Senhores, estou com dificuldade de descobrir o defeito no cambio do meu corsa.
É um corsa sedan 1.6 mpfi.
Vou contar todo o caso. Desde que comprei meu carro já usado em 2012 o mesmo apresentava dificuldade de engatar a segunda marcha. Troquei o oleo de cambio colocando oleo vermelho que é da caixa do meu corsa. Não resolveu. Então levei ao mecanico que trocou o trambulador e regulou, ficando perfeito o serviço. Funcionava que era uma maravilha, todas a marchas estavam ok e entravam faceis.
Passado uns 3 meses senti que estava ficando dificil de engatar as marchas e percebi que vazava oleo da caixa por cima da caixa, numa junta (parecia uma cola). Então levei ao mecanico que tirou o vazamento e completou o oleo do cambio.
Percebi que o carro não tinha ficado 100%, pois agora quando o carro está quente 1ª marcha arranha um pouco para entrar e a segunda marcha está dura.
Não sei o que pode ser, ja verifiquei o oleo de novo e troquei as buchas de reparo do trambulador mais uma vez. Portanto nao tem nenhuma folga. Sendo que o carro quando desligado as marchas entram facilmente, e quando logo que ligo o carro também?
Alguem tem idéia do que pode ser?
[DÚVIDA] - 1ª Marcha arranha quando o carro está quente
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Embreagem... tem que olhar.
Essas buchas do trambulador paralelas não valem nada. Se o cara só trocou e não regulou novamente... também não resolve,
Essas buchas do trambulador paralelas não valem nada. Se o cara só trocou e não regulou novamente... também não resolve,
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Pois é, dois mecanicos ja falaram que só pode ser na caixa, mas torço para que nao seja.
Não vejo como a caixa teria ido pro pau só por um vazamento de oleo, ainda mais que foi por cima que vazou.
O engraçado que quando o carro está frio, engata tranquilo (sem raspar) a primeira.
Também pensei que pudesse ser embreagem, mas se ela estivesse indo pro pau nao estaria patinando o disco?
Não vejo como a caixa teria ido pro pau só por um vazamento de oleo, ainda mais que foi por cima que vazou.
O engraçado que quando o carro está frio, engata tranquilo (sem raspar) a primeira.
Também pensei que pudesse ser embreagem, mas se ela estivesse indo pro pau nao estaria patinando o disco?
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Tarcisio Kruger, nem sempre... a sua é por cabo. O mecânico deve regular o trambulador e ajustar o cabo. Além de verificar as buchas novamente se forem paralelas.
A questão é que não adianta contar pra ele o que foi feito, tem que deixar ele revisar tudo novamente.
Além disso é sempre bom pedir 2 ou 3 opiniões em oficinas diferentes.
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Fui em vários mecânicos e todos ficaram divididos entre o cambio e a embreagem.
Resultado, resolvi trocar a embreagem para ver se parava de arranhar a 1ª e a ré quando o carro esquenta.
Troque a embreagem, ficou muito macia, estava com a original, e o carro está com 136 mil KM.
Não foi dinheiro colocado fora, mas não resolvi meu problema. Na primeira vez que o carro esquentou percebi que o problema nao tinha acabado.
Toda vez que paro o carro e tento engatar a primeira ou a ré, a marcha arranha.
Detalhe que se eu parar e engatar rapidamente não arranha. É só se eu parar e esperar um pouco, ai é certo que arranha.
O problema que se engatar a marcha logo, tenho que ficar com o pé na embreagem depois até abrir o sinal. E isto diminuirá a vida util da embreagem nova.
O que pode ser o problema?
Já falaram de anel de sincronismo, mas por que a ré arranharia se esta não é sincronizada?
Resultado, resolvi trocar a embreagem para ver se parava de arranhar a 1ª e a ré quando o carro esquenta.
Troque a embreagem, ficou muito macia, estava com a original, e o carro está com 136 mil KM.
Não foi dinheiro colocado fora, mas não resolvi meu problema. Na primeira vez que o carro esquentou percebi que o problema nao tinha acabado.
Toda vez que paro o carro e tento engatar a primeira ou a ré, a marcha arranha.
Detalhe que se eu parar e engatar rapidamente não arranha. É só se eu parar e esperar um pouco, ai é certo que arranha.
O problema que se engatar a marcha logo, tenho que ficar com o pé na embreagem depois até abrir o sinal. E isto diminuirá a vida util da embreagem nova.
O que pode ser o problema?
Já falaram de anel de sincronismo, mas por que a ré arranharia se esta não é sincronizada?
- José Leal
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A ré arranha justamente por não ter o anel sincronizador. E essa ré para frente arranhando é meio crônico nos GM. Tive câmbios F16, F17WR e agora o F15 com comandos via cabo. Se não tomar cuidado, a ré arranha mesmo.
O óleo que vc colocou é o original da caixa? Se não for, pode ser que esteja danificando-a. Se vc não colocou o original GM, o único que é compatível é o Ipiranga Isafluido 556
O óleo que vc colocou é o original da caixa? Se não for, pode ser que esteja danificando-a. Se vc não colocou o original GM, o único que é compatível é o Ipiranga Isafluido 556
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Coloquei óleo original sim.
Só não entendo porque não acontece isso quando o carro está frio.
Será que afina o óleo?
Que tem pouco óleo?
Não sei mais o que fazer.
Só não entendo porque não acontece isso quando o carro está frio.
Será que afina o óleo?
Que tem pouco óleo?
Não sei mais o que fazer.
- José Leal
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Para medir o nível do óleo, tem um bujão que fica na lateral da caixa de câmbio. Retirando esse bujão e colocando um palito (ou o dedo), ele deve sair sujo de óleo.
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Já conseguiu resolver o problema?Tarcisio Kruger escreveu:Senhores, estou com dificuldade de descobrir o defeito no cambio do meu corsa.
É um corsa sedan 1.6 mpfi.
Vou contar todo o caso. Desde que comprei meu carro já usado em 2012 o mesmo apresentava dificuldade de engatar a segunda marcha. Troquei o oleo de cambio colocando oleo vermelho que é da caixa do meu corsa. Não resolveu. Então levei ao mecanico que trocou o trambulador e regulou, ficando perfeito o serviço. Funcionava que era uma maravilha, todas a marchas estavam ok e entravam faceis.
Passado uns 3 meses senti que estava ficando dificil de engatar as marchas e percebi que vazava oleo da caixa por cima da caixa, numa junta (parecia uma cola). Então levei ao mecanico que tirou o vazamento e completou o oleo do cambio.
Percebi que o carro não tinha ficado 100%, pois agora quando o carro está quente 1ª marcha arranha um pouco para entrar e a segunda marcha está dura.
Não sei o que pode ser, ja verifiquei o oleo de novo e troquei as buchas de reparo do trambulador mais uma vez. Portanto nao tem nenhuma folga. Sendo que o carro quando desligado as marchas entram facilmente, e quando logo que ligo o carro também?
Alguem tem idéia do que pode ser?
Tenho um Corsa Wind Sedan e acontece a mesma coisa: quando o motor está quente a primeira arranha. Pra não arranhar, é preciso engatar a segunda pra depois colocar a primeira, assim não arranha. Detalhe, troquei a embreagem e troquei o cabo dela junto. Ficou macia, porém não resolveu o problema.
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