[DÚVIDA] - Amortecedor traseiro mais baixo. Como não raspar?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
andersonpolli
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 08:42:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Amortecedor traseiro mais baixo. Como não raspar?

Mensagem por andersonpolli »

Bom galera tenho um corsa hatch 2000 duas portas, coloquei rodas aro 17 com pneu 205/40/17, é raspou pakas no começo mas dei meu jeito, consegui deixar bem alinhada a altura e sem raspar:

Na frente com molas esportivas e atras com molas pra gnv cortadas:
Imagem

Mola traseira pra kit gnv;
Imagem

Cortada:
Imagem

Retrabalhada no maçarico: (eu mesmo que fiz rsrsrs)
Imagem

É uma dúvida e ao mesmo tempo um problema, as molas não ficaram bem fixas se levantar com macaco o carro nem precisa tirar o parafuso do amortecedor pra arrancar a mola, alguém sabe de alguma solução? encontrei na net alguns amortecedores retrabalhados mas tenho medo de comprar e eles baixarem demais o carro pelo fato de ser roda 17, vi num tópico que tem um amortecedor traseiro de gol que da pra por no corsa e que é menor, será? se alguém souber, qual o modelo desse gol? lá não dizia:

Se puderem me ajudar, vlw..


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o seu problema é pelo belo servico na mola pra nao dizer outra coisa....
quem determina a altura do carro é a mola, pra por um amortecedor menor q nao deixe ela cair, vai ter q ser menor muito menor pra nao deixar nem o eixo afastar da carroceria....logo um amortecedor tao menor vai ficar dando fim de curso em cima direto.....vc nao vai ter mais suspensao traseira, vai ser praticamente fixa, e ai vai comecar o bate bate
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


andersonpolli
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 08:42:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andersonpolli »

SemControle escreveu:o seu problema é pelo belo servico na mola pra nao dizer outra coisa....
quem determina a altura do carro é a mola, pra por um amortecedor menor q nao deixe ela cair, vai ter q ser menor muito menor pra nao deixar nem o eixo afastar da carroceria....logo um amortecedor tao menor vai ficar dando fim de curso em cima direto.....vc nao vai ter mais suspensao traseira, vai ser praticamente fixa, e ai vai comecar o bate bate

SemControle valew por me responder, deixa eu tentar te explicar melhor, essa mola de gnv no tamanho original tinha deixado o carro muito desproporcional, na traseira parecia um trator rsrsrs,
Tipo tinha cinco dedos até o para lama com o corte ficou com dois e meio, eu gostei do meu trampo na mola :cry: :cry: :cry: só cortei por esse motivo, eu achei que iria ficar mais seco rodando com pessoas atrás, mas ficou legal, não ficou igual com suspensão a ar/rosca que pula pakas:
Pra ter uma ideia preciso apenas de 2 cm a menos no amortecedor pra travar a mola:


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tem 2 riscos aí. Cortando oferece o risco de desequilibrar a mola. Depende a marca varia a resistência e elasticidade nas pontas em relação ao meio. Esquentar destempera o material. Duplo risco.

Não seria melhor tentar mola esportiva na traseira?


andersonpolli
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 08:42:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andersonpolli »

awaked escreveu:Tem 2 riscos aí. Cortando oferece o risco de desequilibrar a mola. Depende a marca varia a resistência e elasticidade nas pontas em relação ao meio. Esquentar destempera o material. Duplo risco.

Não seria melhor tentar mola esportiva na traseira?

awaked, é eu já tinha colocado e tirei pra por essas, mas hj troquei pelas esportivas denovo..
O jeito é rodar com esposa e filho apenas senão raspa tudo.. estou pensando em mandar da um passe na roda no torno, tentar melhorar o Offset dela: Offset (ET) 36mm:

Vlw..


