[DÚVIDA] - AINDA A MALDITA VIBRAÇÂO EM MARCHA LENTA

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
RenanB.A
:: Super ::
Mensagens: 96
Registrado em: Sábado 12 2011f Novembro 2011 10:15:38 AM
Localização: Santo Ângelo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanB.A »

Falei com outro mecânico essa semana e ele verificou o motor e comprovou que o funcionamento dele está perfeito, porém me questionou sobre os calços do motor e fomos descobrir que o calço da caixa de câmbio não é original... apesar de ser novo...

segundo ele nesse caso a consistência da borracha pode ser maior que o normal (do original) reduzindo muito a absorção das vibrações naturais do motor, e passando para a carroceria bem mais do que deveria!

Contou-me também que ele teve um caso de um vectra em todos os calços eram novos porém não originais, e quando acelerava tremia até os bancos... o problema foi resolvido com a substituição dos calços por originais o problema desapareceu!!!

Vou trocar esse calço e posto os resultados!!!
"Corsa: um carro, uma experiência, um tesouro"

Agora corsa MPFI 1.0 1999 4p AC
Antes Corsa EFI 1.0 1996 2p Basico
Marcelo | Classic03
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quarta-feira 23 2012f Maio 2012 06:29:48 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcelo | Classic03 »

RenanB.A, sorte ai!! Tomara que seja esse o problema e de fim nesse bendito problema.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

RenanB.A escreveu:Falei com outro mecânico essa semana e ele verificou o motor e comprovou que o funcionamento dele está perfeito, porém me questionou sobre os calços do motor e fomos descobrir que o calço da caixa de câmbio não é original... apesar de ser novo...

segundo ele nesse caso a consistência da borracha pode ser maior que o normal (do original) reduzindo muito a absorção das vibrações naturais do motor, e passando para a carroceria bem mais do que deveria!

Contou-me também que ele teve um caso de um vectra em todos os calços eram novos porém não originais, e quando acelerava tremia até os bancos... o problema foi resolvido com a substituição dos calços por originais o problema desapareceu!!!

Vou trocar esse calço e posto os resultados!!!
É possível.
andrebatagelo
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Quinta-feira 16 2010f Setembro 2010 05:15:05 PM
Localização: Araçatuba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andrebatagelo »

Salve Galera,

Sobre esta questão dos calços originais, uma dúvida:

Há diferença entre o coxim vendido nas auto peças como sendo original (no caso o axios) para os vendidos em concessionária, no caso a peça genuína?

Pois consultei outro mecânico hoje pela manhã e o mesmo me disse que a vibração na qual eu reclamei é devido a problema nos coxins.

Valeu!
RenanB.A
:: Super ::
Mensagens: 96
Registrado em: Sábado 12 2011f Novembro 2011 10:15:38 AM
Localização: Santo Ângelo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RenanB.A »

Pessoal.. depois de muitos mecânicos, a resposta!

Tive que trocar o coxim do lado direito do motor, apesar de te-lo trocado a 12.000 atras...

Eu tinha colocado um axios... mas pra minha surpresa, la estava ele, estourado!
Como o meu carro é 99 com ar, vai aquele calço encaixado dentro da longarinha. é dificil até mesmo de enxergar ele. Como eu relatava que o calço era novo os "mexânicos" nem davam atenção para isso e começavam achar outros defeitos

Teve um que me disse que o motor estava rajando (mas eu sabia que o motor era novo pois eu havia feito a pouco) e outro me disse que eu teria que me acostumar com a vibração hahahahahahaha...

Ate que um bendito resolveu investigar melhor e me afirmou, é o calço direito... fiz o serviço e ficou top!!
Lá se foram 250 pratas... por causa de uma peça nova de má qualidade!

Em breve posto fotos do coxim arrebentado pra vocês verem...

vlw
"Corsa: um carro, uma experiência, um tesouro"

Agora corsa MPFI 1.0 1999 4p AC
Antes Corsa EFI 1.0 1996 2p Basico
Rodman
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 19 2011f Fevereiro 2011 08:47:40 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodman »

Boa tarde. Eu também estou com essa bendita vibração no volante.

Tudo começou quando eu tive a péssima idéia de verificar até quanto de veloc. o meu corsinha 1.0 2003 (molelo novo) chegava. Já que aproveitei que estava na Dutra, pisei o pé no acelerador.

