[DÚVIDA] - Onde Fica o Módulo dos Vidros Elétricos do Corsa C?

Tire suas dúvidas sobre o sistema elétrico do Corsa: ligações, fusíveis, sinalização, chicotes, etc. Você também pode saber sobre neon, leds ou luzes diferentes ou algo sobre a iluminação do Corsa.
Responder
Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

djchu, o alarme original ao ser acionado ativa a luz do pisca constante por um período de uns 10 segundos, até que o alarme começa a atuar e ela fica piscando.


Se tiverem expostos e der p/ achar os fios que do alarme acionam aqueles 10 segundos constantes, e fazer um jumper do negativo para o fio do módulo que recebe um pulso negativo p/ fazer a subida no alarme, não seria uma solução?


djchu
:: Super ::
Mensagens: 78
Registrado em: Domingo 10 2011f Julho 2011 10:47:12 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por djchu »

Bom, se o LED acende por 10s é uma boa, não pensei nisso, vejamos o que precisa fazer pra dar certo:

- A tensão que vai pro LED é positivo ou terra? Se for positivo, vai precisar fazer um circuito pra inverter o sinal pra terra, que é o que o levantador precisa;
- O LED também tem máquina de estados:
1 - Quando liga o alarme, ele acende por 10s;
2 - Quando o alarme está ligado, ele pisca;
3 - Quando desliga o alarme, ele acende por 2 ou 3s;
4 - Quando o alarme está desligado, o LED está apagado;
Considerando essas situações, o levantador provavelmente vai levantar os vidros na situação 1 e 3. Se o levantador for de funcionamento igual aos aftermarket, todos eles acionam com um pulso negativo de 1 ou 2s. E também existe o risco de ele ficar tentando levantar toda vez que pisca. Pra resolver essa situação, a maneira mais simples que eu vejo é cortar a alimentação do levantador logo após o alarme ligar e levantar os vidros e ligá-la quando o alarme for desligado.

Posso estar sendo bem chato mas eu sempre tento fazer uma modificação que fique com coportamento mais próximo do original. Também posso estar pensando da maneira mais difícil. Se tiver uma idéia mais fácil, coloque aqui, por favor. :)


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

A princípio, imaginava que o módulo só levanta os vidros quando está com o pós chave desligado. E ainda suspeito que assim seja, mas não posso garantir.

Assim, usando o pulso do pisca iria ficar bastante original. A única forma de dar errado, seria se alguém acionasse o pisca alerta com o pós chave desligado, o que faria os vidros traseiros subirem. De resto, ele subiria no alarme normalmente.

P/ eliminar este comportamento e aproximar 100% da originalidade, tinha pensado em usar um rele auxiliar assim:

-fio do pisca no pino 85
-pulso de trava no 86
-negativo no pino 30
-fio de subida do módulo no 87

Desta maneira, e se eu não estiver errado, a subida ocorreria só quando se acionasse o alarme.
djchu escreveu:Bom, se o LED acende por 10s é uma boa, não pensei nisso, vejamos o que precisa fazer pra dar certo:

- A tensão que vai pro LED é positivo ou terra? Se for positivo, vai precisar fazer um circuito pra inverter o sinal pra terra, que é o que o levantador precisa;
- O LED também tem máquina de estados:
1 - Quando liga o alarme, ele acende por 10s;
2 - Quando o alarme está ligado, ele pisca;
3 - Quando desliga o alarme, ele acende por 2 ou 3s;
4 - Quando o alarme está desligado, o LED está apagado;
Considerando essas situações, o levantador provavelmente vai levantar os vidros na situação 1 e 3. Se o levantador for de funcionamento igual aos aftermarket, todos eles acionam com um pulso negativo de 1 ou 2s. E também existe o risco de ele ficar tentando levantar toda vez que pisca. Pra resolver essa situação, a maneira mais simples que eu vejo é cortar a alimentação do levantador logo após o alarme ligar e levantar os vidros e ligá-la quando o alarme for desligado.

Posso estar sendo bem chato mas eu sempre tento fazer uma modificação que fique com coportamento mais próximo do original. Também posso estar pensando da maneira mais difícil. Se tiver uma idéia mais fácil, coloque aqui, por favor. :)


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Ou, considerando que o módulo só obedeça o pulso no fio de subida dos vidros pelo alarme quando não está recebendo alimentação pós-chave, os vidros traseiros só subiriam inconvenientemente no caso de:

1º- O carro estiver sem o pós chave ligado;

+

2º- Alguém acionar o pisca alerta e as travas elétricas SIMULTÂNEAMENTE!!!

...É possível, mas vai ser difícil ocorrer muitas vezes...

Então ainda que esta centralina não facilite muitas as coisas, fazendo tudo dentro dos confins de sua carcaça: Com uns 10 R$ dá p/ se alcançar uma solução 100% segura e funcional, bem minimalista e bastante decente ao meu ver.

Mas sempre é possível se otimizar mais alguma coisa, se ver algo que dê p/ ser melhorado: por favor ajude aí a chegar em uma solução final.

Estou termiinando de passar os chicotes e vou deixar a coisa da subida pelo alarme por úlltimo.

Outra coisa: O seu maxx tinha as fiações preparadas para os vidros traseiros?

