[DÚVIDA] - Qual a cambagem correta do corsa wind 98 original?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

andando não tem como medir nada mesmo na suspensão, so disse q ao andar ela passa de negativa a positiva conforme o curso da suspensão.....é preciso ajustar levando em conta a "deformação"
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


luiz c
:: Super ::
Mensagens: 64
Registrado em: Domingo 01 2012f Julho 2012 01:40:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por luiz c »

A entendi vlw pelos esclarecimentos


juniorbortolotto
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 26 2013f Julho 2013 11:19:57 PM
Localização: Palhoça - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por juniorbortolotto »

Boa noite galera, !
Troquei os pneus e fiz "arrumei" a cambagem, conforme o "técnico" me orientou...
Gastei 45 pila por roda (90 reais a mais no alinhamento)
beleza, pneus novos, balanceamento impecável, fui rodar.Não estava atrasado nem por isso costume correr sempre, mas as vezes coloco um 180 na reta por gostar apenas, bom aconteceu que quando fui frear por estar se aproximando de outros carros, quase fui parar no saco preto, quase mesmo galera, meu corsa se rebolou todo e meu sangue gelou. por sorte ainda tinha espaço pra tirar o pé do freio e deixar ele baixar a velocidade sem frear, estava a 180 e ele nuca havia feito isso antes, depois disso pude notar que ele esta totalmente sem estabilidade, não consigo passar de 120 que ele parece sair do meu controle de tao "leve" que fica.
Bom, vamos, lá, não voltei lá no"técnico" ainda, pois gostaria de ter conhecimento de causa pra reivindicar uma explicação, pois fui chato e perguntei 2 vezes, antes de deixar ele colocar o "ciborgue" nas duas roda, se era isso mesmo o procedimento certo a se fazer..
ele disse que a roda esquerda estava com 2° e a direita com 1,5° e então colocou as 2 com 0,5°
agora não sei se foi os pneus novos que coloquei na traseira ( General 185/60/14 ) ok , ok meio tabajara...mas... ou essa cambagem que quase me levou pra vala, lembrando que na dianteira estou com dois Michelin Energy , meu carro é rebaixado e a cambagem foi feita na dianteira,
Então galera, estou compartilhando meu susto e ao mesmo tempo pedindo uma ajuda, pois se alguém poder me dizer algo que possa fazer no meu caso, fico muito grato.

Muito Obrigado por qualquer ideia ou resposta.
Muito Obrigado !


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

juniorbortolotto escreveu:Boa noite galera, !
Troquei os pneus e fiz "arrumei" a cambagem, conforme o "técnico" me orientou...
Gastei 45 pila por roda (90 reais a mais no alinhamento)
beleza, pneus novos, balanceamento impecável, fui rodar.Não estava atrasado nem por isso costume correr sempre, mas as vezes coloco um 180 na reta por gostar apenas, bom aconteceu que quando fui frear por estar se aproximando de outros carros, quase fui parar no saco preto, quase mesmo galera, meu corsa se rebolou todo e meu sangue gelou. por sorte ainda tinha espaço pra tirar o pé do freio e deixar ele baixar a velocidade sem frear, estava a 180 e ele nuca havia feito isso antes, depois disso pude notar que ele esta totalmente sem estabilidade, não consigo passar de 120 que ele parece sair do meu controle de tao "leve" que fica.
Bom, vamos, lá, não voltei lá no"técnico" ainda, pois gostaria de ter conhecimento de causa pra reivindicar uma explicação, pois fui chato e perguntei 2 vezes, antes de deixar ele colocar o "ciborgue" nas duas roda, se era isso mesmo o procedimento certo a se fazer..
ele disse que a roda esquerda estava com 2° e a direita com 1,5° e então colocou as 2 com 0,5°
agora não sei se foi os pneus novos que coloquei na traseira ( General 185/60/14 ) ok , ok meio tabajara...mas... ou essa cambagem que quase me levou pra vala, lembrando que na dianteira estou com dois Michelin Energy , meu carro é rebaixado e a cambagem foi feita na dianteira,
Então galera, estou compartilhando meu susto e ao mesmo tempo pedindo uma ajuda, pois se alguém poder me dizer algo que possa fazer no meu caso, fico muito grato.

