conserta....caso contrário, vai indicar o outro.

Particularmente eu acho o profissional da ECU, mais completo, por dominar mais a eletrônica e deve também ter conhecimento de todos os sensores e atuadores do carro, não só da ECU.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”