[DÚVIDA] - É possível adaptar Direção elétrica ou eletrohidráulica?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
Leonardo Perez
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Julho 2012 10:52:34 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - É possível adaptar Direção elétrica ou eletrohidr

Mensagem por Leonardo Perez »

Fala galera,

Gostaria de instalar direção assistida no meu corsa de corridas, porém tenho o seguinte problema: não posso instalar bomba hidráulica na polia do motor, afinal é um aspirado e roubaria parte considerável da potência.

Pensei em duas soluções:

1) Direção elétrica: ouvi dizer que um cara instalou esse tipo no Paraná, importou tudo da inglaterra e a direção é progressiva.

2) Usar uma bomba elétro-hidráulica do Astra para dar pressão no sistema, porém não sei se é possível, que tipo de adaptação posso fazer.

Gostaria de saber se alguém aqui já fez isso para me dar um suporte.

Grande abraço!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

as 2 saidas vao resultar em perdas da mesma forma....energia precisa alternador
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Leonardo Perez
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Julho 2012 10:52:34 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leonardo Perez »

SemControle escreveu:as 2 saidas vao resultar em perdas da mesma forma....energia precisa alternador
Não na mesma proporção... Há de se entender que os dispositivos elétricos vão consumir apenas o necessário para a ocasião, principalmente na direção progressiva...

Entendo que há uma pequena perda, mas pouca perante a vantagem da implementação desse sistema...

Além disso todo o sistema elétrico original do carro foi retirado e confeccionado um chicote bem mais simples, específico para carro de corrida...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao sei, acho q essa questao dei fazer um chicote simples nao alivia la grande coisa, afinal os consumidores de energia estao la, e consumindo da mesma forma q um carro original....
precisa ver o qnt essa bomba eletrica consome...so uma bomba eletrica de combustivel consumir e uma central vai seus 15~30A ja é bastante e mesmo assim a pressao na linha mantida e sistemas vitais sao mantidos....tudo vai depender de qnt se consome no sistema pra direcao.....

mas uma coisa vai contra outra tmb....o conforto ou luxo de uma direcao levinha, mais o peso q isso tras e um carro esportivo ou de corrida como queira, os modelos de serie esportivos realmente ja vinham podados de muitos "luxos" em nome da esportividade...é outra coisa q tem q ser pensada....
ja vi muitos carros ser apenas 2 portas, sem vidro eletrico/travas, sem direcao, sem ar, manual pelo peso e esportividade....ai é uma coisa q puxa outra, alivia peso, alivia o consumo eletrico

por experiencia propria, vim de um corsa pregado no chao e sem direcao, pra um golf original, a unica diferenca era pra manobrar, andando nao tinha qq diferenca, na hora de fazer curvas nao via nada de diferente....
seria um recurso realmente necessario? vale o $$$ e as perdas q vai causar?
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Leonardo Perez, na stockcar usam bomba elétrica se não me engano. Mas olha o nível!
Que tipo de competição espera?

Se é piloto sabe que equilíbrio e um bom freio contam mais do que 1 ou 2 cv's.
Um bom piloto precisa de um bom freio, quanto menos usá-lo e maior a eficiência no curto espaço disponível melhor. Não existe carro perfeito por si, existe o ideal pra situação esperada (o tipo d piloto). Tem piloto fraco de curva que precisa de motor e tem piloto bom que prefere perder 0,5 kgfm e ter direção assistida.

No seu caso, o que quer do carro? Que tipo de competição? Qual seu estilo de pilotagem? Entra mais rápido na curva e sai mais lento ou entra mais na manha e sai bem tracionado? Que tipo de pneu espera usar? Qual sua experiência?

Nunca pilotei um Corsa assim para competição mas normalmente as baterias são curtas, a direção é tão pesada assim? Um progressiva em velocidade é dura mesmo, a diferença fica só em baixas e ainda tem variações no ajuste, como pesar apenas acima de 80 km/h ou 140 km/h dependendo do que se espera do comportamento dela. Aí entram os circuitos que serão usados, curvas de alta ou baixa... vale a pena será?


Avatar do usuário
Leonardo Perez
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Julho 2012 10:52:34 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leonardo Perez »

SemControle escreveu:nao sei, acho q essa questao dei fazer um chicote simples nao alivia la grande coisa, afinal os consumidores de energia estao la, e consumindo da mesma forma q um carro original....
precisa ver o qnt essa bomba eletrica consome...so uma bomba eletrica de combustivel consumir e uma central vai seus 15~30A ja é bastante e mesmo assim a pressao na linha mantida e sistemas vitais sao mantidos....tudo vai depender de qnt se consome no sistema pra direcao.....

mas uma coisa vai contra outra tmb....o conforto ou luxo de uma direcao levinha, mais o peso q isso tras e um carro esportivo ou de corrida como queira, os modelos de serie esportivos realmente ja vinham podados de muitos "luxos" em nome da esportividade...é outra coisa q tem q ser pensada....
ja vi muitos carros ser apenas 2 portas, sem vidro eletrico/travas, sem direcao, sem ar, manual pelo peso e esportividade....ai é uma coisa q puxa outra, alivia peso, alivia o consumo eletrico

por experiencia propria, vim de um corsa pregado no chao e sem direcao, pra um golf original, a unica diferenca era pra manobrar, andando nao tinha qq diferenca, na hora de fazer curvas nao via nada de diferente....
seria um recurso realmente necessario? vale o $$$ e as perdas q vai causar?

