[DÚVIDA] - 1ª Marcha Arranhando

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Fred Figueiredo
:: Classic ::
Mensagens: 1356
Registrado em: Domingo 19 2010f Setembro 2010 07:43:44 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Fred Figueiredo »

Fred Figueiredo escreveu:Sair em 2º como o Sem Controle disse é uma prática que acho quem tem carro GM se acostuma a fazer, na realidade não é bem sair em 2º, é em determinadas situações.

Exemplo se vou passar em um quebra-molas (lombada) e a mesma não é muito grade, passo em 2º marcha devagar, como se estivesse em 1º, controlando na embreagem dando leves aceleradas, e passo de boa, isso me evita parar o carro totalmente pra engatar a 1º ou correr o risco de tentar engatala com o carro em movimento e arranhar ou não entrar.

Outra situação é se estou vendo um sinal (semaforo, farol) vermelho afrente com carros parados e quando estou chegando perto com meu carro, freiando ja em velocidade baixa e o mesmo fica verde, não há necessidade de engatar a 1º, vou de 2º e saio de boa, mais uma alternativa pra não ficar tentando engatar a 1º com o carro em movimento.

Enfim isso é um método de dirigir e adequação a maldita 1º marcha que é sempre um martírio pra entrar, e não pense que é somente nos GM antigos não, pq quando dirigo a Zafira 2004 da minha irmã e o Celta 2007 do meu primo é a mesma dificultade, então creio que a informação do Sem Controle é bem informativa.
Apenas complementando que ja fiz a regulagem do tranabulador, troquei umas buchinhas que vão ali abaixo da manopla, que segundo meu mecanico ajudavam a melhorar os engates, e de fato melhorou sim, ficou mais justinho.

Minha embreagem também é novinha, original Sachs e não tem nem 1 ano de uso e só rodo aos finais de semana, meu pedal de embreagem é uma manteiga.. :D

Enfim acho que não tem jeito esse lance da maldita 1º marcha entrar com dificuldades...
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
IcoBR
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 13 2012f Julho 2012 03:27:18 PM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por IcoBR »

awaked escreveu:
IcoBR escreveu:
SemControle escreveu:Todavia, deve ser uma particularidade do cambio gm, vou tentar me acostumar a "sair" em 2ª marcha, apesar de ser meio contraditório isso, mas enfim, grato pelas respostas
Não entendi esse sair em segunda. Saia em primeira com o carro parado. Use a segunda quando o carro já está em movimento.
Geralmente ocorre em cruzamento de ruas pouco movimentadas, não preciso parar o carro totalmente para cruzar um via, reduzo bem a velocidade olho para os lados e saio, nessa de sair em 2ª marcha o carro parece apanhar um pouco dando a impressão de estar pedido a 1ª marcha, mas para entrar a 1ª tenho que parar totalmente, parado mesmo, e nesse caso sem necessidade
JonathanSM
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Quinta-feira 11 2010f Novembro 2010 01:34:39 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonathanSM »

Como já falei todos os carros que andei (não só os GM) possuiam este comportamento. Pra engatar a 1ª com o carro em movimento, deve-se elevar a rotação até um giro que fique equivalente com a marcha para aquela velocidade, se não não engata mesmo. Só parando o carro. Mas se estiver em um quebra-molas por exemplo e quiser engatar a primeira pra passar bem na manha, basta elevar a rotação (dá umas aceleradinhas) e engatar a 1ª. Claro, isso se tiver abaixo dos 10 km/h.... Senão o negocio é sair de segunda mesmo como os amigos já falaram...
IcoBR
:: Wind ::
Mensagens: 34
Registrado em: Sexta-feira 13 2012f Julho 2012 03:27:18 PM
Localização: Paranaguá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por IcoBR »

