[DÚVIDA] - Onde Fica o Módulo dos Vidros Elétricos do Corsa C?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
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djchu
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Mensagem por djchu »

Cara, eu falei besteira quanto ao esquema que você deve olhar. Baixe o do Corsa mesmo e olha a parte do Corsa 2009 sem BCM, página 128 do P.D.F. (trava das portas 41 de 60). Vai ver que não tem sinal externo, eu até pensei em abrir o módulo e puxar parte do esquema pra achar um sinal pra usar mas precisaria de um módulo porque não quero tirar o meu e ainda precisaria de tempo pra fazer.


djchu
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Mensagem por djchu »

A minha central é parecida com a da foto, não sei o código. Tem o mesmo comportamento da sua. Eu já medi todos os fios usando osciloscópio e ligando e desligando o alarme, subindo/descendo vidros e travando/destravando portas e não consegui achar nenhum que corresponda a um sinal de alarme ligado. Os sinais de vidro subindo e trava acionada existem mas se tentar usar um desses sinais pra subir seus vidros, isso vai acontecer independente do estado do alarme.
Se conseguir achar a solução definitiva, coloque aqui, por favor.


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Uorrned
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Mensagem por Uorrned »

Não sei o que entende por "sinal externo". Mas de qualquer modo, não é preciso de qualquer coisa do tipo "externa/o" realmente.

Tudo que se precisa é o pulso de acionamento do alarme. Acredito que o próprio pulso que o alarme usa p/ acionar as travas já serve.

O módulo dos vidros tem um fio especifico p/ receber este pulso do alarme e funcionar como subida altomática. Deve ser um positivo. Assim, qualquer positivo que entre ali será interpretado como o sinal de que o módulo dos vidros precisa os subir.

Obviamente o alarme manda p/ algum lugar algum sinal de acionamento. E basta fazer um jumper daí para o fio do módulo dos vidros responsável pela subida automática.

Entendeu?
djchu escreveu:Cara, eu falei besteira quanto ao esquema que você deve olhar. Baixe o do Corsa mesmo e olha a parte do Corsa 2009 sem BCM, página 128 do P.D.F. (trava das portas 41 de 60). Vai ver que não tem sinal externo, eu até pensei em abrir o módulo e puxar parte do esquema pra achar um sinal pra usar mas precisaria de um módulo porque não quero tirar o meu e ainda precisaria de tempo pra fazer.


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Mensagem por Uorrned »

Cara...complicado hein

Mas é quase impossível isto, o alarme tem que mandar corrente nem que seja p/ as travas. Não tem como ele atuar isoladamente ao mundo exteriror...

Eu vou ir estudando com calma e vou conseguir resolver isto sim. Quando/Se conseguir, posto aqui.
djchu escreveu:A minha central é parecida com a da foto, não sei o código. Tem o mesmo comportamento da sua. Eu já medi todos os fios usando osciloscópio e ligando e desligando o alarme, subindo/descendo vidros e travando/destravando portas e não consegui achar nenhum que corresponda a um sinal de alarme ligado. Os sinais de vidro subindo e trava acionada existem mas se tentar usar um desses sinais pra subir seus vidros, isso vai acontecer independente do estado do alarme.
Se conseguir achar a solução definitiva, coloque aqui, por favor.
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Mensagem por djchu »

Sinal externo eu quero dizer que é um sinal que exista em algum fio daqueles chicotes. Isso não existe, esse sinal está dentro do módulo, inacessível para uso. O fato de existir conectores independentes pra cada acessório não significa que existam módulos separados que apenas estão dentro de uma única mecânica. Eu imagino que lá dentro tenha um CI que faça tudo, (um uC por exemplo), aí ferrou.

Eu eu entendi qual o tipo de ligação você quer fazer, é a ligação que é padrão em todos os módulos de vidros e travas OEM (Tragial, Positron, SISTEC etc). Pega o fio de pulso de levantamento e liga no fio de levantamento dos vidros originais. Mas como esse módulo não segue o padrão dos módulos OEM, não existe o tal sinal.

Olha no esquema, de lá sai os fios que acionam as solenóides das travas e os motores dos vidros diretamente do módulo, ou seja, os drivers de corrente, os sensores anti-esmagamento, imobilizador, pisca das setas, estão lá dentro, tudo é processado e acionado pela central.

Pega aquela parte do esquema que eu citei, olha as cores dos fios e segue pra ver onde vai. De repente você acha algo que eu não achei.


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Mensagem por Uorrned »

Vou ver com calma sim.

Se tudo for feito exclusivamente de maneira interna e o alarme não dê qualquer output de um sinal que possa ser usado p/ identificar inequivocamente seu acionamento por outro módulo, então complica mesmo.

Mas tenho esperança que não seja necessariamente desta forma.

Vi que o seu corsa é 2005. O módulo de 2005 é outro em relação ao que é usado no 2011.

É muito possível que seu módulo não seja exatamente igual ao meu. Cosmeticamente pode ser parecido, mas pareciso meio que a maioria é, até de outras marcas...