Bemmm, vamos lá...

Meu carro não tem mais painel, não tem acendedor de cigarros, não tem luz de cortesia, não tem caixa de fusíveis, etc, etc, etc...

Imagem

Interior vai ser todo aliviado, o carro deve pesar no final entre 750 e 800 kgs

Meu motor é um C20XE da Spiess feito para Fórmula 3, 266 hps no motor, naturalmente aspirado.

Imagem

Então perder um pouco de potência para gerar energia é algo que posso fazer...

Como disse antes esse é um carro somente para track days, no circuito de Brasília, beleza, poucas curvas de média e alta velocidade, porém penso em circuitos mais travados, como Goiania, Fazenda Capuava, onde quero evitar muitas brigas com o volante:

[youtube]sII7cFVHVXg[/youtube]

Trabalhar a caixa de direção pode ser legal para tornar a direção mais direta, no entanto aumenta o esforço ao volante, por isso questiono o uso de direção assistida.

Se pergunto aqui pra galera se alguém já trilhou esse caminho é justamente fazer uma havaliação de custo, trabalho e viabilidade, vc perguntou o que perguntei na abertura do tópico.

Não sou piloto, sou AMADOR, acho impostante salientar...


Avatar do usuário
Leonardo Perez
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Julho 2012 10:52:34 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leonardo Perez »

awaked escreveu:Leonardo Perez, na stockcar usam bomba elétrica se não me engano. Mas olha o nível!
Que tipo de competição espera?

Se é piloto sabe que equilíbrio e um bom freio contam mais do que 1 ou 2 cv's.
Um bom piloto precisa de um bom freio, quanto menos usá-lo e maior a eficiência no curto espaço disponível melhor. Não existe carro perfeito por si, existe o ideal pra situação esperada (o tipo d piloto). Tem piloto fraco de curva que precisa de motor e tem piloto bom que prefere perder 0,5 kgfm e ter direção assistida.

No seu caso, o que quer do carro? Que tipo de competição? Qual seu estilo de pilotagem? Entra mais rápido na curva e sai mais lento ou entra mais na manha e sai bem tracionado? Que tipo de pneu espera usar? Qual sua experiência?

Nunca pilotei um Corsa assim para competição mas normalmente as baterias são curtas, a direção é tão pesada assim? Um progressiva em velocidade é dura mesmo, a diferença fica só em baixas e ainda tem variações no ajuste, como pesar apenas acima de 80 km/h ou 140 km/h dependendo do que se espera do comportamento dela. Aí entram os circuitos que serão usados, curvas de alta ou baixa... vale a pena será?

Awaked, se vc sabe o que é Track Day sabe que não há competição...

Se vc já pilotou, ou até jogou Gran Turismo no Playstation sabe que a primeira coisa que se aprende é que em curva vc "entra devagar e sai rápido", que é a maneira mais simples de contornar uma curva no menor tempo possível...

Se vc já pilotou sabe que é melhor tirar 50 kgs do seu carro que aumentar 50 hps...

Se o piloto (quando vc fala piloto eu entendo que é profissional) é fraco de curva, sinto para ele, pq nas competições normalmente a potência dos carros é bem equilibrada, além disso potência não adianta em nada se o cara não sabe utilizar...

Atualmente tenho um jogo de Toyou R888 195/55 calçados em rodas Enkey RPF 1 aro 15, porém pretendo usar slicks

Sou meramente um apaixonado e amador, participei de alguns track days com diversos carros: BMW M3, Civic SI, Saveiro, Marea, etc...

Busco uma tocada mais redonda, menos agressiva, na medida do possível, como no vídeo q fiz no meu Cruze (tão tranquilo q até o rádio estava ligado):

[youtube]oOzkHePxDLs[/youtube]

Só quero montar meu carro, nada mais... E gostaria de um pouco de ajuda, mas está difícil... Fiz uma pergunta simples: se alguém fez isso?!?!? E tem um monte que não fez simplesmente questionando se vale a pena... NÃO SEI SE VALE, É O Q EU GOSTARIA DE SABER!

