[ Duvida ] Classic VHC 1.0 - RPM muito alto em 5.

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
fmgeraldine
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Domingo 15 2011f Maio 2011 11:20:33 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[ Duvida ] Classic VHC 1.0 - RPM muito alto em 5.

Mensagem por fmgeraldine »

bom dia amigos , como estão passando ???

Recentemente troquei de empresa , e eu que andava 3km para ir ao trabalho , agora passei a andar quase 100km por dia com meu carro , e 90% do tempo em estradas . Como sabemos , o limite maximo permitido é 100km/h nas estradas do brasil ( salvo algumas excessões onde é 120 ) , e como estou andando nesta faixa de velocidade com o carro , comecei a notar que em quinta marcha , ele fica na casa dos 4500 rpm pra cima , na casa dos 110 -120 km/h . Eis que fiz médias com o carro , de consumo e o consumo nãqo passa da casa dos 9 km/l na estrada ( etanol ) / 11 ( gasola ) . Minha mãe possuia um carro igual ao meu,mesmo ano e modelo, e o dela fazia 17-18km/l na estrada, que ela pega todo dia para trabalhar , e foi onde eu comecei a procurar o por que da diferença de consumo. Cheguei na conclusão após andar com ela , que ela não passava de 90km/h em quinta , por questões de não gostar de correr e etc.

Comecei a minha epopéia buscando melhorar consumo, troquei tudo que podia ser trocado no carro ( velas, cabos , limpezas de bico , oleo mais fino no motor ) e nada disso adiantou ... Comecei entao o teste de velocidade em estrada, e em uma semana que fiz o teste de andar a no maximo a 90 em subidas e retas, e nas descidas não acelerar o carro por nada no mundo, meu carro fez 12km/l no alcool , o que deu uma diferença significante.



Eis que vem a minha duvida:

Se eu mexer no cambio e "alongar ele" , fica mais baixo o giro do motor , e consequentemente , mais economico o carro , ok ? como fazer isso ?

1 - trocar diferencial
vi que o diferencial do corsa 1.0 mpfi tem relaçã 4.31:1 que é pouca coisa mais longo que nosso VHC ( 4.89:1 ) .

2 - trocar a 5 marcha apenas ( não sei qual usar nessa brincadeira )


qual ficaria mais barato ? qual é mais facil de fazer e dura mais?


Abraço ...


Obrigado se puderem ajudar.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

fmgeraldine, bom, você já bem observou que a velocidade tem forte influência. QUanto mais rápido, mais resistência do ar. Calibragem e alinhamento da suspensão também afetam consumo. Outro detalhe é a forma como se chega a 90 km/h, se na boa ou pisando tudo pra chegar rápido. Óleo do 1.0 VHC é 5w30, confirme no manual, não recordo exatamente. Se estava usando óleo grosso demais pode ser que o motor criou alguma folga e a compressão está baixa, você nem nota, mas acaba tendo que pisar mais.

Sua teoria está correta, alongando marcha, baixa RPM, melhora o consumo na estrada.
Só esqueceu de uma coisa. Esse motor é 1.0. Ele só é esperto assim porque tem câmbio curto.

Ao pé da letra, você alonga a 5ª - baixa RPM - fica mais manco - e vai precisar afundar mais o pé pra segurar a velocidade constante, no fim não terá economia.

Seria interessante caso o motor fosse mais potente.

Andar a 110~120 km/h com um carro 1.0 até dá. Passa disso se precisar numa ultrapassagem. Mas não é a velocidade ideal pro carro. Se quer economia e algo que dure precisa respeitar o motor e baixar a velocidade de cruzeiro pra 90 + ou -.


fmgeraldine
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Domingo 15 2011f Maio 2011 11:20:33 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmgeraldine »

Awaked , concordo em partes com você. Vamos por partes.

ando comportado com o carro ultimamente, e o consumo é o que eu citei mesmo . Oleo eu usava 10w30 se nao me engano , voltei para o 5w30 do manual. suspensao do carro está original , pneus sempre calibrados, chego nos 90 em 5 mesmo , sem estrapolar giros .

quando pensei na teoria , pensei no diferencial da montana/meriva que alongam um pouco a relação de marchas por igual . pra ter noção , dos maximos 181 de final que temos hoje no VHC passaria pra 201 km/h em comparação , a relação de marchas mudaria de 4.87:1 para 4.19:1 se nao me engano ...

será que fode muito o carro ? compensa o crime ?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Compensar não compensa. Vai "alongar" vai ficar "manco" > vai precisar pisar mais fundo = aumento do consumo. No máximo elas por elas, já que economiza um pouco baixando RPM.

Mas... é contigo. Tenha em mente também que as retomadas vão ficar menos espertas.

Dá uma conferida: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=87120
Eu pesquisaria razões pro seu consumo, quem sabe exista ainda alguma variável e melhore bem.


fmgeraldine
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Domingo 15 2011f Maio 2011 11:20:33 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmgeraldine »

Valeu awaked , eu ja verifiquei quase todas as variaveis possiveis e nao cheguei num acordo.

Velas = novas , NGK Gren Power
Cabos de Vela = Novos Magnetti Marelli
filto combustivel novo
bicos limpos faz 2 meses
pneus pirelli p400 novos , calilbrados

enfim .. ja nao sei mais o que fazer ... pensei até em chipar minha central pra usar apenas gasolina e tirar aqueles 30% de correção que o alcool tem ,..


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Por desencargo verifique ainda filtro de ar, funcionamento da sonda lambda - com scaner, tempo de injeção dos bicos - com scaner, também o arrefecimento do motor - como válvula termostática travada aberta ou falta dela. Motor frio demais bebe mais combustível. Já tive problema no arrefecimento, outro carro, com sensor de temperatura. O do painel estava certo, o da injeção ficava dizendo que a água estava a 20 e poucos graus, a central então achava que o motor estava sempre frio. Não pega com erro no scaner, tem que ir nos parâmetros e ler o que ele informa.

Não dá pra chipar essa central pra economia de combustível. Os chips do mercado só controlam tempo de injeção e para mais, poderia ganhar um fôlego com trabalho na admissão e escapamento, nada de economia. Além disso o motor é taxado pro etanol e os cilindros são diferentes, sem uma mudança profunda não consegue melhora nesse sentido só "reprogramando".


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ta indo pelo caminho todo errado, se quer mudar algo na central tem q buscar otimizar ao maximo pra uso do alcool, pra gasolina por si so ja tem o sensor de detonacao q nao deixa ir mais do q ja consegue....

alonga o cambio o q vc vai acabar ganhando de velocidade final vai perder e muito em saidas..... como ja foi dito.....se fosse um motor q sobra potencia em baixa, e tem boa potencia em alta, até seria um bom negocio mudar o cambio....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


fmgeraldine
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Domingo 15 2011f Maio 2011 11:20:33 PM
Localização: Ribeirão Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fmgeraldine »

sem controle , nao quero velocidade final ... quero só abaixar o rpm em velocidade de cruzeiro


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”