Bom dia,
Sou novo no fórum e adquiri um Corsa Wind 01 recentemente.
Verificando os itens solicitados para a vistoria aqui no RJ verifiquei que a luz de posição direita não está acendendo, porém a luz de placa que é o mesmo CKT está ok, então terei que descobrir onde está a interrupção da alimentação.
Mas o que está me tirando o sono é a bomba do esguicho mesmo, reparei que só estava funcionando a traseira, fui verificar e estava rompida, fiz a troca e coloquei a nova, porém agora parou de funcionar.
O que já fiz:
• Coloquei a antiga e não funciona também;
• Tirei a bomba e medi tensão com o multímetro. Está chegando corrente, tanto +12V (dianteiro), como -12V (traseiro), porém ao medir a com carga (bomba) a tensão fica zerada;
• Fiz o teste nas bombas diretamente da bateria e as duas funcionam normalmente;
• Os limpadores também estão OK;
• Todos os fusíveis estão OK;
O que acham que pode estar acontecendo?
Será os relês (mas se chega alimentação sem carga)?
Será curto?
Alguém já teve o mesmo problema e conseguiu resolver? Vi que já teve um poste parecido há uns anos, mas não tinha nenhuma resposta para a dúvida do colega.
BOMBA ESGUICHO SEM CORRENTE
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Olha, não existe bateria de -12V em veículos...vc deve ter invertido as ponteiras do medidor...só existe +12 e terra (ou massa, ou chassis).
Se o motor funciona com alimentação direta, não está nele o problema, podendo estar em bateria ou terra falso ou sem qualidade...normalmente esses problemas estão associados a conectores oxidados ou no aterramento (em parafusos, porcas, etc), também oxidado ou frouxo...ou ainda no contato do relé que comanda tal motor...tem que pesquisar.
Se o motor funciona com alimentação direta, não está nele o problema, podendo estar em bateria ou terra falso ou sem qualidade...normalmente esses problemas estão associados a conectores oxidados ou no aterramento (em parafusos, porcas, etc), também oxidado ou frouxo...ou ainda no contato do relé que comanda tal motor...tem que pesquisar.
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Sei que não, me expressei mal, na verdade na alavanca de comando quando aciono para limpar na dianteira, ele joga a polaridade correta e quando aciono a traseira os relês comutam o sinal e invertem a polaridade no motor, fazendo a rotação se inverter.Olha, não existe bateria de -12V em veículos...vc deve ter invertido as ponteiras do medidor...só existe +12 e terra (ou massa, ou chassis).
Os aterramentos estão todos OK e os relés eu passei limpa contato e dei uma lixada.
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OK.
Algo está se perdendo no meio do caminho...vc terá que verificar a partir da alavanca de comando, via relé, até o motor.
Quanto a lixar os contatos do relé, a lixa tem que ser bem fina para deixar a superfície bem polida...
Um ponto a ser testado é o soquete do relé...se tiver frouxo ou oxidado também dá problema...
Algo está se perdendo no meio do caminho...vc terá que verificar a partir da alavanca de comando, via relé, até o motor.
Quanto a lixar os contatos do relé, a lixa tem que ser bem fina para deixar a superfície bem polida...
Um ponto a ser testado é o soquete do relé...se tiver frouxo ou oxidado também dá problema...
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Verdade, vou tentar fazer um pente fino desde o painel de fusíveis até a bombinha.
Sabe qual o fusível que alimenta a bomba?
Obrigado!!!
Sabe qual o fusível que alimenta a bomba?
Obrigado!!!
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No meu /97, é o 16 (30A), mas o seu é mais antigo e pode ser outro.
Mas o fusível é um só...já que funciona pra frente, o problema está onde ocorre o comando de inversão (alavanca) ou a inversão (relé).
Não tenho o esquema real, mas creio que a alavanca quando puxada (frente), manda bateria direto e quando empurrada (traseira), opera um único relé que inverte a polaridade...mais ou menos assim...
Mas o fusível é um só...já que funciona pra frente, o problema está onde ocorre o comando de inversão (alavanca) ou a inversão (relé).
Não tenho o esquema real, mas creio que a alavanca quando puxada (frente), manda bateria direto e quando empurrada (traseira), opera um único relé que inverte a polaridade...mais ou menos assim...
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Bange,
Boas novas!!!
Peguei o carro agora e conectei o terminal positivo ao motorzinho e o negativo deixei desconctado e jumpeei direto do negativo da bateria, o motor funcionou, logo é o aterramento, agora preciso descobrir onde fica o aterramento dele.
Boas novas!!!
Peguei o carro agora e conectei o terminal positivo ao motorzinho e o negativo deixei desconctado e jumpeei direto do negativo da bateria, o motor funcionou, logo é o aterramento, agora preciso descobrir onde fica o aterramento dele.
O meu também é o 16. Esse esquema vai ajudar bastante. Obrigado!No meu /97, é o 16 (30A), mas o seu é mais antigo e pode ser outro.
Mas o fusível é um só...já que funciona pra frente, o problema está onde ocorre o comando de inversão (alavanca) ou a inversão (relé).
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se entendi direito o funcionamento e deixar aterrado assim, a inversão não deve funcionar.....
so vi caso parecido na buzina de um gol, e o problema era no acionamento dentro do carro, quase q isolado pela oxidação, sem a buzina, chegava os 12V c a buzina q gera resistência não chegava, se perdia na isolação.....
va limpando os contatos pelo caminho....
so vi caso parecido na buzina de um gol, e o problema era no acionamento dentro do carro, quase q isolado pela oxidação, sem a buzina, chegava os 12V c a buzina q gera resistência não chegava, se perdia na isolação.....
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Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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se entendi direito o funcionamento e deixar aterrado assim, a inversão não deve funcionar.....
so vi caso parecido na buzina de um gol, e o problema era no acionamento dentro do carro, quase q isolado pela oxidação, sem a buzina, chegava os 12V c a buzina q gera resistência não chegava, se perdia na isolação.....
va limpando os contatos pelo caminho....
Isso mesmo. Ontem desmontei o comando, mas estava funcionando normal, tentei mexer no porta fusíveis mas fiquei com medo.
Existe algum ponto de aterramento próximo ao porta fusíveis ou debaixo do painel do carro?
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eu acho q tem algum na coluna, mas não é certeza...
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