Mas se é necessário? Havalie vc mesmo, segue o vídeo de um Corsa de um amigo, parecido com o meu: aliviado, freios de competição, 301 hps no motor aspirado... Veja a briga dele com o volante e vai entender a necessidade...

[youtube]Gva0cPh_MLI[/youtube]


ESSE CARA PODE PERDER 10 HPS PRA BOTAR UMA DIREÇÃO ASSISTIDA???? VALEU!!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

perder por perder tanto na hidraulica tradicional ou na eletrica vai ter perda....
a questao é $$$
brigar com o volante, sinceramente, vai manter a briga da mesma forma, so vai perder um pouco da sensibilidade saindo da mecanica
a questao é clara, a briga com o volante pode surgir de N questoes q causam desequilibrio, nao é exclusivo do tipo de direcao...se é so esperando nao brigar com o volante, pode investir em mais 10hps

o TD dai em nivel amador ta assim, carro depenado, gaiola e tudo mais, nem quero ver o nivel pro....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Leonardo Perez escreveu:Awaked, se vc sabe o que é Track Day sabe que não há competição...
Sim, sei, gosto muito. Não sabia que de tratava de um carro pra isso. Não lembro de ter lido essa informação anteriormente.
Leonardo Perez escreveu: Se vc já pilotou, ou até jogou Gran Turismo no Playstation sabe que a primeira coisa que se aprende é que em curva vc "entra devagar e sai rápido", que é a maneira mais simples de contornar uma curva no menor tempo possível...
Simples sim, porém numa corrida pode não ser possível se resolver atrasar a freada para ultrapassar. Depende um pouco do estilo mesmo isso varia mesmo entre pilotos de F1.
Leonardo Perez escreveu: Se o piloto (quando vc fala piloto eu entendo que é profissional) é fraco de curva, sinto para ele, pq nas competições normalmente a potência dos carros é bem equilibrada, além disso potência não adianta em nada se o cara não sabe utilizar...
"Fraco" me refiro a característica dentro do profissionalismo, em categorias mundiais existem pilotos com deferentes tocadas. Mesmo dentro da mesma equipe na F1 existe diferença entre o método curva preferido de cada piloto. Por isso Hamilton é rápido e acaba com pneus muito antes que o Button, por exemplo. Cada piloto tem sua limitação, perfeição nem no carro nem no piloto. O ideal é equilibrar e reduzir os pontos fracos compensando nos fortes.
Leonardo Perez escreveu: Busco uma tocada mais redonda, menos agressiva, na medida do possível, como no vídeo q fiz no meu Cruze (tão tranquilo q até o rádio estava ligado):
Eu partiria para uma assistência, ainda mais em trackdays, o importante é a diversão. Se a grana permite manda bala numa elétrica, faz o teste com o carro de algum camarada que tenha pra ajudar na sua dúvida.

____________________________________________________

Pergunto, o que achou do Cruze? Está original? É automático? Foi bem?


Avatar do usuário
Leonardo Perez
:: Wind ::
Mensagens: 42
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Julho 2012 10:52:34 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leonardo Perez »

SemControle escreveu:perder por perder tanto na hidraulica tradicional ou na eletrica vai ter perda....
a questao é $$$
brigar com o volante, sinceramente, vai manter a briga da mesma forma, so vai perder um pouco da sensibilidade saindo da mecanica
a questao é clara, a briga com o volante pode surgir de N questoes q causam desequilibrio, nao é exclusivo do tipo de direcao...se é so esperando nao brigar com o volante, pode investir em mais 10hps

o TD dai em nivel amador ta assim, carro depenado, gaiola e tudo mais, nem quero ver o nivel pro....
Hidráulica comum ligada ao vira perde bem mais, acredite...

Como disse vou montar uma caixa de direção mais direta, não quero dar tantas voltas no volante e partir pra essa "briga", porém o esforço do piloto será maior, basta lembrar das lições de torque e momento dinânimo que todos tivemos no segundo grau... A assistência vai amenizar um pouco isso... Mas enfim, talvez nem precise, meu carro é bem leve e equilibrado...

Seria uma questão interessante se eu conseguisse, vai que descubro algo legal num preço aceitável, serviria para muitos...

Aqui em Brasília tem o Piquet que corre num Ford GT de 700 cavalos, um amigo corre num Nissan GTR com kit P800, Golf de 500 hps e setup de pista... Sou um dos mais fracos e que menos gastou...

Depenar um carro pra circuito é algo básico, afinal o tempo todo vc está tentando vencer a inércia, melhor pra acelerar, melhor para freiar... Prefiro isso do que ganhar HPs, já acho esse Spiess de Fórmula 3 um absurdo, além do que preciso...

Alias, deveria ver que aqui ainda somos MUITO amadores, tem verdadeiros carros de corrida no Brasil afora...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”