[DÚVIDA] - embreagem deslizando

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.

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[DÚVIDA] - embreagem deslizando

Mensagem por rogdigue » Quinta-feira 14 2012f Junho 2012 04:06:00 PM

Não consegui localizar nenhum tópico sobre o tema, se o moderador encontrar beleza pode fechar esse.

Motor 1.6 usando volante de 1.0, logicamente q a embreagem tb de 1.0 coloquei nova, moi esse conjunto por 12 mil km.

Hoje começou a deslizar na arrancada e retomada. Tipo acelera, dá pra sentir o motor girar, solto a embreagem e ela demora a acoplar, isso deixa as trocas de marchas mais suaves, porém sei que tem problema, e se acelerar de uma vez com tudo aí q faz um barulhão e o carro parece veículo com câmbio automático.

Será q a embreagem gastou e vou ter q morrer com outra, ou quebrou algo?



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Mensagem por awaked » Quinta-feira 14 2012f Junho 2012 05:32:17 PM

O motor 1.6 com embreagem de 1.0 já responde tudo.

Quando se prepara um carro a ideia é melhorar a embreagem, não piorar. Não sei o motivo mas a embreagem está subdimensionada pro motor. Vai sempre gastar rápido e com risco de problemas.



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Mensagem por SemControle » Quinta-feira 14 2012f Junho 2012 06:16:18 PM

embreagem com tamanho e tudo mais pra 60cvs num motor de 92cvs nao é facil nao....
é quase q andar com 0,5 de pressao no 1.0 com embreola original...na primeira puxada q patinar ja era....


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Mensagem por rogdigue » Quinta-feira 14 2012f Junho 2012 07:25:36 PM

awaked escreveu:O motor 1.6 com embreagem de 1.0 já responde tudo.

Quando se prepara um carro a ideia é melhorar a embreagem, não piorar. Não sei o motivo mas a embreagem está subdimensionada pro motor. Vai sempre gastar rápido e com risco de problemas.
O motivo é q o motor veio sem o volante, então usei o do 1.0.

Pelos sintomas queria ter idéia se quebrou ou se gastou.



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Mensagem por rogdigue » Quinta-feira 14 2012f Junho 2012 07:35:02 PM

SemControle escreveu:embreagem com tamanho e tudo mais pra 60cvs num motor de 92cvs nao é facil nao....
é quase q andar com 0,5 de pressao no 1.0 com embreola original...na primeira puxada q patinar ja era....
Tenho planos realmente de por 0,5, moro pertinho da turbo anhanguera e qualquer hora compro meu kit. Levando em conta toda a mão de obra q vai pra verificar a embreagem, achas bom mandar ver uma ceramica logo? De 1.0 claro, pq não vou correr atras de volante de 1.6 não.



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Mensagem por awaked » Quinta-feira 14 2012f Junho 2012 09:07:55 PM

Cara, esquece. Compra volante 1.6, qual o problema.
O que adianta enfiar embreagem de cerâmica? O carro deve estar muito ruim perto de um original. Vai ser ruim igual, mas com embreagem de cerâmica.

Está lotado de lojas que vendem volantes pra motores, pode comprar um de boa.
No ferro velho vai comprar isso por kg de metal.

Vai ter que tirar a embreagem mesmo e trocar, já aproveita a mão de obra.



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Mensagem por SemControle » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 08:39:20 AM

pior ainda a ideia de por um turbo com um volantinho desses, e ainda pior com uma embreaginha de 1.0
pra contornar o defeito daki a poko ta com plato de 1500, disco de 6 pastilhas, isso pra andar com 0,5, agora se vai ter perna pra usar centenas de vezes essa embreagem, sera outros 500
se a ideia é essa de vir tapeando defeitos, eu ja digo nem pense em montar um turbo, vai sair muito mais barato nao ter o turbo...
nao é pq é de ceramica q a embreagem sera eterna...e pior ainda, ela de ceramica nesse "disconjunto" aposto q vai comer o volante e patinar cavando o volante da mesma forma...


