[DÚVIDA] - Pq o volante fica torto após efetuar uma manobra?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
draconfla
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 19 2009f Dezembro 2009 10:32:04 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Pq o volante fica torto após efetuar uma manobra?

Mensagem por draconfla »

Prezados,

O meu corsa wind 2000 está com seguinte problema:

Quando eu viro o volante todinho até o final para a direita, ao voltar o mesmo o volante fica torto para a direita. Levei no mecânico e ele falou que é a bucha de direção que tinha q trocar.

Foi feito a troca das buchas, mas mesmo assim o volante fica torto depois que eu volto ele quando eu viro para direita. Em alguma trepidações quando eu passo com o carro o volante volta a ficar certinho, mas depois volta o problema.

O que pode ser o problema, já que foi efetuado a troca das buchas de direção e o alinhamento e balanceamento.

Desde de já eu agradeço a ajuda. ::?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A simples inclinação de uma rua faz isso... como testar isso perfeitamente é complicado.
Até o estado da borracha dos pneus influi. É comum motoristas perceberem esse tipo de diferença só trocando pneus.
draconfla
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 19 2009f Dezembro 2009 10:32:04 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por draconfla »

awaked escreveu:A simples inclinação de uma rua faz isso... como testar isso perfeitamente é complicado.
Até o estado da borracha dos pneus influi. É comum motoristas perceberem esse tipo de diferença só trocando pneus.
Aí é que tá, os pneus são novíssimos, tem nem 5 mil Km rodado.

Em contato com um conhecido meu, o mesmo falou que o setor de direção pode estar muito desgastado e deve estar correndo na direção e as buchas não estão segurando. Pode ser isso?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Não sei cara, acho que entendi errado. Filma pra vermos. Acho que está procurando pelo em ovo. Não volta 100% na mesma posição. Deve voltar uns 90-95% no máximo e olha lá ainda. O próprio atrito segura a volta.
draconfla
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 19 2009f Dezembro 2009 10:32:04 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por draconfla »

awaked escreveu:Não sei cara, acho que entendi errado. Filma pra vermos. Acho que está procurando pelo em ovo. Não volta 100% na mesma posição. Deve voltar uns 90-95% no máximo e olha lá ainda. O próprio atrito segura a volta.
Blz, vou tentar filmar e ou até mesmo tirar fotos. Para se ter a noção do que eu estou falando.

obrigado pela ajuda.
draconfla
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 19 2009f Dezembro 2009 10:32:04 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por draconfla »

awaked

Levei no mecânico, troquei a caixa de direção e as buchas, coloquei tudo original, isso custou pra mim R$ 580,00

Fiz o alinhamento, balanceamento e cambagem. Sai da oficina com o volante na posição certa.

Aí fui fazer uma manobra para virar o carro, virei o volante todinho para a direita, quando fui voltar o volante o mesmo ficou torto para direita. Andei com o carro em linha reta não puxou para nenhum lado o carro andou certinho.. Mas o volante ficou torto para direita.

Aí quando eu fiz a manobra para a esquerda virando o volante todinho para a esquerda, quando voltei o volante ficou na posição normal e o carro andou em linha reta não puxou para nenhum lado, ficou certinho.

Queria entender o porque disso, pois qdo eu viro o volante até o final para direita e volto para andar em linha reta ele fica torto mas o carro anda em linha reta, viro o volante para esquerda até o final e volto o volante para andar em linha reta o volante volta a ficar normal, reto.

Será que tem alguma folga na coluna de direção que está ocasionando isso?

Pois foi trocado tudo (bucha de direção, caixa de direção) e feito o alinhamento e balanceamento e cambagem.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Estranho... os pivôs, amortecedores, molas...? será que não tem alguma trinca na longarina?
draconfla
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Sábado 19 2009f Dezembro 2009 10:32:04 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por draconfla »

Bom os amortecedores foram recentemente trocados, as molas pelo que o mecânico disse estão em perfeito estado também.

Os pivôs que eu não sei.

Agora trinca na longarina. Onde fica isso?
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pede pra um mecânico olhar. É uma parte que sustenta todo o conjunto.
Avatar do usuário
Lin Armando
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Segunda-feira 26 2024f Fevereiro 2024 01:50:01 PM
Localização: Abadia de Goiás - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lin Armando »

Alguém achou a solução? O meu está igual, se vira todo pra direita, desliga o carro e depois liga, o volante fica 30° torto pra direita... volta tudo pra esquerda e sei lá como volta ao normal. Já fiz caixa de direção, o carro anda retinho, só o volante que fica torto de vez em quando. Alguém?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”