[AJUDA] - Freio a disco nas 4

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o corsa GSI é tambor atras, e te falo, ja vi dar conta de mais de 350cvs
pra ter fadiga vc anda muito pendurado em freio hein......
fiz de extrema até mairiporã na media de 200, tendo q ancorar e desviar de lerdos direto, nao senti nada de diferente nos freios...agora de cabeca nao lembro se no urubu sao ventilados os dianteiros....depois vejo.....
mas vc pode até fazer a troca dos discos dianteiros por ventilados, e manter o tambor, pelo menos 70% da frenagem vem da parte dianteira.....pode partir pra dot 4 ou 5 se o problema é andar pendurado no freio
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

SemControle escreveu:o corsa GSI é tambor atras, e te falo, ja vi dar conta de mais de 350cvs
pra ter fadiga vc anda muito pendurado em freio hein......
fiz de extrema até mairiporã na media de 200, tendo q ancorar e desviar de lerdos direto, nao senti nada de diferente nos freios...agora de cabeca nao lembro se no urubu sao ventilados os dianteiros....depois vejo.....
mas vc pode até fazer a troca dos discos dianteiros por ventilados, e manter o tambor, pelo menos 70% da frenagem vem da parte dianteira.....pode partir pra dot 4 ou 5 se o problema é andar pendurado no freio
ooo problema é que sempre pego caminhão, agora nem tanto, mas na época de safra e um Carvalho --'

hahaha, voce não é muito a favor do swap pra discos né brow?



Copiei de outro fórum ! vê se ajuda .


Detalhes dos tamanho dos discos (acredito eu que esteja certo essa listagem):

- GM Vectra GLS (etc...) = 254mm
- GM Vectra VCD (5 furos) = 288mm
- GM Meriva (4 furos) = 280mm

Exemplos:
Discos de 236 mm:
- Corsa 1.0,1.4,1.6
- Celta 1.0 e 1.4
- Monza 1.8
- Kadett 1.8 carburado

Discos de 254 mm:
- Corsa 1.8
- Corsa 1.6 16v gsi
- Montana
- Astra GSI belga
- Astra 2.0 Flexpower
- Vectra Antigo
- Novo Vectra 2.0 Flexpower

Discos de 280 mm:
- Meriva (4 furos) = 280mm

Discos de 288mm:
- Vectra 2.2 16v
- Novo vectra 2.4 16v
- Astra 2.0 16v modelo novo (5 furos )

Agora vamos lá...

Você pode usar:

- Pinças de GM Calibra ou Vectra GSI/A
- Discos de GM Calibra ou Vectra GSI/A slotados
- Pastilhas de GM Calibra ou Vectra GSI/A PowerBrakes Racing
- DOT 5.1
- Rodas R15 no mínimo

Esse Setup com freios do GM Calibra fica muito bom, digamos que é 1/3 mais pesado que o original e 2x mais eficiente.

Esse Setup também é muito bom:

- Pinças do GM Vectra VCD
- Discos GM Meriva
- Pastilha SYL. (acho que é a que fica "certinha")
- DOT 5.1
- Rodas R15 no mínimo

Caso, isso ainda não ajude tem como fazer uma adaptação:

- Pinças do GM Ômega com 4 ou 6 pistões (acho que 4)
- Disco Frisado e Pontilhado ou Disco frisado com Dezoito Frisos (PowerBrakes)
- Pastilhas Green de Alto desempenho (PowerBrakes)
- DOT 5.1
- Rodas R15 no mínimo

Caso ainda sinta que necessita de um maior poder de frenagem, você pode optar por esse último setup na frente e na traseira você compra a ponta de eixo completa com o freio a disco

do Vectra GLS ou do Kadett GSi, aí eu creio só fazer uma adaptação na ponta de eixo, nada que um bom mecânico não faça.

Outra Coisa que melhora muito a Frenagem do carro é a BARRA ESTABILIZADORA .... melhora em 40% a frenagem do carro... o freio vai melhorar 40% ... você pode usar as barras inferior

e superior do Corsa GSI.

