[DÚVIDA] - Marcha Ré Arranhando

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

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JoaoGava
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Mensagempor JoaoGava » Sexta-feira 11th 2014f Abril 2014 08:47:40 PM

awaked escreveu:
JoaoGava escreveu:Mais um detalhe que me lembrei amisgos awaked e SemControle, isso acontece geralmente de manhã, quando ligo o carro. Então acredito que não seja inércia das engrenagens.
Deixo ele a noite parado em terreno plano, com freio de mão (bem) puxado e a alavanca em ponto morto.
Vou fazer o experimento de engatar a 1ª e depois a ré e ver se tem algum resultado positivo.
Novamente, obrigado pelas dicas povo!


Nesse caso é porque parou fora do ponto quando desligou o carro. Os dentes ficam desalinhados pela falta de sincronia.


Então na teoria (e pelo visto pratica tbm) é rezar pra não arranhar? haha





José Leal
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Mensagempor José Leal » Sábado 12th 2014f Abril 2014 11:17:00 AM

O esquema de engatar a primeira já alinha as engrenagens. Como as marchas para frente possuem anel sincronizador, ao engatar a marcha, já ajeita tudo.


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Mensagempor SemControle » Sábado 12th 2014f Abril 2014 12:45:49 PM

rezar não, é infalível o método....
qnd tiver com mais tempo eu vou ver exatamente o nome das pecas envolvidas, mas até a questão de embrear e não soltar a embreagem tem parte fundamental nisso


Rua não é disputa, é convivência.
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Mensagempor JoaoGava » Sábado 12th 2014f Abril 2014 12:59:24 PM

José Leal e SemControle, vamos ver então. Eu realmente desconhecia essa prática, vou testar ela essa semana, com base no que foi dito, acredito que realmente funcione!





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Mensagempor José Leal » Sábado 12th 2014f Abril 2014 10:27:51 PM

Aprendi esse "macete" de engatar a 1ª na época do Monza, em 2008 e desde então, como tenho somente carros da GM, sigo esse esquema.


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Mensagempor awaked » Domingo 13th 2014f Abril 2014 02:14:21 AM

É raro arranhar no meu, eu só espero. Piso, aguardo alguns segundos e engato. Bem difícil arranhar, raríssimo.

Agora se mal paro o carro e quero engatar a ré... aí arranha, melhor engatar a primeira e depois a ré que é garantido.

O jeito de usar a alavanca também ajuda, indo com calma e de forma macia ela entra tranquilo, mesmo que esteja desalinhada você engata e ela entra. Se for seco e duro na alavanca arranha mesmo. Tem gente que acha que a alavanca de marcha é equipamento de academia, acada troca uma forçada na alavanca.
Editado pela última vez por awaked em Domingo 13th 2014f Abril 2014 02:17:38 AM, em um total de 1 vez.





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Mensagempor awaked » Domingo 13th 2014f Abril 2014 02:15:47 AM

SemControle escreveu:rezar não, é infalível o método....
qnd tiver com mais tempo eu vou ver exatamente o nome das pecas envolvidas, mas até a questão de embrear e não soltar a embreagem tem parte fundamental nisso


Mas saquem esse vídeo, explica bem certinho.
https://www.youtube.com/watch?v=LWmXWkr95nw





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Mensagempor JoaoGava » Domingo 13th 2014f Abril 2014 04:01:11 PM

Agora tudo faz sentido na minha cabeça.
Sempre fui cuidadoso com o cambio, nada de patada, sempre esperei, mas de vez em qnd dava a "penteada", então menos mal, aparentemente é "esperado" mesmo que as vezes arranhe.





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Mensagempor José Leal » Domingo 13th 2014f Abril 2014 07:55:09 PM

Awaked, mas a arranhada acontece mesmo com o carro parado, saindo do estacionamento.

Tem outra manha que ao engrenar a ré, se ela não entrar, deixa o carro em ponto morto, solta e pisa novamente na embreagem, que a marcha é engrenada facilmente.


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Mensagempor awaked » Terça-feira 15th 2014f Abril 2014 09:49:10 AM

José Leal escreveu:Awaked, mas a arranhada acontece mesmo com o carro parado, saindo do estacionamento.

Tem outra manha que ao engrenar a ré, se ela não entrar, deixa o carro em ponto morto, solta e pisa novamente na embreagem, que a marcha é engrenada facilmente.


Sim, tem essa manha também... também funciona.

Sim, mesmo o carro parado o sistema não é estático. Se fosse nenhuma marcha precisaria de sincronizador.

No começo estranhei, mas ainda afirmo que muito vai da mão no câmbio, eu engato devagar a ré, dá pra sentir que quer enroscar mas engrena, certamente das vezes que isso acontece, se for engatar rapidamente vai enroscar/pentear/arranhar. Acho que a prática em dirigir carros com caixa seca ajuda também, se for devagar demais arranha, rápido demais arranha também... fora o tempo certo para a troca... no fim a percepção na alavanca ajuda agora quando engato a ré.








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