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so tem outro detalhe roda 17 nao é pra corsa B
cada ideia mai brilhante q a outra pra nao dizer mais problematica...
andava assim, mas com 15, rodas perfeitas pra corsa B
Imagem
Imagem
la atras eram 205/50 e nunca tive problema de raspar....na frente 195/50 com paralama alargado....tudo feito com mola pra isso, amortecedor trabalhado, se nao fosse o chao batendo, nem lembrava q era baixo o carro....ahhhh nunca tive problema de levantar o carro e cair a mola....

mas esse seu trabalhinho de estragar a mola ai, é totalmente sem comentarios.....simplesmente por ter destemperado a mola é bem mais facil ela kebrar e/ou ceder
a forma q ta a ponta dela, vc ainda tem enorme chance de passar por alguma ondulacao rapido e perder a mola, esse é so um dos motivos q nao se corta mola traseira de corsa pra nao ficar bamba e caindo...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


andersonpolli
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 08:42:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andersonpolli »

SemControle escreveu:so tem outro detalhe roda 17 nao é pra corsa B
cada ideia mai brilhante q a outra pra nao dizer mais problematica...
andava assim, mas com 15, rodas perfeitas pra corsa B
Imagem
Imagem
la atras eram 205/50 e nunca tive problema de raspar....na frente 195/50 com paralama alargado....tudo feito com mola pra isso, amortecedor trabalhado, se nao fosse o chao batendo, nem lembrava q era baixo o carro....ahhhh nunca tive problema de levantar o carro e cair a mola....

mas esse seu trabalhinho de estragar a mola ai, é totalmente sem comentarios.....simplesmente por ter destemperado a mola é bem mais facil ela kebrar e/ou ceder
a forma q ta a ponta dela, vc ainda tem enorme chance de passar por alguma ondulacao rapido e perder a mola, esse é so um dos motivos q nao se corta mola traseira de corsa pra nao ficar bamba e caindo...
SemControle Vlw brother.. mas to afim de rodar com rodar com 17 parceiro..


andersonpolli
:: Wind ::
Mensagens: 39
Registrado em: Segunda-feira 09 2012f Abril 2012 08:42:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por andersonpolli »

Achei uma resposta de parceiro e vou fazer, está aí abaixo:


DEPENDENDO da roda, não precisa fazer MUITA coisa.
Normalmente o que se faz:
Rebate a lataria de dentro da caixa de roda ao maximo porém sem quebrar a tinta externa do carro.
Inverter a chapa do eixo. Existe uma chapa de mais ou menos 0.5cm entre a campana e o eixo. Removendo para atrás do eixo, voce ganha esse espaço de mais 0.5cm pra dentro da caixa de roda.
Tornear suas rodas para que elas entrem mais pra dentro da caixa de roda.
Tirar a capa ou guarda-pó dos amortecedores traseiros, porque a roda pode ficar "roçando" ali fazendo um barulho infernal.
Tornear as campanas ou cubos traseiros pras rodas entrarem também mais pra dentro.
Caso mesmo assim suas rodas ainda continuem pegando, existe uma outra medida que eu ja vi uns doidões fazendo por ai... Encurtamento do eixo.
Espero ter sanado algumas de suas duvidas... fazendo esses esqueminhas ai, voce coloca sua roda 17" sem pegar nada na tua lataria.
Falo por experiência própria pois cheguei a usar Aro 19" no classic. :D
Abraço!


E mão a obra:


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

andersonpolli, você escreveu acima que o jeito é anda só com esposa e filho pra não raspar.
Infelizmente é o preço que se paga ao rebaixar o carro, escolher rodas grandes demais e etc.

Não é um problema. É só ter em mente que é o preço da sua escolha. Não dá pra por peso, mas o carro ficou com o aspecto que queria. Que bom que retirou as molas deformadas.

Boa sorte aí, abraço.

Só não recomendo tantas modificações, a chapa entra a campana e o eixo tem sua função. Tornear rodas e cubos também é perigoso, pode fragilizar demais a peça oferecendo risco de quebra no nosso asfalto lunar brasileiro. O guarda pó dos amortecedores ajudam a evitar sujeira e aumentam a durabilidade dos mesmo. É tanta modificação e risco que é muito mais vantagem vender suas rodas e comprar outras com o offset ideal, além de ser mais barato.


mauricio s.s.oliveira
:: Classic ::
Mensagens: 1351
Registrado em: Domingo 01 2007f Julho 2007 08:04:29 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por mauricio s.s.oliveira »

Meu Deus...

Tudo isso pra andar de 17?
NEW!! Aqui
Imagem


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”