JonathanSM escreveu:Como já falei todos os carros que andei (não só os GM) possuiam este comportamento. Pra engatar a 1ª com o carro em movimento, deve-se elevar a rotação até um giro que fique equivalente com a marcha para aquela velocidade, se não não engata mesmo. Só parando o carro. Mas se estiver em um quebra-molas por exemplo e quiser engatar a primeira pra passar bem na manha, basta elevar a rotação (dá umas aceleradinhas) e engatar a 1ª. Claro, isso se tiver abaixo dos 10 km/h.... Senão o negocio é sair de segunda mesmo como os amigos já falaram...
Era disso que eu tava falando, blz, então quando for realmente necessário ir de 1ª marcha bastar dar umas aceleradas que a marcha engata, quando não, vou de 2ª marcha mesmo

blz, agradeço a todos pela ajuda
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Fred Figueiredo escreveu:Sair em 2º como o Sem Controle disse é uma prática que acho quem tem carro GM se acostuma a fazer, na realidade não é bem sair em 2º, é em determinadas situações.

Exemplo se vou passar em um quebra-molas (lombada) e a mesma não é muito grade, passo em 2º marcha devagar, como se estivesse em 1º, controlando na embreagem dando leves aceleradas, e passo de boa, isso me evita parar o carro totalmente pra engatar a 1º ou correr o risco de tentar engatala com o carro em movimento e arranhar ou não entrar.

Outra situação é se estou vendo um sinal (semaforo, farol) vermelho afrente com carros parados e quando estou chegando perto com meu carro, freiando ja em velocidade baixa e o mesmo fica verde, não há necessidade de engatar a 1º, vou de 2º e saio de boa, mais uma alternativa pra não ficar tentando engatar a 1º com o carro em movimento.

Enfim isso é um método de dirigir e adequação a maldita 1º marcha que é sempre um martírio pra entrar, e não pense que é somente nos GM antigos não, pq quando dirigo a Zafira 2004 da minha irmã e o Celta 2007 do meu primo é a mesma dificultade, então creio que a informação do Sem Controle é bem informativa.
Isso não é um método, é o modo correto de dirigir. A primeira serve só pra colocar o carro em movimento. ´

Só a lombada é bom melhorar. O correto é passar na lombada sem estar freando e já com a 2ª engatada e o pé totalmente fora da embreagem. A suspensão vai te agradecer e embreagem também.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

IcoBR escreveu:
JonathanSM escreveu:Como já falei todos os carros que andei (não só os GM) possuiam este comportamento. Pra engatar a 1ª com o carro em movimento, deve-se elevar a rotação até um giro que fique equivalente com a marcha para aquela velocidade, se não não engata mesmo. Só parando o carro. Mas se estiver em um quebra-molas por exemplo e quiser engatar a primeira pra passar bem na manha, basta elevar a rotação (dá umas aceleradinhas) e engatar a 1ª. Claro, isso se tiver abaixo dos 10 km/h.... Senão o negocio é sair de segunda mesmo como os amigos já falaram...
Era disso que eu tava falando, blz, então quando for realmente necessário ir de 1ª marcha bastar dar umas aceleradas que a marcha engata, quando não, vou de 2ª marcha mesmo

blz, agradeço a todos pela ajuda
No meu Corsa não funciona. A primeira só entra com carro praticamente parado. Pode acelerar, reduzir, engatar a terceira antes, soltar a embreagem e pisar de novo... não tem conversa. Ou quase para ou não entra.

Deve depender dos câmbios. Atualmente a primeira é muito curta. Consequentemente precisam bloquear ela em velocidade pra ferrar o motor com giro alto.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o pior q nao foi eu q disse pra sair de 2º, foi na hora q o ico foi fazer a citacao aconteceu algo....
mas é justamente referente ao carro estar em movimento e usar a segunda e nao ficar brigando pra por primeira...

pra ficar mais claro, carros modernos tem o cambio sincronizado, e justamente isso q impede a primeira de ser engatada em movimento, tanto a primeira como a ré nao podem ser engatadas andando....

