[DÚVIDA] - embreagem deslizando

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

rogdigue escreveu:Não tá ruim não, fica com arrancada e retomada muito rápida, marcha lenta estável, no trânsito anda e pára vai na casquinha do acelerador normal. É como se estivesse usando um volante de 1.6 aliviado. A idéia da cerâmica é pra uma futura turbina.

Ontem o mecânico ergueu o carro no macaco e disse q a caixa seca está completamente melada de óleo de motor, provável vazamento no retentor do volante. Ele me orientou a perceber se a embreagem desliza com o motor em aquecimento, ou só depois de bem quente. Vamos fazer o serviço no fim da semana q vem.
Eu não vejo como volante e embreagem de 1.0 ficar bom num motor 1.6. O volante precisa de um mínimo de peso, eu te digo que se pegar um Corsa 1.6 (que esteja bom claro) e der uma volta vai chegar em casa querendo trocar tudo isso correndo. É o tipo de coisa que não tem como dar certo. O volante do 1.0 é até mais "fino" do que o 1.6/1.8. Não é só questão de peso.

Se quer turbinar EU não andaria com volante aliviado. Numa patinada ele pode esquentar e empenar/deformar/sair voando... é feio arremessar o capô. Com volante aliviado o torque fica mais baixo. O torque é a pancadinha que sente quando gruda no acelerador. É pura física. Retomadas são piores também. Aí sim, um turbo bem trabalhado entra pra dar aquela força. Numa subida fica sem força também, a inércia do volante pesado ajuda o motor a girar com menos esforço.

Aí tem o problema da embreagem. Que é um segundo problema. Ela simplesmente não tem força pra aguentar nas molas, mesmo que de cerâmica. Você pode não perceber quando ela é nova, mas mesmo assim ela já está patinando numa aceleradinha mais forte.

Coloca o volante certo do carro. Coloca embreagem de cerâmica pra carro 1.6 e turbina de leve.
Isso sim vai ficar ótimo.


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

awaked escreveu:
rogdigue escreveu:Não tá ruim não, fica com arrancada e retomada muito rápida, marcha lenta estável, no trânsito anda e pára vai na casquinha do acelerador normal. É como se estivesse usando um volante de 1.6 aliviado. A idéia da cerâmica é pra uma futura turbina.

Ontem o mecânico ergueu o carro no macaco e disse q a caixa seca está completamente melada de óleo de motor, provável vazamento no retentor do volante. Ele me orientou a perceber se a embreagem desliza com o motor em aquecimento, ou só depois de bem quente. Vamos fazer o serviço no fim da semana q vem.
Eu não vejo como volante e embreagem de 1.0 ficar bom num motor 1.6. O volante precisa de um mínimo de peso, eu te digo que se pegar um Corsa 1.6 (que esteja bom claro) e der uma volta vai chegar em casa querendo trocar tudo isso correndo. É o tipo de coisa que não tem como dar certo. O volante do 1.0 é até mais "fino" do que o 1.6/1.8. Não é só questão de peso.

Se quer turbinar EU não andaria com volante aliviado. Numa patinada ele pode esquentar e empenar/deformar/sair voando... é feio arremessar o capô. Com volante aliviado o torque fica mais baixo. O torque é a pancadinha que sente quando gruda no acelerador. É pura física. Retomadas são piores também. Aí sim, um turbo bem trabalhado entra pra dar aquela força. Numa subida fica sem força também, a inércia do volante pesado ajuda o motor a girar com menos esforço.

Aí tem o problema da embreagem. Que é um segundo problema. Ela simplesmente não tem força pra aguentar nas molas, mesmo que de cerâmica. Você pode não perceber quando ela é nova, mas mesmo assim ela já está patinando numa aceleradinha mais forte.

Coloca o volante certo do carro. Coloca embreagem de cerâmica pra carro 1.6 e turbina de leve.
Isso sim vai ficar ótimo.
Pra vc ver q a diferença não é tanta assim, um volante original 1.6/1.8 tem 9,3 kg, os caras tão aliviando ele pra 5,7 kg, eu uso um de 1.0 q tem 7,3 kg com a vantagem de ser íntegro, absolutamente original. Falei com um rapaz da ff embreagens sobre a diferença de expessura das pistas de contato da embre 1.0 e 1.6, ele me recomendou usar uma embre do corsa 1.4 q tem o mesmo diâmetro do meu volante porém a pista é maior pra dentro, vou lá pessoalmente averiguar essas diferenças.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Sim eu to ligado, por isso falei que o lance não é só peso. Tem espessura e o tamanho da pista.
Mas usando volante de 1.4 o problema da embreagem continua... embreagem tem que durar anos.


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

awaked escreveu:Sim eu to ligado, por isso falei que o lance não é só peso. Tem espessura e o tamanho da pista.
Mas usando volante de 1.4 o problema da embreagem continua... embreagem tem que durar anos.
Semana q vem vamos abrir o carro e averiguar se a embreagem quebrou, gastou, vazou óleo ou tá possuída.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a questao nao é fazer a embreagem casar com o volante, e sim o q vem antes dele.....
vc tem pelo menos 50% a mais de forca em cima do volante de 1.0
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Ontem estava no bairro das perdizes e numa das subidas da rua aimberê o pedal da embre ficou preso no fundo e consequentemente o carro não saia do lugar. Com uns coices no pedal consegui estacionar junto a calçada de um prédio e na hora já pensei em comprar um cabo. Fui até o local onde eu precisava fazer um serviço, depois disso fui de onibus no mercadocar da barra funda, comprei um cabo de embreagem, voltei na rua aimberê onde estava o carro, troquei o cabo e puta CENSURADO como o carro mudou. Hoje já saí, já malhei ele no trânsito e nada de deslizar a embreagem. Acho q resolvi o problema de deslizar, então fica a dica pra quem fizer manutenção na embreagem, não deixe de trocar o cabo mesmo q esteja aparentemente bom, que foi oque eu fiz no ano passado.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26798
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao devia nem ser o caso, mas provavel a regulagem do cabo estava estrangulando a embreagem, tava ficando com o plato ja um pouco apertado....e como isso era o tempo todo, depende o qnt ja rodou ta bem judiada a embreagem, nesse caso seria um pouco pior q andar o tempo todo com o pe apoiado no pedal....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”