[DÚVIDA] - 1ª Marcha Arranhando

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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IcoBR
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[DÚVIDA] - 1ª Marcha Arranhando

Mensagem por IcoBR »

Pessoal, tenho um corsa Hatch 2000, meu primeiro carro estou gostando muito, mas uma coisa que me incomoda é que a 1ª marcha só entra se o carro estiver completamente parado, eu perco muita agilidade no transito pois em uma saída rápida (devido ao transito) tenho que parar o carro, engatar a 1ª e só depois arrancar, esses dias quase acertaram a traseira do corsinha

As outras marchas entram de boa, as vezes um pouco justo na passagem da terceira para a segunda mas nada de mais

Já troquei o óleo da caixa mas não mudou muita coisa, mandei regular a embreagem, troquei o cabo inclusive, mas não mudou nada

Em fim, o que pode ser? Será problema de cambio? O carro já está com 181mil km rodados

Agradeço as respostas
awaked
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Mensagem por awaked »

IcoBR, eu não tenho muita experiência com câmbio, mas no carro que tive problemas de desgaste o problema era que ficava tudo bamba, entrava marcha de qualquer jeito.

Tem o trambulador que pode ser regulado e umas buchinhas ali na alavanca, converse com seu mecânico. De qualquer forma meu Corsa também tem a primeira bem justa desde novo, só quase parado pra entrar. Mas precisar engatar primeira no trânsito? Só pra arrancar, se não é de segunda. Acelera um teco mais.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

todo carro moderno so engata primeira completamente parado ou na eminencia de parar a 1km/h +ou-
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Mensagem por IcoBR »

SemControle escreveu:todo carro moderno so engata primeira completamente parado ou na eminencia de parar a 1km/h +ou-
bom o golzinho aqui da firma, 2011, engata a 1ª de boa, tento fazer a mesma coisa com o corsa e não vai

Todavia, deve ser uma particularidade do cambio gm, vou tentar me acostumar a "sair" em 2ª marcha, apesar de ser meio contraditório isso, mas enfim, grato pelas respostas
JonathanSM
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Mensagem por JonathanSM »

IcoBR, tenta quando for engatar a 1ª dar uma acelerada (subir o giro um pouco) que deve engatar.... Todos os carros que andei são assim. Pra engatar a primeira marcha com o carro em movimento, deve-se levantar o giro do motor senão não engata mesmo apenas com o carro quase parado..
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Mensagem por IcoBR »

JonathanSM escreveu:IcoBR, tenta quando for engatar a 1ª dar uma acelerada (subir o giro um pouco) que deve engatar.... Todos os carros que andei são assim. Pra engatar a primeira marcha com o carro em movimento, deve-se levantar o giro do motor senão não engata mesmo apenas com o carro quase parado..
Opa, vou tentar isso então

vlw
SemControle
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Mensagem por SemControle »

os caras procuram inventar problema....

carro q engata 1º andando tem problema no cambio, e a grande chance de quebrar cambio e motor com essa brilhante ideia
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Mensagem por IcoBR »

SemControle escreveu:os caras procuram inventar problema....

carro q engata 1º andando tem problema no cambio, e a grande chance de quebrar cambio e motor com essa brilhante ideia
O intuito do tópico é justamente saber o que ocorre, cada carro tem a sua manha e tal, então por isso fiquei na dúvida, se o meu corsinha tah blz então menos mal :wink:
awaked
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Mensagem por awaked »

IcoBR escreveu:
SemControle escreveu:Todavia, deve ser uma particularidade do cambio gm, vou tentar me acostumar a "sair" em 2ª marcha, apesar de ser meio contraditório isso, mas enfim, grato pelas respostas
Não entendi esse sair em segunda. Saia em primeira com o carro parado. Use a segunda quando o carro já está em movimento.
Fred Figueiredo
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Mensagem por Fred Figueiredo »

Sair em 2º como o Sem Controle disse é uma prática que acho quem tem carro GM se acostuma a fazer, na realidade não é bem sair em 2º, é em determinadas situações.

Exemplo se vou passar em um quebra-molas (lombada) e a mesma não é muito grade, passo em 2º marcha devagar, como se estivesse em 1º, controlando na embreagem dando leves aceleradas, e passo de boa, isso me evita parar o carro totalmente pra engatar a 1º ou correr o risco de tentar engatala com o carro em movimento e arranhar ou não entrar.

Outra situação é se estou vendo um sinal (semaforo, farol) vermelho afrente com carros parados e quando estou chegando perto com meu carro, freiando ja em velocidade baixa e o mesmo fica verde, não há necessidade de engatar a 1º, vou de 2º e saio de boa, mais uma alternativa pra não ficar tentando engatar a 1º com o carro em movimento.

Enfim isso é um método de dirigir e adequação a maldita 1º marcha que é sempre um martírio pra entrar, e não pense que é somente nos GM antigos não, pq quando dirigo a Zafira 2004 da minha irmã e o Celta 2007 do meu primo é a mesma dificultade, então creio que a informação do Sem Controle é bem informativa.
"Corseando e desfilando por ai"

Corsa B Super 1996 "Azulão"
Corsa C hatch VHC 2004 "Sport"

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=96967
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