[DÚVIDA] - Marcha Ré Arranhando

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
JoaoGava
:: Piquet ::
Mensagens: 277
Registrado em: Terça-feira 09 2013f Julho 2013 09:38:44 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Marcha Ré Arranhando

Mensagem por JoaoGava »

Boa noite povo, seguinte, mesmo com pé atochado na embreagem, quando engato a ré, 6 de 10 vezes ela da uma arranhada, como se a embreagem não estivesse pisada direto. Isso só acontece com a ré, as marchas a frente estão todas 100%.

Sei que é difícil dar qualquer diagnóstico assim só lendo, mas alguém já passou algo parecido? O que fez pra resolver?

Grato :D
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

JoaoGava, a ré do Corsa não é sincronizada.

Tem que ir devagar, certifique-se que o carro esteja 100% parado e, depois de pisar na embreagem, aguarde alguns segundos. Vai melhorar bastante.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vc ainda pode fazer como o awaked disse, mas engatar a primeira antes de engatar a ré (sem soltar a embreagem), não é a solução, mas pode ser uma medida
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
raphael.mendes
:: Piquet ::
Mensagens: 299
Registrado em: Segunda-feira 09 2013f Dezembro 2013 10:01:29 AM
Localização: Piracicaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por raphael.mendes »

SemControle escreveu:vc ainda pode fazer como o awaked disse, mas engatar a primeira antes de engatar a ré (sem soltar a embreagem), não é a solução, mas pode ser uma medida


kkkk funciona mesmo, mas tem uma explicacao pra isso?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

raphael.mendes, a marcha não é sincronizada. Não tem anel sincronizador pra ré... então a inércia mantém a engrenagem em movimento e esse movimento fora de sincronia com o resto... resultado é loteria, as vezes dá as vezes não. Se esperar dá tempo dela parar, ou ainda no caso de engatar a primeira, alinhar o sistema pra facilitar.
JoaoGava
:: Piquet ::
Mensagens: 277
Registrado em: Terça-feira 09 2013f Julho 2013 09:38:44 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JoaoGava »

Vlw as dicas povo, vou testar as mesmas, depois dou um retorno do que aconteceu.
JoaoGava
:: Piquet ::
Mensagens: 277
Registrado em: Terça-feira 09 2013f Julho 2013 09:38:44 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JoaoGava »

Mais um detalhe que me lembrei amisgos awaked e SemControle, isso acontece geralmente de manhã, quando ligo o carro. Então acredito que não seja inércia das engrenagens.
Deixo ele a noite parado em terreno plano, com freio de mão (bem) puxado e a alavanca em ponto morto.
Vou fazer o experimento de engatar a 1ª e depois a ré e ver se tem algum resultado positivo.
Novamente, obrigado pelas dicas povo!
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Não tem nada a ver deixar o câmbio engrenado ou não. É meio crônico os câmbios GM arranharem a marcha a ré. O único que salva-se é o F23, que tem a ré do lado da 4ª e é sincronizada.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

JoaoGava escreveu:Mais um detalhe que me lembrei amisgos awaked e SemControle, isso acontece geralmente de manhã, quando ligo o carro. Então acredito que não seja inércia das engrenagens.
Deixo ele a noite parado em terreno plano, com freio de mão (bem) puxado e a alavanca em ponto morto.
Vou fazer o experimento de engatar a 1ª e depois a ré e ver se tem algum resultado positivo.
Novamente, obrigado pelas dicas povo!
Nesse caso é porque parou fora do ponto quando desligou o carro. Os dentes ficam desalinhados pela falta de sincronia.
JoaPlo
:: Wind ::
Mensagens: 37
Registrado em: Segunda-feira 24 2014f Março 2014 09:44:04 PM
Localização: Goiatuba - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JoaPlo »

SemControle escreveu:vc ainda pode fazer como o awaked disse, mas engatar a primeira antes de engatar a ré (sem soltar a embreagem), não é a solução, mas pode ser uma medida
Assim q faço. Como trabalho como lavador de ônibus, fui ensinado a engatar a 1 antes de engatar a ré, aí no meu carro uso sempre esse processo e nunca arranhou marcha.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”