[DÚVIDA] - Barra anti-torção superior com motor EFI

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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mauriciovgsilva
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[DÚVIDA] - Barra anti-torção superior com motor EFI

Mensagem por mauriciovgsilva »

Pessoal, boa noite.

Estou com um problema aqui, e queria saber se alguém já passou por isso, e qual a solução adotada.

Recentemente adquiri a barra anti-torção fixa da imohr, como a da foto abaixo:

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Porém, diferente do carro da foto, meu carro é motor EFI, e câmara da TBI impede a barra de ficar alojada no local.

Alguém já passou por isso? Alguma solução que não envolva trocar o motor ou entortar a barra???
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awaked
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Mensagem por awaked »

Cara, não sei se é o caso dos Corsas, mas alguns carros tem barras diferentes para diferentes versões.
Quem sabe é o caso.


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xucrute
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Mensagem por xucrute »

Para que serve a barra anti-torsão?
Corsinha 96 4p


awaked
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Mensagem por awaked »

Essa barra superior é um tipo de reforço estrutural ali na frente do carro, melhorando a resistência a região deforma menos, ou trabalha menos melhor dizendo.

Por tabela ajuda a suspensão, mas não é que vá melhorar algo, vai evitar que ela perca eficiência quando a parte da frente trabalha.


mauriciovgsilva
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Mensagem por mauriciovgsilva »

awaked escreveu:Cara, não sei se é o caso dos Corsas, mas alguns carros tem barras diferentes para diferentes versões.
Quem sabe é o caso.
Cara, pelo que vi no site do fabricante, o modelo é único, tanto para EFI quanto para MPFI. Na verdade, acho que quando projetaram a barra não pensaram nos EFI's... #chatiadérrimo
xucrute escreveu:Para que serve a barra anti-torsão?
A barra anti-torção serve para criar um ponto de resistência estrutural entre as duas colunas da suspensão, fazendo com que o carro torça menos o chassis e diminua a rolagem da carroceria nas curvas, melhorando a estabilidade.
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awaked
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Mensagem por awaked »

mauriciovgsilva, mas a rolagem é questão da barra estabilizadora, ela vai por baixo.

Essa barra que quer não melhora nada diretamente na suspensão. Por melhorar a resistência estrutural por TABELA mantém a eficiência da suspensão em condições mais severas.


mauriciovgsilva
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Mensagem por mauriciovgsilva »

Awaked, eu estava pensando em deformar a câmara da TBI com uma soprador de ar quente só o suficiente pra passar a barra, mas tive receio de afetar o funcionamento. Acha que seria uma solução viável?
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awaked
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Mensagem por awaked »

Aqui um bom artigo sobre o assunto: http://boxonline.wordpress.com/2011/05/ ... -roll-bar/


awaked
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Mensagem por awaked »

mauriciovgsilva escreveu:Awaked, eu estava pensando em deformar a câmara da TBI com uma soprador de ar quente só o suficiente pra passar a barra, mas tive receio de afetar o funcionamento. Acha que seria uma solução viável?
Sei não, arriscado.
Como é por baixo? Não tem metal por baixo da capa preta?


mauriciovgsilva
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Mensagem por mauriciovgsilva »

awaked escreveu:
mauriciovgsilva escreveu:Awaked, eu estava pensando em deformar a câmara da TBI com uma soprador de ar quente só o suficiente pra passar a barra, mas tive receio de afetar o funcionamento. Acha que seria uma solução viável?
Sei não, arriscado.
Como é por baixo? Não tem metal por baixo da capa preta?
Não, ela é oca por dentro, pois protege a TBI, e o que eu pretendo deformar nela é mínimo, apenas o suficiente pra barra passar.

Veja as fotos dela abaixo:

Imagem

Imagem

Eu pensei em "amassá-la" na parte que aparece abaixo na segunda foto... Coisa de uns 3 cm no máximo, que já seria o suficiente pra passar a barra sem pegar na mufla da TBI.
Imagem

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