E então pode ser que eles funcionem diferentemente em alguns pontos.


O seu carro era original de fábrica com vidros nas duas portas dianteiras, alarme e travas nas 4? Tinha antiesmagamento e anti vácuo original também?

E então você colocou mais um módulo e vidros traseiros? E estão funcionando perfeitamente exeto a parte do levantamento dos vidros no alarme?

É isto?

Porque se for positivo para todas as perguntas, meio que estamos diante do mesmo dilema....

djchu escreveu:Sinal externo eu quero dizer que é um sinal que exista em algum fio daqueles chicotes. Isso não existe, esse sinal está dentro do módulo, inacessível para uso. O fato de existir conectores independentes pra cada acessório não significa que existam módulos separados que apenas estão dentro de uma única mecânica. Eu imagino que lá dentro tenha um CI que faça tudo, (um uC por exemplo), aí ferrou.

Eu eu entendi qual o tipo de ligação você quer fazer, é a ligação que é padrão em todos os módulos de vidros e travas OEM (Tragial, Positron, SISTEC etc). Pega o fio de pulso de levantamento e liga no fio de levantamento dos vidros originais. Mas como esse módulo não segue o padrão dos módulos OEM, não existe o tal sinal.

Olha no esquema, de lá sai os fios que acionam as solenóides das travas e os motores dos vidros diretamente do módulo, ou seja, os drivers de corrente, os sensores anti-esmagamento, imobilizador, pisca das setas, estão lá dentro, tudo é processado e acionado pela central.

Pega aquela parte do esquema que eu citei, olha as cores dos fios e segue pra ver onde vai. De repente você acha algo que eu não achei.


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Eu disse lá atrás que meu carro é um Maxx 2011/12, portanto devem ter os mesmos módulos.

Eu fiquei procurando os sinais durante um bom tempo e cheguei na conclusão que teria que abrir o módulo pra tentar achar um sinal, desisti.

Então eu desenvolvi um módulo que usa o sinal de descida das travas e o ACC do rádio para acionar uma máquina de estados. Não tenho como ver como ela funciona, faz anos que fiz e agora estou longe de casa para procurar algum arquivo.

Esse circuito que fiz tem uma falha: se alguém pressiona a trava para baixo sem a chave no contato, os vidros sobem. Mas uso há alguns anos e funciona bem pra mim.


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Mensagem por Uorrned »

Tá certo. É provável que seja o mesmo módulo.

Bom, me desanima um pouco.

Mas vou ver o que faço.

djchu escreveu:Eu disse lá atrás que meu carro é um Maxx 2011/12, portanto devem ter os mesmos módulos.

Eu fiquei procurando os sinais durante um bom tempo e cheguei na conclusão que teria que abrir o módulo pra tentar achar um sinal, desisti.

Então eu desenvolvi um módulo que usa o sinal de descida das travas e o ACC do rádio para acionar uma máquina de estados. Não tenho como ver como ela funciona, faz anos que fiz e agora estou longe de casa para procurar algum arquivo.

Esse circuito que fiz tem uma falha: se alguém pressiona a trava para baixo sem a chave no contato, os vidros sobem. Mas uso há alguns anos e funciona bem pra mim.
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Mensagem por Uorrned »

djchu, o alarme original ao ser acionado ativa a luz do pisca constante por um período de uns 10 segundos, até que o alarme começa a atuar e ela fica piscando.


Se tiverem expostos e der p/ achar os fios que do alarme acionam aqueles 10 segundos constantes, e fazer um jumper do negativo para o fio do módulo que recebe um pulso negativo p/ fazer a subida no alarme, não seria uma solução?


djchu
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Mensagem por djchu »

Bom, se o LED acende por 10s é uma boa, não pensei nisso, vejamos o que precisa fazer pra dar certo:

- A tensão que vai pro LED é positivo ou terra? Se for positivo, vai precisar fazer um circuito pra inverter o sinal pra terra, que é o que o levantador precisa;
- O LED também tem máquina de estados:
1 - Quando liga o alarme, ele acende por 10s;
2 - Quando o alarme está ligado, ele pisca;
3 - Quando desliga o alarme, ele acende por 2 ou 3s;
4 - Quando o alarme está desligado, o LED está apagado;
Considerando essas situações, o levantador provavelmente vai levantar os vidros na situação 1 e 3. Se o levantador for de funcionamento igual aos aftermarket, todos eles acionam com um pulso negativo de 1 ou 2s. E também existe o risco de ele ficar tentando levantar toda vez que pisca. Pra resolver essa situação, a maneira mais simples que eu vejo é cortar a alimentação do levantador logo após o alarme ligar e levantar os vidros e ligá-la quando o alarme for desligado.

Posso estar sendo bem chato mas eu sempre tento fazer uma modificação que fique com coportamento mais próximo do original. Também posso estar pensando da maneira mais difícil. Se tiver uma idéia mais fácil, coloque aqui, por favor. :)


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