[DÚVIDA] - É possível adaptar Direção elétrica ou eletrohidráulica?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Perez
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Julho 2012 10:52:34 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leonardo Perez »

awaked escreveu:Sim, sei, gosto muito. Não sabia que de tratava de um carro pra isso. Não lembro de ter lido essa informação anteriormente.

Simples sim, porém numa corrida pode não ser possível se resolver atrasar a freada para ultrapassar. Depende um pouco do estilo mesmo isso varia mesmo entre pilotos de F1.

"Fraco" me refiro a característica dentro do profissionalismo, em categorias mundiais existem pilotos com deferentes tocadas. Mesmo dentro da mesma equipe na F1 existe diferença entre o método curva preferido de cada piloto. Por isso Hamilton é rápido e acaba com pneus muito antes que o Button, por exemplo. Cada piloto tem sua limitação, perfeição nem no carro nem no piloto. O ideal é equilibrar e reduzir os pontos fracos compensando nos fortes.

Eu partiria para uma assistência, ainda mais em trackdays, o importante é a diversão. Se a grana permite manda bala numa elétrica, faz o teste com o carro de algum camarada que tenha pra ajudar na sua dúvida.

____________________________________________________

Pergunto, o que achou do Cruze? Está original? É automático? Foi bem?
Perdão, erro meu, descrevi meu carro no meu perfil como para Track Days, porém aqui no tópico falei que é carro de corrida... Não fui bem claro, na verdade sou amador total e não tenho grandes pretensões a não ser me divertir com os amigos eventualmente, num custo mais baixo que usar meu carro de dia a dia ou mesmo correr uma temporada de turismo...

Quanto a técnica agora sim, concordo plenamente com vc, o caráter subjetivo determina a tocada, mas dá pra ser rápido tocando agressivamente ou mais "redondo"... É meramente subjetivo, cada um anda da maneira q achar melhor.

Cruze é um carro espetacular, o meu é um LT com câmbio manual, 140 hps original, anda bem, faz 10 km/l de gasoroba, manutenção ao meu gosto... Não tenho do que reclamar, recomendo!

Fiz 2:51.7 aqui em Brasília, pra um carro de 1400 kgs está bom, não sou mesmo piloto de ponta... haha

Vou atrás de solução e posto aqui, qq novidade deixo avisado.

Depois abro um post em preparação sobre meu carro, tenho tudo feito pra pista... Freios, suspensão, alívio, e o motor é top, dificílimo de achar e só conheço outros dois iguais...


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Isso posta sim, até pela curiosidade.

E a velocidade do Cruze? Vai bem até 180 ou o motor 1.8 x peso é pouco pra isso?


RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Fiquei curioso para saber mais detalhes a respeito deste motor q vc utiliza, se puder detalhar seria interessante saber como foi feito para atingir essa cavalaria aspirado.


Avatar do usuário
Leonardo Perez
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Julho 2012 10:52:34 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leonardo Perez »

awaked escreveu:Isso posta sim, até pela curiosidade.

E a velocidade do Cruze? Vai bem até 180 ou o motor 1.8 x peso é pouco pra isso?
180 ele chega fácil, fácil, o Ecotec é um motor bom, não pede arrego, mas depois disso o bicho pega, já botei 200, mas em descida...

Tudo bem, é um carro pesado, mas em termos de ganho de conforto e design ele espanca o Vectra (astra lá fora)


Avatar do usuário
Leonardo Perez
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Julho 2012 10:52:34 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leonardo Perez »

RogerMansur escreveu:Fiquei curioso para saber mais detalhes a respeito deste motor q vc utiliza, se puder detalhar seria interessante saber como foi feito para atingir essa cavalaria aspirado.
Abri um tópico na área de preparação:

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 866#849866[/url]


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Leonardo Perez escreveu:
SemControle escreveu:perder por perder tanto na hidraulica tradicional ou na eletrica vai ter perda....
a questao é $$$
brigar com o volante, sinceramente, vai manter a briga da mesma forma, so vai perder um pouco da sensibilidade saindo da mecanica
a questao é clara, a briga com o volante pode surgir de N questoes q causam desequilibrio, nao é exclusivo do tipo de direcao...se é so esperando nao brigar com o volante, pode investir em mais 10hps

o TD dai em nivel amador ta assim, carro depenado, gaiola e tudo mais, nem quero ver o nivel pro....
Hidráulica comum ligada ao vira perde bem mais, acredite...