pra quem ja perdeu a embreagem e tocou o carro no tempo deve ser até mais facil de compreender....sabe bem como é facil de engatar a primeira sem embreagem.... :(
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

awaked escreveu:
IcoBR escreveu:
JonathanSM escreveu:Como já falei todos os carros que andei (não só os GM) possuiam este comportamento. Pra engatar a 1ª com o carro em movimento, deve-se elevar a rotação até um giro que fique equivalente com a marcha para aquela velocidade, se não não engata mesmo. Só parando o carro. Mas se estiver em um quebra-molas por exemplo e quiser engatar a primeira pra passar bem na manha, basta elevar a rotação (dá umas aceleradinhas) e engatar a 1ª. Claro, isso se tiver abaixo dos 10 km/h.... Senão o negocio é sair de segunda mesmo como os amigos já falaram...
Era disso que eu tava falando, blz, então quando for realmente necessário ir de 1ª marcha bastar dar umas aceleradas que a marcha engata, quando não, vou de 2ª marcha mesmo

blz, agradeço a todos pela ajuda
No meu Corsa não funciona. A primeira só entra com carro praticamente parado. Pode acelerar, reduzir, engatar a terceira antes, soltar a embreagem e pisar de novo... não tem conversa. Ou quase para ou não entra.

Deve depender dos câmbios. Atualmente a primeira é muito curta. Consequentemente precisam bloquear ela em velocidade pra ferrar o motor com giro alto.
nem no seu e nem em nenhum, a nao ser q alguem tenha algum carro do tempo com guarana com rolha, qnd os cambios nao eram sincronizados....acelerar pra tentar engatar a marcha é pior ainda....pessoal deve ta confundindo com andar sem embreagem e buscar o tempo do motor.....
cambiozinho show pra usar no tempo é do PUG, faz menos barulho do q usando a embreagem....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
pocilga
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 03 2011f Setembro 2011 02:13:59 PM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 16V MPFI
Ano de fabricação: 1998
Contato:

Mensagem por pocilga »

cara quanto ao cambio, a 1ª é meio dificil de entrar com o carro andando mesmo...as vezes dar uma forçada ajuda, o meu engata mas com cuidado e força...é normal isso, sair em segunda é facil, mas depende do carro tbm, carros muito fracos não tem torque pra sair em 2ª, mas tbm é normal e não causa problemas, é só engatar a 2ª marcha e sair controlando a aceleração e a embreagem, carros 1.6 1.8 começam a ter mais facilidade pra sair....carros 1.0 é dificil, normalmente pela falta de torque eles morem, na lombada é o certo se passar em 2ª...a não ser que a lombada seja um poste deitado, ai eu passo beeem devagar engato 1ª e passo suave...aki na minha cidade tem muita lombada assim....meu corsa 1.6 sai em 2ª em ladeiras de boa...paro engato controlo e saio suavão...eu tinha um opala 6cilindros que saia em 3ª...
:drinking: :drinking: :drinking: :drinking:
JonathanSM
:: Piquet ::
Mensagens: 272
Registrado em: Quinta-feira 11 2010f Novembro 2010 01:34:39 PM
Localização: Montenegro - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JonathanSM »

pocilga escreveu:cara quanto ao cambio, a 1ª é meio dificil de entrar com o carro andando mesmo...as vezes dar uma forçada ajuda, o meu engata mas com cuidado e força...é normal isso, sair em segunda é facil, mas depende do carro tbm, carros muito fracos não tem torque pra sair em 2ª, mas tbm é normal e não causa problemas, é só engatar a 2ª marcha e sair controlando a aceleração e a embreagem, carros 1.6 1.8 começam a ter mais facilidade pra sair....carros 1.0 é dificil, normalmente pela falta de torque eles morem, na lombada é o certo se passar em 2ª...a não ser que a lombada seja um poste deitado, ai eu passo beeem devagar engato 1ª e passo suave...aki na minha cidade tem muita lombada assim....meu corsa 1.6 sai em 2ª em ladeiras de boa...paro engato controlo e saio suavão...eu tinha um opala 6cilindros que saia em 3ª...
Exatamente isso que acontece com o meu... Não to dizendo que dá pra engatar a 1ª com o carro a 20 km/h... Mas se tiver a menos de 10 km/h e precisar de fato engatar a primeira dá... Elevando o giro um pouco pro esforço não ser muito... Não que isso seja recomendavel... O negócio é sair de 2ª dosando a embreagem, mas se nao tiver jeito, diminui e engata a primeira...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”