[DÚVIDA] - Alguem aí tem corsa C com cagoorun e rodas 14?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
vbulegon
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sexta-feira 10 2012f Agosto 2012 08:58:51 PM
Localização: Laranjeiras do Sul - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Alguem aí tem corsa C com cagoorun e rodas 14?

Mensagem por vbulegon »

GOstaria de fotos pra ver como fica, .. tnho cangoorun e rodas 15 do astra gsi e pneus 195/50 mas vou tirar e colocar aro 14, pq 1.0 pra br com aro 15 noa rola.. perde mta potencia em subidas mto longas, principalmente com pessoas no banco de tras. se nao ficar bom vou ter q erguer o carro denovo =/

Obrigado :)


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

vbulegon, vamos por partes... tem um mito aí a ser esclarecido e evitar que vompre o pneu errado NOVAMENTE.

Existem 3 fatores que fazem "pesar" as rodas/pneus para o motor.

1- Largura. Esse é simples, sair de um pneu 175 e ir pro 195 é uma boa diferença de largura multiplicada por 4, são 4 pneus. Essa largura extra se traduz em atrito extra e resistência a rolagem.

2- Peso do conjunto, nunca pesei, mas uma aro 15 de liga é mais leve que um 14 de ferro, portanto, dá pra descartar o peso extra da inércia.

3- Diâmetro total do conjunto roda + pneu. Quanto maior o diâmetro total, mais esforço do motor pra girar uma volta completa no conjunto. Por isso mesmo alguns carros de arrancada usam um conjunto menor no eixo de tração, o arranque é bem melhor.

Então veja:
O Corsa C originalmente usa pneus 175/65R14 esse conjunto tem 583 mm de diâmetro.
Você estava usando 195/50R15, que tem 576 mm de diâmetro.
Diâmetro menor arranca melhor, diâmetro maior pesa mais.
Calculador que usei: http://www.paulosoares.net/tyresize.htm

Conclusão:
-Percebeu que o seu conjunto atual já tem diâmetro menor? Então não é isso que está pesando.

-Roda 15 de liga e 14 de ferro devem ter o peso equivalente e até acho que a de ferro pese mais. Não acredito ser esse o problema também.

- Sobra o ponto 1, largura dos pneus, ou reduz isso ou vai ficar na mesma. Captou?

O que estou tentando dizer é que se colocar aro 14 não vai dar em nada se não cuidar com a largura, 175 pesa menos do que 195. Se trocar por aro 14 e manter 195 não vai te adiantar nada.
____________________________________________________________________

Usando a calculador acima vai perceber que o melhor pneu, no sentido de não afetar desempenho, é 185/55R15. Diâmetro quase igual, peso menor e só um tiquinho mais pesado pela largura. Melhor que isso só voltando pros pneus de largura 175, independente do aro. A não ser que você esteja usando aro 15 de ferro.

Verifique a manutenção do carro, filtro de ar se troca a cada 10.000 km, de combustível também. Velas a cada 30.000 km. O óleo dependendo do ano é o 5w30 isso foi corrigido no manual porque muitos andavam usando o 20w50, depende o ano do carro. Tem uma galera também que não se liga que carro carregado usa uma calibragem e carro vazio outra, vai pegar estrada carregado, tem que encher os pneus conforme manual. Pra não ficar recalibrando toda hora faz uma média, quanto anda vazio e quanto anda cheio ou fica calibrando. Esses fatores pesam muito mais do que o seu aro e pneu.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”