Muito Obrigado por qualquer ideia ou resposta.
a tabela ta logo no começo, se foi deixado com 0,5 esta dentro da faixa correta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


aast
:: Millennium ::
Mensagens: 198
Registrado em: Quarta-feira 19 2013f Junho 2013 12:23:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aast »

Galera,

Vou aproveitar a deixa!!!

No Wind do meu MLk. trocamos quase que geral na suspensão, Amort./ Kits / Molas Cangoo / Pivos / Ponteiras / Axiais e Bucha das Balanças porem no alinhamento informaram que teria de efetuar o Caster da roda diant. esquerda em um bom Lanterneiro ou na Monobloco (Emp. reparos em Chassis).

O fato não e deixar de executar o serviço mas, a duvida se realmente está na longarina o problema,..........::? pois o carro nunca bateu.

No laudo apresentado consta -0º07" na esq. e +0º54" na dir. com a informação que teria que corrigir a longarina do lado esquerdo, cerca de 01,cm a frente.

Em casa medimos a distancia entre as rodas diant. e traz. (Entre a ponta dos eixos) de ambos os lados e achamos exatos 2,43/7 m.m. nos dois lados.

Entendo que o caster e a inclinação posit. ou negat. do angulo de trabalho do amortecedor mas,..........

Seria normal em um único dos lados, ter uma distancia menor ou maior entre a roda diant. e traz :?:

Pois se adiantar os 01,cm ficarão com distancias desiguais, a Esq. passaria p/ 2,44/7 ficando a Dir. com 2,43/7 :o

Estaria "eu" errado na maneira de pensar :?:

As únicas peças que não trocamos foram, os morceguinhos e as balanças.

Poderiam estas ocasionar esta diferença no caster :?: :?: :?:


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Cara, pode haver diferença e medir em casa é bem falho. A uma movimentação que não tem como compensar sem aquelas sapatas abaixo dos pneus no momento do alinhamento.

Na dúvida peça pra verificarem em outra empresa o alinhamento.

Um buraco pode tirar tudo do lugar. O carro está com você desde 0 km? Tem gente que tem o hábito de apoiar a roda no meio fio, isso também é ruim.


aast
:: Millennium ::
Mensagens: 198
Registrado em: Quarta-feira 19 2013f Junho 2013 12:23:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aast »

awaked escreveu:Cara, pode haver diferença e medir em casa é bem falho. A uma movimentação que não tem como compensar sem aquelas sapatas abaixo dos pneus no momento do alinhamento.

Na dúvida peça pra verificarem em outra empresa o alinhamento.

Um buraco pode tirar tudo do lugar. O carro está com você desde 0 km? Tem gente que tem o hábito de apoiar a roda no meio fio, isso também é ruim.

Pois e Doido,

O carro e como se fosse nosso desde zero!!! era de um amigo que mora ao lado, e acompanho desde a saída da cc., alias, já ate efetuei algumas manutenções nele antes de ser nosso, mas confesso que nunca me interessei mas a fundo sobre suspensão.

Minha duvida maior se da sobre o conjunto, Morceguinho / barra tencionadora que sustenta a balança / balança, pois, posso estar muito errado, mas tenho a impressão que esta barra e o morceguinho ajudam em sustentar o posicionamento da balança com relação ao angulo de trabalho do amortecedor :?: :?: :?:

Por isso não tenho certeza se haveria algum tipo regulagem ou se algum empeno nesses, pudessem vir a comprometer na regulagem do caster, do tipo como estes por ti citado, como o de apoiar a roda nos meios fios, ou de pancadas nas enormes crateras de nossas ruas.

Sou meio que bolado com esses ("Profissionais") alinhadores pois, perdi um par de Michelim Energi 215x55x16 de meu Linea em 04 meses, sem contar umas trocentas vezes em que fui a diversos alinhadores reclamando que o bichinho cantava mais nas curvas, do que muito cantor de sucesso.

Teve um desses que conseguiu a proeza de colocar o Línea pra cantar ate nas retas acima dos 140Km. em plena L. amarela.

