bom dia amigos , como estão passando ???
Recentemente troquei de empresa , e eu que andava 3km para ir ao trabalho , agora passei a andar quase 100km por dia com meu carro , e 90% do tempo em estradas . Como sabemos , o limite maximo permitido é 100km/h nas estradas do brasil ( salvo algumas excessões onde é 120 ) , e como estou andando nesta faixa de velocidade com o carro , comecei a notar que em quinta marcha , ele fica na casa dos 4500 rpm pra cima , na casa dos 110 -120 km/h . Eis que fiz médias com o carro , de consumo e o consumo nãqo passa da casa dos 9 km/l na estrada ( etanol ) / 11 ( gasola ) . Minha mãe possuia um carro igual ao meu,mesmo ano e modelo, e o dela fazia 17-18km/l na estrada, que ela pega todo dia para trabalhar , e foi onde eu comecei a procurar o por que da diferença de consumo. Cheguei na conclusão após andar com ela , que ela não passava de 90km/h em quinta , por questões de não gostar de correr e etc.
Comecei a minha epopéia buscando melhorar consumo, troquei tudo que podia ser trocado no carro ( velas, cabos , limpezas de bico , oleo mais fino no motor ) e nada disso adiantou ... Comecei entao o teste de velocidade em estrada, e em uma semana que fiz o teste de andar a no maximo a 90 em subidas e retas, e nas descidas não acelerar o carro por nada no mundo, meu carro fez 12km/l no alcool , o que deu uma diferença significante.
Eis que vem a minha duvida:
Se eu mexer no cambio e "alongar ele" , fica mais baixo o giro do motor , e consequentemente , mais economico o carro , ok ? como fazer isso ?
1 - trocar diferencial
vi que o diferencial do corsa 1.0 mpfi tem relaçã 4.31:1 que é pouca coisa mais longo que nosso VHC ( 4.89:1 ) .
2 - trocar a 5 marcha apenas ( não sei qual usar nessa brincadeira )
qual ficaria mais barato ? qual é mais facil de fazer e dura mais?
Abraço ...
Obrigado se puderem ajudar.
[ Duvida ] Classic VHC 1.0 - RPM muito alto em 5.
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fmgeraldine, bom, você já bem observou que a velocidade tem forte influência. QUanto mais rápido, mais resistência do ar. Calibragem e alinhamento da suspensão também afetam consumo. Outro detalhe é a forma como se chega a 90 km/h, se na boa ou pisando tudo pra chegar rápido. Óleo do 1.0 VHC é 5w30, confirme no manual, não recordo exatamente. Se estava usando óleo grosso demais pode ser que o motor criou alguma folga e a compressão está baixa, você nem nota, mas acaba tendo que pisar mais.
Sua teoria está correta, alongando marcha, baixa RPM, melhora o consumo na estrada.
Só esqueceu de uma coisa. Esse motor é 1.0. Ele só é esperto assim porque tem câmbio curto.
Ao pé da letra, você alonga a 5ª - baixa RPM - fica mais manco - e vai precisar afundar mais o pé pra segurar a velocidade constante, no fim não terá economia.
Seria interessante caso o motor fosse mais potente.
Andar a 110~120 km/h com um carro 1.0 até dá. Passa disso se precisar numa ultrapassagem. Mas não é a velocidade ideal pro carro. Se quer economia e algo que dure precisa respeitar o motor e baixar a velocidade de cruzeiro pra 90 + ou -.
Sua teoria está correta, alongando marcha, baixa RPM, melhora o consumo na estrada.
Só esqueceu de uma coisa. Esse motor é 1.0. Ele só é esperto assim porque tem câmbio curto.
Ao pé da letra, você alonga a 5ª - baixa RPM - fica mais manco - e vai precisar afundar mais o pé pra segurar a velocidade constante, no fim não terá economia.
Seria interessante caso o motor fosse mais potente.
Andar a 110~120 km/h com um carro 1.0 até dá. Passa disso se precisar numa ultrapassagem. Mas não é a velocidade ideal pro carro. Se quer economia e algo que dure precisa respeitar o motor e baixar a velocidade de cruzeiro pra 90 + ou -.