Para um carro 1.0 até que ele se saiu bem chegando a incríveis 155 km/h. Porém assim que reduzi a velocidade senti que o carro não estava mais o mesmo. Percebi um aumento na vibração do motor. Para quem tem um carro a muito tempo sabe identificar as mínimas alterações que possam ocorrer. Já fiz a troca dos coxins do motor colocando os mesmos originais, troca de cabo de velas e também das velas e nada dessa vibração(tensão) do motor diminuir, o que ocasiona também a vibração do volante fazendo o mesmo até fazer barulho.

É muito frustante lembrar que um dia tive um carro que tinha um motor que funcionava sereno. Não se percebia nem que o motor estava ligado! As vezes eu tinha que olhar para o conta-giros para verificar que o motor estava realmente em funcionamento.

Alguém teria alguma dica a dar? Será que houve algum desbalancemento do motor?

Agradeço qualquer ajuda.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Rodman, não vejo como velocidade possa fazer isso. Afinal, o motor gira alto em primeira marcha, segunda, quarta... se fosse a esticada não aconteceria em quinta marcha, o motor gira a mesma coisa já nas marchas anteriores.

Acredito que ficou impressionado com a situação e percebeu algo que já estava ali. Só investigando, por texto aqui complica. O fato é que sem dúvida alguma tem solução.

Um motor não desbalanceia assim, não tem como.

Outra possibilidade é que nessa sua esticada, acabou dando um tranco na troca de marchas e a correia pulou dente. Aí o motor fica áspero quando é pouca coisa. Mas de novo, se foi isso poderia ter acontecido até passando em lombada. E se aconteceu é porque a correia já está pela hora da morte.
Rodman
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 19 2011f Fevereiro 2011 08:47:40 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodman »

Obrigado por sua resposta awaked.

Já fiz quase tudo para tentar reverter essa trepidação e não havia pensado na correia.

Tenho percebido que quando o motor gira em alta ( acima de 4.500 RPM) sinto um cheiro de borracha queimada. Irei providenciar uma troca da correia juntamente com o esticador e também colocar o coxim frontal do motor modelo original. O modolo que coloquei foi um reforçado que vende no Mercado Livre.

Depois posto os resultados. Obrigado
Rodman Runner
Rodman
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 19 2011f Fevereiro 2011 08:47:40 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodman »

Olá a todos!
Estamos sempre sujeitos a passar por velhos problemas...
Há 4 anos foi a minha última postagem neste tópico relatando uma vibração no motor 1.0 de um Corsa 2003 que eu tive. Acabei vendendo o mesmo com essa bendita vibração, pois na época não tinha conhecimento suficiente para tentar outras alternativas. De lá pra cá já tive um Ônix LTZ 2014, fiquei com ele apenas 10 meses e atualmente estou com um Astra Hatch 2p 2.0. E adivinhe o que aconteceu???? Após um tranco em primeira marcha :oops: seguido de grande estalo no motor o mesmo passou a vibrar... Foi nitidamente percebido no volante após virar a chave na ignição. Antes o motor funcionava sereno. Nem se percebia que o carro estava ligado!
Como percebo que isso é algo que incomoda a muitos resolvi relatar este fato. Apenas para conhecimento de todos, já troquei todos os coxins(calços) do motor por originais/Axios, já fiz retífica e nada da vibração parar. Sou capaz de dizer que depois da retífica passou até vibrar um pouco mais. A minha última alternativa será pedir ao mecânico para desmontar o motor novamente para que eu possa levar em uma outra retífica que faça o serviço de balanceamento de EIXO e de VOLANTE de motor. Após pesquisar bastante na internet, inclusive aqui no site, só posso chegar a conclusão que o eixo e/ou volante estão desbalanceados. Vou tomar essa atitude porque, infelizmente, aonde o meu mecânico levou o motor para retificar, não há aparelho para verificar se o eixo ou volante estão balanceados. É a tal economia porca que essas retíficas fundo de quintal costumam fazer.
Fica aí a minha dica e relato. Depois retorno aqui com o resultado.
Rodman Runner
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc fala tranco pro carro pegar?
Dífícil ocorrer algo com o motor...mais provável algo com a caixa ou suspensão.

Vc pode desacoplar a caixa e avaliar...
Vc já viu se o motor tá sincronizado e sem folgas nas polias? A força na dentada pode ter provocado alguma diferença...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”