Já vi casos que usam o Kit do ômega, mas não tenho aqui os dados técnicos.. se achar eu posto
Cleider
:: Sport ::
Mensagens: 1147
Registrado em: Quinta-feira 15 2010f Abril 2010 03:56:30 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Cleider »

Como vc eu também tive curiosidade sobre o freio traseiro até que alguém me apresentou isto:

http://www.clubedocorsa.com.br/viewtopi ... 90bfc8406b

Vale a pena ler as páginas 1 e 2
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

brunozc5 escreveu:a questão do freio a disco, é que como pego estrada de madrugada, sinto muita fadiga no sistema a tambor a estética é top e eu sempre quis disco nas 4 :razz:

obs: estavamos falando dos freios do Kadett GSI que são discos nas 4 e não do corsa, que é tambem e ABS
Você sente fadiga no freio traseiro? Caraca, não tem como, o que sente é a fadiga do sistema, até porque mais de 70% da frenagem é realizada na frente e é o mesmo fluído no sistema todo. Pra sentir isso só em pista e tendo experiência, uma curva que sempre fez passa a não conseguir sem desequilibrar o carro, ainda assim tem que ver como desequilibra pra conjecturar sobre qual eixo.

Veja se está usando o fluido correto, uma carrada de mexânicos acham que Corsa usa Dot3 e o correto é Dot4.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao vejo nada contra a troca pelos discos, mas muito antes dos discos apresentarem a ineficiencia, tem o chao, pneu, suspensao....

qnd montei o golf tava com rosca, tinha ficado otimo firme, isso q andava nas alturas.....
desceu o turbo, nao tinha chao nem pra tracionar muito menos freiar, antes ainda do freio diz a suspensao, o freio tinha um problema desde q peguei, na verdade nao tinha freio....até buscar o sistema abs do golf eu procurei, pra ver se teria freio na jabiraca....
simplesmente parti pra discos powerbreak e pastilhas esportivas, mais dot 5, hj eu falo q o carro ancora

muito antes dess fading rolar nas pastilhas/discos campana/lonas o fluido deve ferver, se é o caso troca pro dot 5, se os materiais estao sofrendo a esse ponto, sistema especial ja daria conta....

sou da seguinte opiniao, nao resolve nada vc ter q usar 17 pra comportar o disco de um porsche, se qnd freiar o sistema fizer a parte dele, parar de girar, mas ele parando de girar vc nao para o carro e ainda perde a direcao....com esse sistema de freio ai do gorfi so travei uma vez ;) e foi pra nao pegar um mulekudo q correu da calcada pra rua, nunca foi precisando parar pra nao bater em alguem, isso é algo q tento calcular muito bem pra nao precisas nem de freiadas bruscas...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
brunozc5
:: Millennium ::
Mensagens: 138
Registrado em: Sexta-feira 02 2010f Julho 2010 01:05:16 AM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2002
Contato:

Mensagem por brunozc5 »

e ai galera, desculpa eu dei uma sumida da nossa conversa, mas é que vim pra curitiba HAHA

to decidido mesmo a colocar o disco na traseira, to até pensando em comrpar um Vectra GSI baixado, dai ja aproveito e uso o motor :redhotevil:

mas ta CENSURADO de acha um meio barateza :/

seguinte eu achei dois videos no qual os cara tao instalando discos nas traseiras, um em um Kadett, esse o cara colocou abs e os escambal, mas ele fez um suporte muito bacana gostaria que desse uma olhada, eu vou tentar achar esse cara no facebook pra trocar uma ideia com ele tambem
https://www.youtube.com/watch?v=-Rp_Ikh5ArU

e esse outro video o cara instalo num chevette, que nao tem nada a ve com o corsa eu sei, mas mesmo assim achei interessante =D
https://www.youtube.com/watch?v=oTVXr7BE2kw


vejam e me deem suas opnioes =D
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

no chevette é simples, depois até procuro um passo a passo q peguei da net uma vez.....
se quer tanto por os discos, pega o sistema completo de um carro e monta ai pra não ter tanto desequilíbrio, mesmo assim não garante q não terá desequilíbrio, pois distribuição dos pesos são diferentes, e uma serie de outros fatores, mas o menos pior é o sistema completo de outro carro mesmo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”