O pior e que quando você volta pra reclamar, os caras já te olham emburrando a cara como se fosse você que estivesse errado ou imaginando coisas.

O cara que conseguiu dar jeito no Línea, não trabalha mais na loja e la, não me informaram pra onde ele foi trabalhar, infelizmente este e um setor que e difícil de se achar profissionais ("bons no serviço e honestos com os proprietários"), e como na grande maioria somos leigos tecnicamente, e sendo eles comissionados ou por mera imposição do dono para obter maior lucro, condenam desnecessariamente um monte de peças e dificilmente nos esclarecem sobre a real condição técnica, e quais foram e como deixaram nossos carros os quais, só percebemos os erros do serviço, em dificuldade na dirigibilidade ou quando já comprometido o desgaste no pneu.

De qualquer forma te agradeço, segunda vou conversar com um lanterneiro de confiança e ver a opinião dele sobre esta diferença apontada.

Não achei caro ($$$) o orçamento, R$300,00 para o serviço na Monobloco, como citei, a duvida e se estarei fazendo a coisa certa.

Vlw.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas é fácil, pq o cara da loja não inventou q ia acertar o castar la mesmo, te cobrar e não fazer nada?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


aast
:: Millennium ::
Mensagens: 198
Registrado em: Quarta-feira 19 2013f Junho 2013 12:23:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aast »

SemControle escreveu:mas é fácil, pq o cara da loja não inventou q ia acertar o castar la mesmo, te cobrar e não fazer nada?

Bom, acho "eu" que, (02) dois foram os motivos.

1º- Troca de quase todos os itens da suspensão-( Coluna de Amort. completas e molas, Pivôs, Ponteiras, Axias, Buchas da Balança) e ai fica difícil condenar peças zero bala e originais, e sendo assim de que forma se justificaria desempeno na coluna do amort. :?: Sou leigo mas não sou Burro. rsrsrsrsrrsrs


2º- Longe de acusar, ate porque e apenas uma duvida a qual estou tentando entender e me esclarecer melhor sobre o assunto, e por isso procurei auxilio aqui pois, pode ser que alguém com esclarecimentos maiores que os meus, possa me ajudar e me fazer entender masssss, quanto ao segundo motivo pode ser que, a comissão da empresa indicada por ele (alinhador) seja maior e melhor, já que com tudo novo não teria como ele cobrar uma maior mão de obra. :?:

Na verdade doido, o que postei não foi proposital para desmoralizar, falar mal, ou culpar a ninguém ou ha alguma categoria, acho "eu" apenas que, poucos profissionais desta área compreendem que, mesmo seguindo uma linha de montagem cada unidade de carro apos uso tem um comportamento diferente e que, cada um necessita de regulagem especifica e própria, poucos são aqueles que conseguem compreender que mesmo existindo tabelas de fabricação, cada caso e um caso, na maioria aplicam os padrões fornecidos ou ao pé da letra, ou por conveniência ou por preguiça, esquecem os ensinamentos que lhe são ministrados nos cursos ou talvez não se atentem a essas particularidades. isso sem falar dos equipamentos os quais em muitos não recebem aferições periódicas e necessárias para prestar uma exata aferição de alinhamento.

Citei os fatos apenas com intuito de esclarecer os motivos de minhas duvidas, e isso se deu em algumas experiencias que tive nesta área, não generalizo mas, pelo que escuto acho que, não só fui "eu" quem passou por situações parecidas e desagradáveis nesta área, basta conferir as inúmeras reclamações dos diversos "Center's Car", os quais, condenam ate a Mâe se bobear.

Abs.


aast
:: Millennium ::
Mensagens: 198
Registrado em: Quarta-feira 19 2013f Junho 2013 12:23:28 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por aast »

SemControle escreveu:mas é fácil, pq o cara da loja não inventou q ia acertar o castar la mesmo, te cobrar e não fazer nada?

Doido,

Sem querer criar maiores problemas, ate porque o que mas preciso e de ajuda, da uma olhada no que em minha busca achei por aqui, e que, endossa o que expressei acima.

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... f9f74159fd



:thumbup: :thumbup: :thumbup:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”