Pq está acontecendo variação no nível de combustível?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
pfreire
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 10 2015f Setembro 2015 08:33:20 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Pq está acontecendo variação no nível de combustível?

Mensagem por pfreire »

Fala, galera! Tudo tranquilo?

Tenho um Corsa Premium 1.4 Econoflex 2010/2011, e recentemente tive de trocar o sensor de nível do combustível. Acompanhei todo o procedimento de troca no auto elétrico. O novo sensor colocado foi da marca TSA, e pude verificar que o modelo escolhido estava de acordo com o número de série do sensor original (fabricado pela Bosch, se não me engano).

Eu entendo que ao estacionar o carro em uma subida ou em uma descida, vai ter uma pequena variação na medição (por causa da movimentação do combustível dentro do tanque). O problema é que essa variação está sendo de quase 1/4 de tanque! Vocês sabem me dizer se isso está coerente? Porque tô achando essa variação muito grande.
Depois de dar a partida e começar a andar com o carro, a marcação no painel leva uns 3 minutos pra voltar pra posição correta.

Aproveito e pergunto a vocês: quais marcas de sensores de nível vocês recomendam? Já ouvi falar muito bem da DS e da Intebrás. Essa marca que coloquei (TSA) costuma dar problemas?

Agradeço a todos pela atenção! Um abraço!
jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

TSA dizem que não é lá essas coisas, DS já falam melhor, mas ele demorar uns minutos para voltar ao normal é devido a um delay que tem para não oscilar numa curva por exemplo.
pfreire
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 10 2015f Setembro 2015 08:33:20 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pfreire »

Muito obrigado pela resposta, jankefarias!

Eu realmente tinha imaginado que houvesse um delay na oscilação. Obrigado por confirmar isso.

Mas quanto à variação que eu comentei, você acha normal dar diferença de 1/4 na marcação simplesmente pelo carro estar estacionado num aclive ou declive (mesmo não sendo acentuado)?
jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Pois então, normal acho que não, mas se fosse comigo esperava esse sensor de nivel dar pau de vez para troca-lo por um melhor.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Jovens, é Física. Claro que se o carro ficar estacionado num aclive ou declive por tempo o suficiente isso vai alterar a leitura.

O meu desde 0 km fazia isso em declives fortes, mas precisava ficar lá vários segundos, e pronto, a leitura mudava.

Pensa num copo da água. Imagine a boia dentro, incline o copo, pronto!

Mas eu to falando de inclinações mesmo, aquela subida que só vai em primeira, por exemplo.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sobre o sensor em questão, não é normal. Mas pode ser característica da marca. Não sei.
Em poucos segundos ele deve marcar certo quando liga o carro.

Talvez ele também varie mais do que o "normal". Mas não sabemos nada preciso, como inclinação da rua em graus, quantos litros tem no tanque... e etc.
pfreire
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Quinta-feira 10 2015f Setembro 2015 08:33:20 PM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por pfreire »

Obrigado pela sua resposta, awaked!

A inclinação da rua onde eu observei essa variação de quase 1/4 de tanque não era tão forte. Não dá pra saber, de fato, qual o ângulo de inclinação nesse caso, mas era o tipo de subida que a segunda marcha dava conta tranquilamente do recado. Fora esse caso, a boia está marcando o nível certo (quando abasteço, a quantidade de litros colocados fica muito próxima da quantidade faltante indicada no painel).

Acho que vou seguir a sugestão do jankefarias e esperar esse sensor dar algum problema pra depois trocar e colocar um de melhor marca.

Muito obrigado pela colaboração de vocês!

PS.: apenas um aviso aos amigos que forem fazer essa troca do sensor de nível em auto elétrico ou mecânico, tome cuidado com sensor que forem colocar no lugar. Quando fui trocar o meu, mesmo com a boia e número de série originais em mãos pra conferir a compatibilidade, o cara quase colocou um sensor do Classic "achando" que ia dar certo. Se ele tivesse feito isso, o indicador marcaria certo só até a metade da capacidade. Dali pra baixo, a haste da boia iria pegar numa borda do tanque e ficaria parada, fazendo com que a indicação não abaixasse.
brucecbr
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Quinta-feira 08 2011f Setembro 2011 01:22:23 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por brucecbr »

Estou tendo uma dor de cabeça grande com meu carro, fiquei sem gazolina outro dia do nada , mas ainda tinha gazolina no tanque, percebi que estava marcando errado no painel, levei no autoelétrico o dono me trocou a boia do tanque que estava com Problemas após testes, mas mesmo assim não resolveu, aí ele me mostrou que meu tanque está amassado em baixo bem na direção da bóia e disse que só trocando o tanque para ficar 100%, estava com 15 litros de gazolina só marcava como se tivesse 6 com o carro em linha reta. Agora comprei um tanque usado vou mandar trocar para ver se resolve.

Corsa Wagon gls 1.6 16v 98/99
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, eu creio que o tanque tenha que estar muito amassado para dar alguma diferença de marcação.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”