Boa noite amigos, meu carro estava esquentando o fio do ventilador interno e ao verificar os relés, os mesmos estavam fora de ordem. Meu carro é um Corsa C Sedan 2009 1.4 Maxx (Sem ABS).
Gostaria que alguém me mandasse uma foto do relé do carro de vocês com a amperagem correta para ver se eu soluciono esse problema. Obrigado a todos!
Amperagem correta dos Relés Corsa C
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Se o fio está esquentando, o problema não está no relé e sim em quem ele alimenta (tendendo a curto), ou no fio inadequado para a corrente.
No meu carro, as ventoinhas (da cabine e as do radiador), todas tem em torno de 1 ohm, que em 12V dará 12A, considerando que a tensão pode chegar a 13,2V (dependendo do regulador de seu alternador), a corrente então chegará a 13,2A, logo a corrente do contato do relé que comanda tais cargas, deverá ser de no mínimo 50% a mais (20A min.), mas na prática as montadoras colocam para alimentar motores, relés de 30A...o fio também deve ser capaz de suportar essa corrente (tem tabelas próprias em função da bitola).
Este é o conjunto de relés que ficam embaixo do porta-luvas...os valores de corrente normalmente vem gravados no encapsulamento do relé.
Vê aí se ajuda...
No meu carro, as ventoinhas (da cabine e as do radiador), todas tem em torno de 1 ohm, que em 12V dará 12A, considerando que a tensão pode chegar a 13,2V (dependendo do regulador de seu alternador), a corrente então chegará a 13,2A, logo a corrente do contato do relé que comanda tais cargas, deverá ser de no mínimo 50% a mais (20A min.), mas na prática as montadoras colocam para alimentar motores, relés de 30A...o fio também deve ser capaz de suportar essa corrente (tem tabelas próprias em função da bitola).
Este é o conjunto de relés que ficam embaixo do porta-luvas...os valores de corrente normalmente vem gravados no encapsulamento do relé.
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Então, a minha caixa de relés fica no cofre do motor. Pode ser defeito do ventilador interno? O fio esquenta bastante, o conector fica super quente. Mas não chega a derreter nada, isso que eu estou achando mais estranho.Bange escreveu:Se o fio está esquentando, o problema não está no relé e sim em quem ele alimenta (tendendo a curto), ou no fio inadequado para a corrente.
No meu carro, as ventoinhas (da cabine e as do radiador), todas tem em torno de 1 ohm, que em 12V dará 12A, considerando que a tensão pode chegar a 13,2V (dependendo do regulador de seu alternador), a corrente então chegará a 13,2A, logo a corrente do contato do relé que comanda tais cargas, deverá ser de no mínimo 50% a mais (20A min.), mas na prática as montadoras colocam para alimentar motores, relés de 30A...o fio também deve ser capaz de suportar essa corrente (tem tabelas próprias em função da bitola).
Este é o conjunto de relés que ficam embaixo do porta-luvas...os valores de corrente normalmente vem gravados no encapsulamento do relé.
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Mau contato também aquece o ponto problemático...tem que avaliar, medir...seu motor pode estar arrastando, o que gera carga adicional e vai aquecer...
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