[DÚVIDA] - A 1ª marcha só entra quando quer, o que fazer?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
arielmsa
:: Wind ::
Mensagens: 48
Registrado em: Terça-feira 10 2012f Abril 2012 02:50:43 PM
Localização: Colatina - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DÚVIDA] - A 1ª marcha só entra quando quer, o que fazer?

Mensagem por arielmsa »

Olá amigos, eu sou novo aqui, tenho um corsa sedan 1.6 8v 2003 a 7 meses, amo esse carro, ótimo custo e benefício, mas venho tendo um problema, a primeira marcha só entra quando quer, até um tempo estava acostumando por que o problema não aparecia muito, porém ultimamente está frequente, eu jogo a primeira e não entra nem a pau, seria como se não tive-se o encaixe para jogar a primeira entende? tipo uma barreira, então tenho que jogar a segunda para depois a primeira, ai entra de boa sem problema nenhum, mas é chato ter que jogar a segunda para depois jogar a primeira, graças a Deus as outras marchas (2,3,4,5 e ré) entram de boa sem problema, porém estou preocupado com esse detalhe, o que fazer? será defeito na caixa de marcha ou algo simples como trambulador? Gostaria de trocar idéia de quem já teve esse problema ou conhece isso para que eu possa tomar a atitude correta diante de um mecanico. Estou de olho aqui no fórum, obrigado desde já :)
Imagem


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pode ser bastante coisa, bom seria consultar um bom mecanico q nao vai enrolar e vai resolver o problema....
pode ser so trambulador, mas pode ser algo dentro da caixa tmb....como abrir a caixa as vezes nao é tao barato, é melhor procurar um mecanico de confianca q tenha certeza no diagnostico, pode ser até questao de simples regulagem no trambulador...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Marcos Bernardes
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quinta-feira 10 2011f Fevereiro 2011 09:33:39 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcos Bernardes »

Bom dia amigo, o meu também é um sedan 1.6 8v e tive o mesmo problema, troquei o cabo de acionamento e ficou zerado, tinha uma folga grande no conector.


Avatar do usuário
Jorgin
:: Millennium ::
Mensagens: 177
Registrado em: Quinta-feira 14 2005f Abril 2005 10:40:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jorgin »

Seu corsa tem o sistema de acionamento por cabos dos modelos mais novos? Esses cabos que vc trocou Marcos?


CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

O meu quando parou de engatar a 5ª marcha foi trocado só o reparo do trambulador e algumas buchas.


Avatar do usuário
Jorgin
:: Millennium ::
Mensagens: 177
Registrado em: Quinta-feira 14 2005f Abril 2005 10:40:59 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Jorgin »

eu fiz o upgrade para o sistema de acionamento das marchas para cabo.

antes e após a mudança já tinha pouca dificuldade em engatar a primeira, e sempre foi melhor jogar a segunda e passar a primeira. A 1° marcha entrava, mas o encaixe nao era facil.

Atualmente, continuo fazendo a mesa coisa, joga a segunda e depois a primeira e as vezes a primeira salta/pula para ponto morto quando vai soltando o pé da embreagem.


Marcos Bernardes
:: Millennium ::
Mensagens: 125
Registrado em: Quinta-feira 10 2011f Fevereiro 2011 09:33:39 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcos Bernardes »

Bom dia, o meu Corsa tem acionamento por cabos, comprei original R$ 148,00, deu uma boa diferença, além dos engates terem melhorado, sumiu aquela folga da alavanca de marchas.
Quanto aos cabos, compra original, pois qualquer diferença na medida, vai dar problema, mas pesquisa bastante pois, liguei em varias autorizadas e além de não terem a pronta entrega, os preços variavam de R$ 150,00 a R$ 220,00.
Só encontrei para pronta entrega em uma loja de auto peças.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

isso de engatar outra marcha facilitar o engate da primeira, tem toda cara de anel sincronizador detonado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Em algum tópico por aqui perdido, rolou uma tema semelhante a isso, e se não me engano alguns membros começaram a relatar essa tal dificuldade na primeira em engatar.

Acho que o próprio Awaked deu uma boa explicação sobre esse tal fato, que a primeira realmente é condicionada a não engatar com o carro em uma velocidade que não seja a certa, para não acarretar problemas.

Amigão, será que vc não esta tentanto jogar a primeira com o carro em movimento, numa velocidade que não seja a aceitável pra ela engatar??

Quando peguei meu Corsa, logo de cara notei isso, e me adequei na forma de dirigir, utilizando a 1º marcha somente quando o carro estiver "quase parado", assim a marcha engata de boa, sem precisar esmurrar igual motorista de ônibus faz :lol:

No começo do ano, troquei minha embreagem pq ja tava na hora, botei uma da Sachs, o pedal ficou e é até hoje é uma manteiga. Aproveitei o embalo e troquei tb umas 3 ou 4 buchinhas de plastico que vão ali por baixo da manopla, isso melhorou os engates, ficaram mais precisos, mais a primeira continua do mesmo jeito.

Dirigindo outros carros, percebo o mesmo fato. Com o Celta do meu primo, retirado zero, assim que dirigi a primeira vez tinha a mesma dificuldade, com a Zafira da minha irmã idem, e não é só GM não, com o Fox de um amigo a mesma coisa.

Se depois algumas trocas a 1º marcha continua do mesmo jeito, talvez essa informação seja a mais plausível possível pra tentar explicar a tal dificuldade.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

to partindo do principio q tao tentando engatar com carro parado, pq andando se engata ta errado
agora parado é como disse, se o engate fica facil apos engatar outra marcha, tem toda cara de anel sincronizador...
kkk motorista de onibus eu ri muito.....a maioria dos animais nem sabe q existe a primeira, é segunda e tome tranco, isso é outra coisa q prejudica o carro ao longo do tempo....
e primeira é so pra tirar da inercia o carro, se ta parando e o transito anda, é segunda....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”