O meu é o premium e apesar da centralina ser capaz apenas de controlar as duas porta dianteiras, existem os fios indo p/ as portas traseiras, falta só o chicote na parte de dentro das portas.

Se desse p/ aproveitar a fiação como sugerido aqui: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=72119 eu apreciaria muito, mas estou meio perdido nisto...

Só estou meio em dúvida sobre como usar eles conjuntamente com o novo módulo e estou considerando nem mexer, ao invés: passar os chicotes que tenho aqui.

Mas se tiver alguma luz neste sentido, talvez me ajudaria. Porque passar fios naqueles chicotes das portas é um terror... é gambiarra na certa...


djchu
:: Super ::
Mensagens: 78
Registrado em: Domingo 10 2011f Julho 2011 10:47:12 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por djchu »

Tenta fazer. Se der certo, testa todas as possibilidades de uso pra ver se tem algum efeito colateral.


djchu
:: Super ::
Mensagens: 78
Registrado em: Domingo 10 2011f Julho 2011 10:47:12 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por djchu »

Nas portas eu comprei o chicote parcial das portas traseiras, no desmanche, plug´n´play. Na porta dianteira, comprei os conectores da porta pra usar os pinos macho e fêmea e preencher os buracos que sobram do chicote original da porta pra ligar os fios dos botôes, passar os fios de dentro da porta pra dentro do carro sem ter que furar o carro pra passar chictote. Se olhar no esquema dá pra ver as cores dos fios que vai usar pra ligar as portas traseiras.


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Obrigado!

É tanto fio que fico meio perdido! E como o kit que comprei veio com 2 módulos, ele já veio todo pronto e tudo que fiz foi desacoplar um dos módulos com seu respectivo chicote (o das dianteiras) e fiquei com o segundo já todo pronto com os chicotes e tudo.


No caso os fios mais grossos que deverão ligar nas máquinas e que chegam na porta de trás também parecem estar conectados na centralina. (não tenho certeza)

Posso os desconectar dela e conectar no módulo que usarei p/ controlar os vidros de trás, ou posso simplesmente fazer um jumper com um destes conectores 3M que não terá problema?

Como você fez com o seu? PRecisou desconectar algum fio da centralina e passar para o módulos dos vidros traseiros?
djchu escreveu:Nas portas eu comprei o chicote parcial das portas traseiras, no desmanche, plug´n´play. Na porta dianteira, comprei os conectores da porta pra usar os pinos macho e fêmea e preencher os buracos que sobram do chicote original da porta pra ligar os fios dos botôes, passar os fios de dentro da porta pra dentro do carro sem ter que furar o carro pra passar chictote. Se olhar no esquema dá pra ver as cores dos fios que vai usar pra ligar as portas traseiras.


djchu
:: Super ::
Mensagens: 78
Registrado em: Domingo 10 2011f Julho 2011 10:47:12 PM
Localização: Sumaré - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por djchu »

Não mexi na central original, somente peguei um sinal de abaixar trava pra fazer meu circuito funcionar.

O chicote que fica na lateral (motorista) do carro é completo no meu carro. Faltou fios no chicote das portas traseiras (só tinha os fios da trava). Esse eu troquei pelo chicote que tem fios da trava, motor de vidro e botão.

Lá no pé do motorista tem um conector largo onde os fios que vem de trás "morrem". Achei os fios dos motores e fiz a ligação deles na central nova, exclusiva dos vidros traseiros.

Os fios dos botões dos vidros traseiros que estão na porta do motorista foram ligados na nova central e no chicote que vem de trás, nos botões traseiros, para que a função de segurança pra crianças funcione.

O resto é o básico: ligar os fios da nova central; positivo e negativo, pós chave, pulso do levantador.


Edson.ejs
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 11 2016f Janeiro 2016 11:39:58 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Edson.ejs »

Denrrou, comprei o mesmo kit cód. 93376200.

Você instalou apenas o chicote de dentro das portas traseiras ou teve que instalar a parte da soleira também?


Avatar do usuário
Uorrned
:: Piquet ::
Mensagens: 297
Registrado em: Sexta-feira 26 2015f Junho 2015 03:25:40 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Uorrned »

Bom, o meu é o Premium já com os vidros dianteis e já tinha a fiação preparada para os trasieors.

O único detalhe é que ela só chega até as portas. Da porta p/ dentro não tinha os chicotes p/ os interruptores e conectores das máquinas.

P/ ficar original eu arrumei os chicotes de dentro das portas com fiação da trava e vidro, daí fica tudo original.

Pensei em passar os chicotes ali porbaixo mesmo, mas não tem como passsar estes chicotes pelos passa fio das portas sem ser furando, e daí achei que ficava meio gambiarra e redundanteuma ve que afiação já estava lá.


Penso que o MAxx também tenha, porque o outro colega do club me confirmou que o dele também tinha a fiação.

Se quiser fazer usando ela, seu problema seráarrumar os chicotes originais das portas.

O seu tem vidro na frente ou você estará coloccando nas 4?



Edson.ejs escreveu:Denrrou, comprei o mesmo kit cód. 93376200.

Você instalou apenas o chicote de dentro das portas traseiras ou teve que instalar a parte da soleira também?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Elétrica e Iluminação”