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Awaked , concordo em partes com você. Vamos por partes.
ando comportado com o carro ultimamente, e o consumo é o que eu citei mesmo . Oleo eu usava 10w30 se nao me engano , voltei para o 5w30 do manual. suspensao do carro está original , pneus sempre calibrados, chego nos 90 em 5 mesmo , sem estrapolar giros .
quando pensei na teoria , pensei no diferencial da montana/meriva que alongam um pouco a relação de marchas por igual . pra ter noção , dos maximos 181 de final que temos hoje no VHC passaria pra 201 km/h em comparação , a relação de marchas mudaria de 4.87:1 para 4.19:1 se nao me engano ...
será que fode muito o carro ? compensa o crime ?
ando comportado com o carro ultimamente, e o consumo é o que eu citei mesmo . Oleo eu usava 10w30 se nao me engano , voltei para o 5w30 do manual. suspensao do carro está original , pneus sempre calibrados, chego nos 90 em 5 mesmo , sem estrapolar giros .
quando pensei na teoria , pensei no diferencial da montana/meriva que alongam um pouco a relação de marchas por igual . pra ter noção , dos maximos 181 de final que temos hoje no VHC passaria pra 201 km/h em comparação , a relação de marchas mudaria de 4.87:1 para 4.19:1 se nao me engano ...
será que fode muito o carro ? compensa o crime ?
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Compensar não compensa. Vai "alongar" vai ficar "manco" > vai precisar pisar mais fundo = aumento do consumo. No máximo elas por elas, já que economiza um pouco baixando RPM.
Mas... é contigo. Tenha em mente também que as retomadas vão ficar menos espertas.
Dá uma conferida: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=87120
Eu pesquisaria razões pro seu consumo, quem sabe exista ainda alguma variável e melhore bem.
Mas... é contigo. Tenha em mente também que as retomadas vão ficar menos espertas.
Dá uma conferida: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=87120
Eu pesquisaria razões pro seu consumo, quem sabe exista ainda alguma variável e melhore bem.
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Valeu awaked , eu ja verifiquei quase todas as variaveis possiveis e nao cheguei num acordo.
Velas = novas , NGK Gren Power
Cabos de Vela = Novos Magnetti Marelli
filto combustivel novo
bicos limpos faz 2 meses
pneus pirelli p400 novos , calilbrados
enfim .. ja nao sei mais o que fazer ... pensei até em chipar minha central pra usar apenas gasolina e tirar aqueles 30% de correção que o alcool tem ,..
Velas = novas , NGK Gren Power
Cabos de Vela = Novos Magnetti Marelli
filto combustivel novo
bicos limpos faz 2 meses
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Por desencargo verifique ainda filtro de ar, funcionamento da sonda lambda - com scaner, tempo de injeção dos bicos - com scaner, também o arrefecimento do motor - como válvula termostática travada aberta ou falta dela. Motor frio demais bebe mais combustível. Já tive problema no arrefecimento, outro carro, com sensor de temperatura. O do painel estava certo, o da injeção ficava dizendo que a água estava a 20 e poucos graus, a central então achava que o motor estava sempre frio. Não pega com erro no scaner, tem que ir nos parâmetros e ler o que ele informa.
Não dá pra chipar essa central pra economia de combustível. Os chips do mercado só controlam tempo de injeção e para mais, poderia ganhar um fôlego com trabalho na admissão e escapamento, nada de economia. Além disso o motor é taxado pro etanol e os cilindros são diferentes, sem uma mudança profunda não consegue melhora nesse sentido só "reprogramando".
Não dá pra chipar essa central pra economia de combustível. Os chips do mercado só controlam tempo de injeção e para mais, poderia ganhar um fôlego com trabalho na admissão e escapamento, nada de economia. Além disso o motor é taxado pro etanol e os cilindros são diferentes, sem uma mudança profunda não consegue melhora nesse sentido só "reprogramando".
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ta indo pelo caminho todo errado, se quer mudar algo na central tem q buscar otimizar ao maximo pra uso do alcool, pra gasolina por si so ja tem o sensor de detonacao q nao deixa ir mais do q ja consegue....
alonga o cambio o q vc vai acabar ganhando de velocidade final vai perder e muito em saidas..... como ja foi dito.....se fosse um motor q sobra potencia em baixa, e tem boa potencia em alta, até seria um bom negocio mudar o cambio....
alonga o cambio o q vc vai acabar ganhando de velocidade final vai perder e muito em saidas..... como ja foi dito.....se fosse um motor q sobra potencia em baixa, e tem boa potencia em alta, até seria um bom negocio mudar o cambio....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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sem controle , nao quero velocidade final ... quero só abaixar o rpm em velocidade de cruzeiro
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