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Mensagem por rogdigue » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 08:46:34 AM

awaked escreveu:Cara, esquece. Compra volante 1.6, qual o problema.
O que adianta enfiar embreagem de cerâmica? O carro deve estar muito ruim perto de um original. Vai ser ruim igual, mas com embreagem de cerâmica.

Está lotado de lojas que vendem volantes pra motores, pode comprar um de boa.
No ferro velho vai comprar isso por kg de metal.

Vai ter que tirar a embreagem mesmo e trocar, já aproveita a mão de obra.
Não tá ruim não, fica com arrancada e retomada muito rápida, marcha lenta estável, no trânsito anda e pára vai na casquinha do acelerador normal. É como se estivesse usando um volante de 1.6 aliviado. A idéia da cerâmica é pra uma futura turbina.

Ontem o mecânico ergueu o carro no macaco e disse q a caixa seca está completamente melada de óleo de motor, provável vazamento no retentor do volante. Ele me orientou a perceber se a embreagem desliza com o motor em aquecimento, ou só depois de bem quente. Vamos fazer o serviço no fim da semana q vem.



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Mensagem por SemControle » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 08:53:29 AM

embreagem pode ser novinha, patinou uma vez ja era....

cada um com seus gostos.....


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Mensagem por rogdigue » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 09:02:58 AM

SemControle escreveu:pior ainda a ideia de por um turbo com um volantinho desses, e ainda pior com uma embreaginha de 1.0
pra contornar o defeito daki a poko ta com plato de 1500, disco de 6 pastilhas, isso pra andar com 0,5, agora se vai ter perna pra usar centenas de vezes essa embreagem, sera outros 500
se a ideia é essa de vir tapeando defeitos, eu ja digo nem pense em montar um turbo, vai sair muito mais barato nao ter o turbo...
nao é pq é de ceramica q a embreagem sera eterna...e pior ainda, ela de ceramica nesse "disconjunto" aposto q vai comer o volante e patinar cavando o volante da mesma forma...
Ave Maria, vc tá pensando muito negativo, quem lê sem conhecer o histórico do fórum vai pensar q vc é um tiozinho com carro 1000% original que acha toda modificação estúpida.

Em 12 meses fiz de tudo pra destruir esse conjunto mas ele suportou bem... semana q vem vai abrir o carro e ver oq ocorre com a embreagem, tem melado de óleo na caixa seca, pode ser retentor vazando e por alí o óleo fazendo deslizar a embreagem, eu informo o estado das peças.



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Mensagem por awaked » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 10:55:43 AM

rogdigue escreveu:Não tá ruim não, fica com arrancada e retomada muito rápida, marcha lenta estável, no trânsito anda e pára vai na casquinha do acelerador normal. É como se estivesse usando um volante de 1.6 aliviado. A idéia da cerâmica é pra uma futura turbina.

Ontem o mecânico ergueu o carro no macaco e disse q a caixa seca está completamente melada de óleo de motor, provável vazamento no retentor do volante. Ele me orientou a perceber se a embreagem desliza com o motor em aquecimento, ou só depois de bem quente. Vamos fazer o serviço no fim da semana q vem.
Eu não vejo como volante e embreagem de 1.0 ficar bom num motor 1.6. O volante precisa de um mínimo de peso, eu te digo que se pegar um Corsa 1.6 (que esteja bom claro) e der uma volta vai chegar em casa querendo trocar tudo isso correndo. É o tipo de coisa que não tem como dar certo. O volante do 1.0 é até mais "fino" do que o 1.6/1.8. Não é só questão de peso.

Se quer turbinar EU não andaria com volante aliviado. Numa patinada ele pode esquentar e empenar/deformar/sair voando... é feio arremessar o capô. Com volante aliviado o torque fica mais baixo. O torque é a pancadinha que sente quando gruda no acelerador. É pura física. Retomadas são piores também. Aí sim, um turbo bem trabalhado entra pra dar aquela força. Numa subida fica sem força também, a inércia do volante pesado ajuda o motor a girar com menos esforço.

