[DÚVIDA] - 1ª Marcha arranha quando o carro está quente

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Tarcisio Kruger
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[DÚVIDA] - 1ª Marcha arranha quando o carro está quente

Mensagem por Tarcisio Kruger »

Senhores, estou com dificuldade de descobrir o defeito no cambio do meu corsa.

É um corsa sedan 1.6 mpfi.
Vou contar todo o caso. Desde que comprei meu carro já usado em 2012 o mesmo apresentava dificuldade de engatar a segunda marcha. Troquei o oleo de cambio colocando oleo vermelho que é da caixa do meu corsa. Não resolveu. Então levei ao mecanico que trocou o trambulador e regulou, ficando perfeito o serviço. Funcionava que era uma maravilha, todas a marchas estavam ok e entravam faceis.

Passado uns 3 meses senti que estava ficando dificil de engatar as marchas e percebi que vazava oleo da caixa por cima da caixa, numa junta (parecia uma cola). Então levei ao mecanico que tirou o vazamento e completou o oleo do cambio.

Percebi que o carro não tinha ficado 100%, pois agora quando o carro está quente 1ª marcha arranha um pouco para entrar e a segunda marcha está dura.

Não sei o que pode ser, ja verifiquei o oleo de novo e troquei as buchas de reparo do trambulador mais uma vez. Portanto nao tem nenhuma folga. Sendo que o carro quando desligado as marchas entram facilmente, e quando logo que ligo o carro também?

Alguem tem idéia do que pode ser?


awaked
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Mensagem por awaked »

Embreagem... tem que olhar.

Essas buchas do trambulador paralelas não valem nada. Se o cara só trocou e não regulou novamente... também não resolve,


Tarcisio Kruger
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Mensagem por Tarcisio Kruger »

Pois é, dois mecanicos ja falaram que só pode ser na caixa, mas torço para que nao seja.
Não vejo como a caixa teria ido pro pau só por um vazamento de oleo, ainda mais que foi por cima que vazou.

O engraçado que quando o carro está frio, engata tranquilo (sem raspar) a primeira.

Também pensei que pudesse ser embreagem, mas se ela estivesse indo pro pau nao estaria patinando o disco?


awaked
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Mensagem por awaked »

Tarcisio Kruger, nem sempre... a sua é por cabo. O mecânico deve regular o trambulador e ajustar o cabo. Além de verificar as buchas novamente se forem paralelas.

A questão é que não adianta contar pra ele o que foi feito, tem que deixar ele revisar tudo novamente.

Além disso é sempre bom pedir 2 ou 3 opiniões em oficinas diferentes.


Tarcisio Kruger
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Mensagem por Tarcisio Kruger »

Fui em vários mecânicos e todos ficaram divididos entre o cambio e a embreagem.
Resultado, resolvi trocar a embreagem para ver se parava de arranhar a 1ª e a ré quando o carro esquenta.

Troque a embreagem, ficou muito macia, estava com a original, e o carro está com 136 mil KM.
Não foi dinheiro colocado fora, mas não resolvi meu problema. Na primeira vez que o carro esquentou percebi que o problema nao tinha acabado.

Toda vez que paro o carro e tento engatar a primeira ou a ré, a marcha arranha.
Detalhe que se eu parar e engatar rapidamente não arranha. É só se eu parar e esperar um pouco, ai é certo que arranha.

O problema que se engatar a marcha logo, tenho que ficar com o pé na embreagem depois até abrir o sinal. E isto diminuirá a vida util da embreagem nova.

O que pode ser o problema?

Já falaram de anel de sincronismo, mas por que a ré arranharia se esta não é sincronizada?


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

A ré arranha justamente por não ter o anel sincronizador. E essa ré para frente arranhando é meio crônico nos GM. Tive câmbios F16, F17WR e agora o F15 com comandos via cabo. Se não tomar cuidado, a ré arranha mesmo.

O óleo que vc colocou é o original da caixa? Se não for, pode ser que esteja danificando-a. Se vc não colocou o original GM, o único que é compatível é o Ipiranga Isafluido 556
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Tarcisio Kruger
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Mensagem por Tarcisio Kruger »

Coloquei óleo original sim.

Só não entendo porque não acontece isso quando o carro está frio.

Será que afina o óleo?

Que tem pouco óleo?

Não sei mais o que fazer.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Para medir o nível do óleo, tem um bujão que fica na lateral da caixa de câmbio. Retirando esse bujão e colocando um palito (ou o dedo), ele deve sair sujo de óleo.
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rafaelcoqueiro
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Mensagem por rafaelcoqueiro »

Tarcisio Kruger escreveu:Senhores, estou com dificuldade de descobrir o defeito no cambio do meu corsa.

É um corsa sedan 1.6 mpfi.
Vou contar todo o caso. Desde que comprei meu carro já usado em 2012 o mesmo apresentava dificuldade de engatar a segunda marcha. Troquei o oleo de cambio colocando oleo vermelho que é da caixa do meu corsa. Não resolveu. Então levei ao mecanico que trocou o trambulador e regulou, ficando perfeito o serviço. Funcionava que era uma maravilha, todas a marchas estavam ok e entravam faceis.

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Percebi que o carro não tinha ficado 100%, pois agora quando o carro está quente 1ª marcha arranha um pouco para entrar e a segunda marcha está dura.

Não sei o que pode ser, ja verifiquei o oleo de novo e troquei as buchas de reparo do trambulador mais uma vez. Portanto nao tem nenhuma folga. Sendo que o carro quando desligado as marchas entram facilmente, e quando logo que ligo o carro também?

Alguem tem idéia do que pode ser?
Já conseguiu resolver o problema?
Tenho um Corsa Wind Sedan e acontece a mesma coisa: quando o motor está quente a primeira arranha. Pra não arranhar, é preciso engatar a segunda pra depois colocar a primeira, assim não arranha. Detalhe, troquei a embreagem e troquei o cabo dela junto. Ficou macia, porém não resolveu o problema.


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