[DÚVIDA] - Freio mão de obra

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Perola
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[DÚVIDA] - Freio mão de obra

Mensagem por Perola »

Olá corsa club,

Tenho visto pra adaptar freio a disco traseiro, parece que preciso refurar a ponta de eixo. Um mecânico me cobrou 250 reais essa mão de obra, achei caro apesar do serviço não ser fácil realmente. Que acham?


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Tropecei nesse post a alguns dias atrás, mas de extrema valia: http://andrecerberus.com/2012/06/29/ada ... o-corsa-b/
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awaked
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Mensagem por awaked »

Lembre-se de melhorar o dianteiro, existe um equilíbrio, 70% da frenagem é na dianteira, se melhora atrás e não corrigir a frente vai criar um grande problema em situações de emergência.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Awaked, se não me engano, tem como mexer nessa regulagem na válvula equalizadora. Mas o ideal seria melhorar o dianteiro mesmo.
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Perola
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Mensagem por Perola »

Tenho dianteiros ventilados já, melhorou a fadiga e a mordida pra parar de vez o carro. Masmelhorou uns 10-20% apenas, quase imperceptível. Tenho um jogo traseiro que estou esperando uns 2-3 meses lra instalar. Acho que vai ter que refurar o eixo uns dois furos, um ferro acho que com mais de 1 cm de espessura. Acho que vale 250, problema vai ser retornear o centro da entrad do cubo. Eu já li o tópico do cerebeus pelo que entendi ele usou uma chapa e reparafusou a parte de cima e soldou os buracos. Que outra idéia do prof Pardal teriam pra mim?


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Pelo que entendi do tuto do Cerberus, não precisou mexer em furação nenhuma. Só sacou o sistema de lona e colocou o disco.

Dúvida: o sistema de freio dianteiro do Corsa 1.6 já é ventilado? Plug'n'play no Classic com discos sólidos?
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Perola
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Mensagem por Perola »

José Leal

Destaque pra mim onde está o que você entendeu a respeito então da troca do tambor de lona pelo de disco nesse link http://andrecerberus.com/2012/06/29/ada ... o-corsa-b/ que você viu escrito? Também li o que o stroker escreveu:

"reparem na foto do corsa antigo como os parafusos da parte de cima são bem perto um do outro e reparem na foto do vectra gt como são bem mais abertos...ai que ta o problema,os parafusos debaixo tem a mesma distancia do corsa pro vectra o problema é na parte de cima onde os parafusos são bem abertos do vectra.....oque eu fiz foi abrir a ponta de eixo na parte de cima para acomodar os parafusos(na foto da pra ver a parte de cima mais aberta que a parte de baixo) e abrir um pouco o centro do eixo para passar o cubo que entra um pouco pra dentro na versão com disco...quando desmontei o eixo traseiro do meu novo corsa descobri que o tambor traseiro tem a mesma ditancia da furaçao pro corsa antigo ou seja o procedimento para colocar freio a disco traseiro no corsa antigo é o mesmo...esse serviço tem que ser feito por um profissional qualificado porque isso acarreta no alinhamento do eo eixo...quando eu paro em algum posto ou na rua e as pessoas veem meu carro ficam olhando e ate perguntam vem original esses discos?rss...o serviço ficou taum bom que parece original de fabrica fora a funcionalidade do mesmo".

No entanto, não ficou confuso? Ele diz: "abrir a ponta de eixo na parte de cima para acomodar os parafusos(na foto da pra ver a parte de cima mais aberta que a parte de baixo) e abrir um pouco o centro do eixo para passar o cubo que entra um pouco pra dentro na versão com disco..." http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... c&start=20.

Peço que me explique melhor com passo-a-passo como trocar apenas o conjuto tambor nesse casoantendo a furação. Até cheguei a comentar com meu mecânico dessa troca ele disse não ser possível. De repente é possível sim e muito vantajosa então.

Na minha opinião não troque seu sistema de freio do classic, Leal. Já andei num e gostei muito da renagem dele em relação a outros corsas e gms. Faça manutenção dele primeiro. Respondendo, creio que 1.6 mpfi é sólido, ventilado simente o gsi e o 1.8.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Sobre ser plug'n'play, eu entendi que quando ele comprou o sistema na Powerbrakes, já era um sistema que não precisava de nenhuma adaptação. E quando ele diz "O kit em si não é problemático de ser instalado, mesmo porque possui um modelo específico para cada carro, com furação e tamanhos exatos, o kit vem completo ou seja não re-utilizei nenhum componente do carro."

Sobre os freios do Classic, só passei apuros quando em uma frenagem de emergência, as rodas travaram e não foi possível evitar a colisão. Mas isso, acredito que é mais por culpa dos pneus originais "de bicicleta". Em frenagens normais, sempre foi bem eficiente.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

kits comprados próprios, vem pra simplesmente tira o original e põe o kit, sem qq adaptação......


nesse caso de na frenagem travar, não teria como, mesmo sendo de outro carro, muito mais eficiente, entra a questão do atrito com o solo, na verdade devido a eficiência, poderia travar até décimos de segundos mais cedo na hora q ancorar no freio....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

SemControle, estou pensando quando colocar as rodas ventilador, melhorar mais o sistema frenagem, já que terei maior contato com o solo.
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