Como disse vou montar uma caixa de direção mais direta, não quero dar tantas voltas no volante e partir pra essa "briga", porém o esforço do piloto será maior, basta lembrar das lições de torque e momento dinânimo que todos tivemos no segundo grau... A assistência vai amenizar um pouco isso... Mas enfim, talvez nem precise, meu carro é bem leve e equilibrado...

Seria uma questão interessante se eu conseguisse, vai que descubro algo legal num preço aceitável, serviria para muitos...

Aqui em Brasília tem o Piquet que corre num Ford GT de 700 cavalos, um amigo corre num Nissan GTR com kit P800, Golf de 500 hps e setup de pista... Sou um dos mais fracos e que menos gastou...

Depenar um carro pra circuito é algo básico, afinal o tempo todo vc está tentando vencer a inércia, melhor pra acelerar, melhor para freiar... Prefiro isso do que ganhar HPs, já acho esse Spiess de Fórmula 3 um absurdo, além do que preciso...

Alias, deveria ver que aqui ainda somos MUITO amadores, tem verdadeiros carros de corrida no Brasil afora...
essa direta pode melhorar bem pra um circuito bem travado, mas menos curso no volante, mais força, mesmo sendo leve o carro tem a questao da velocidade e curva vai contribuindo para o peso...

pense num proximo passo unir as 2 coisas entao, a eletrica com o uso da caixa direta, se as pressoes necessarias no sistema permitirem, acho q vem um conjunto muito bom ai dessa mistura...

TD por TD apenas pra diversao, ja vi muita gente por carro de rua, do jeito q usa diariamente pra andar pra ver a questao de durabilidade, pra aprender a buscar o maximo do carro apenas pra conhecimento e saber o q tem na mao, e nao precisa nem ser carro de grande motor nao....carros dos mais simples q se ve todo dia....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Leonardo, Sinceramente, se o problema é a briga com o volante, ach oque a direção não vai ajudar muito. Não seria mais interessante um controle de tração?

Quanto a curva, pelo que sei, a mais eficiênte que existe é entrar rápido e sair rápido! assim como fazem os pilotos de WRC em curvas fechadas, ou seja, Drift! KKK

Um abraço e está show o seu carro! Parabéns!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Farleytufao escreveu:Leonardo, Sinceramente, se o problema é a briga com o volante, ach oque a direção não vai ajudar muito. Não seria mais interessante um controle de tração?

Quanto a curva, pelo que sei, a mais eficiênte que existe é entrar rápido e sair rápido! assim como fazem os pilotos de WRC em curvas fechadas, ou seja, Drift! KKK

Um abraço e está show o seu carro! Parabéns!
é muito questao de estilo de pilotagem......
tem cada um mais sem nocao q o outro....tem até quem consiga escorregar a traseira com tracao na dianteira :twisted:
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

SemControle escreveu: é muito questao de estilo de pilotagem......
tem cada um mais sem nocao q o outro....tem até quem consiga escorregar a traseira com tracao na dianteira :twisted:
Sim sim. este último exemplo é o famoso drift de inércia! é para poucos!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

quem nao se lembra do piquet ultrapassando o senna fazendo um drift ;)
nem sempre curva toda redondinha bonitinha é a melhor maneira de contornar....
vai realmente muito do estilo de cada um e de conhecer os limites do conjunto.....
pra quem for muito novo segue a ultrapassagem
http://videos.sapo.pt/zzjCITO0hsKZjE293AD1
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”