Aí tem o problema da embreagem. Que é um segundo problema. Ela simplesmente não tem força pra aguentar nas molas, mesmo que de cerâmica. Você pode não perceber quando ela é nova, mas mesmo assim ela já está patinando numa aceleradinha mais forte.

Coloca o volante certo do carro. Coloca embreagem de cerâmica pra carro 1.6 e turbina de leve.
Isso sim vai ficar ótimo.



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Mensagem por rogdigue » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 11:13:04 AM

awaked escreveu:
rogdigue escreveu:Não tá ruim não, fica com arrancada e retomada muito rápida, marcha lenta estável, no trânsito anda e pára vai na casquinha do acelerador normal. É como se estivesse usando um volante de 1.6 aliviado. A idéia da cerâmica é pra uma futura turbina.

Ontem o mecânico ergueu o carro no macaco e disse q a caixa seca está completamente melada de óleo de motor, provável vazamento no retentor do volante. Ele me orientou a perceber se a embreagem desliza com o motor em aquecimento, ou só depois de bem quente. Vamos fazer o serviço no fim da semana q vem.
Eu não vejo como volante e embreagem de 1.0 ficar bom num motor 1.6. O volante precisa de um mínimo de peso, eu te digo que se pegar um Corsa 1.6 (que esteja bom claro) e der uma volta vai chegar em casa querendo trocar tudo isso correndo. É o tipo de coisa que não tem como dar certo. O volante do 1.0 é até mais "fino" do que o 1.6/1.8. Não é só questão de peso.

Se quer turbinar EU não andaria com volante aliviado. Numa patinada ele pode esquentar e empenar/deformar/sair voando... é feio arremessar o capô. Com volante aliviado o torque fica mais baixo. O torque é a pancadinha que sente quando gruda no acelerador. É pura física. Retomadas são piores também. Aí sim, um turbo bem trabalhado entra pra dar aquela força. Numa subida fica sem força também, a inércia do volante pesado ajuda o motor a girar com menos esforço.

Aí tem o problema da embreagem. Que é um segundo problema. Ela simplesmente não tem força pra aguentar nas molas, mesmo que de cerâmica. Você pode não perceber quando ela é nova, mas mesmo assim ela já está patinando numa aceleradinha mais forte.

Coloca o volante certo do carro. Coloca embreagem de cerâmica pra carro 1.6 e turbina de leve.
Isso sim vai ficar ótimo.
Pra vc ver q a diferença não é tanta assim, um volante original 1.6/1.8 tem 9,3 kg, os caras tão aliviando ele pra 5,7 kg, eu uso um de 1.0 q tem 7,3 kg com a vantagem de ser íntegro, absolutamente original. Falei com um rapaz da ff embreagens sobre a diferença de expessura das pistas de contato da embre 1.0 e 1.6, ele me recomendou usar uma embre do corsa 1.4 q tem o mesmo diâmetro do meu volante porém a pista é maior pra dentro, vou lá pessoalmente averiguar essas diferenças.



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Mensagem por awaked » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 11:28:07 AM

Sim eu to ligado, por isso falei que o lance não é só peso. Tem espessura e o tamanho da pista.
Mas usando volante de 1.4 o problema da embreagem continua... embreagem tem que durar anos.



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Mensagem por rogdigue » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 11:35:59 AM

awaked escreveu:Sim eu to ligado, por isso falei que o lance não é só peso. Tem espessura e o tamanho da pista.
Mas usando volante de 1.4 o problema da embreagem continua... embreagem tem que durar anos.
Semana q vem vamos abrir o carro e averiguar se a embreagem quebrou, gastou, vazou óleo ou tá possuída.



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Mensagem por SemControle » Sexta-feira 15 2012f Junho 2012 03:54:11 PM

a questao nao é fazer a embreagem casar com o volante, e sim o q vem antes dele.....
vc tem pelo menos 50% a mais de forca em cima do volante de 1.0


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