[DÚVIDA] - Ao pisar no freio o carro treme muito. O q será?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
quaresma
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Novembro 2011 12:00:09 PM
Localização: Rio Grande - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Ao pisar no freio o carro treme muito. O q será?

Mensagem por quaresma »

Bom dia aos amigos

Estou com um grave problema em meu carro e estou buscando todo tipo de ajuda.

Levei o carro (um classic 03) a um centro automotivo com nome conhecido nacionalmente com várias lojas espalhadas nos diversos estados, simplesmente para trocarem o fluido de freio que estava vencido. Realizaram revisão da parte de freios não constataram a principio nada. Trocaram o fluido e a partir dai começou a novela, dois ou três dias após, peguei a estrada e em uma ultrapassagem quando retornei a minha pista pisei no freio para reduzir a velocidade e o carro VIBROU TODINHO tremeu tudo, me assustei, pensei: tem roda solta!

Parei olhei todas apertadas. Segui adiante, novamente freiei e vibrou tudo de novo, com o carro engrenado ou desengrenado vibra sempre, isso sempre com velocidade acima de 80/90 km/h retornei no lugar onde trocaram o fluido e me disseram que era disco empenado, trocaram e o problema continuou. Trocaram cubo, rolamento, pneus, cilindros e nada de o carro não vibrar sempre que se usa o freio. Ele vibra principalmente em velocidades acima dos 80 km/h.

Em uma ocasião colocaram quatro rodas de ferro e não vibrou com elas. Voltaram com as minha (de liga leve) e novamente treme tudo, já trocaram de tudo e nada resolve, por último até com as rodas de ferro o carro vibra, simplesmente me disseram "não sei mais o que fazer, não tenho nada pra te dizer tudo que deveria resolver foi feito e nada resolveu" o carro não tem nada de folga nem setor, pivô, buchas,..., sugeri a eles quem sabe é (sei lá) alguma coisa com as pontas das rodas/eixo que faz isso e disseram que não, que está ok nada empenado.

As rodas então, também não, já compararam elas e não estão empenadas ou tortas nem rachadas, até mesmo com partes de outro carro ele vibrou, mediram na saida estavam dentro da tolerência, no retorno e deu errado de novo diferenças muito grandes, eles dizem que medem o disco antes e está dentro da tolerância coloca, anda, vibra e dá diferente as medidas, já fizeram todo tipo de balanceamento e geometria e nada resolveu.

Resumindo: gastei um monte e nada resolveram, trocaram tudo que disseram que poderia ser. comentei sobre pinça torta, pino deslizante e pelo menos dizem que nao teria como ser. Caso os amigos tenham alguma idéia agradeço.

Caso queiram alguma outra informação sobre o caso para tentarem dar uma "luz" sobre o caso aguardo contato.

Certo da atenção dos ilustres amigos, desde já agradeço.

Att.

Juarez
Juarez Quaresma
R Gde-RS
Classic


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Juarez,

Primeiro arranje um carro com o balanceamento ZERADO. Coloque as 4 rodas, rode e veja se aparecem as trepidações.

Se aparecer um carro com pneus "novos" peça emprestado e faça o teste novamente.

Caso continue, faça assim: arranje um Corsa sem problema algum, desmonte seus freios (discos, pastilhas e TAMBORES) e coloque no Corsa BOM. Faça o mesmo com as suas peças.

Faça os testes.

Depois disso, faça novas análises.

Tive um problema semelhante com esse seu, mas eram os Pneus P2000 que estavam deformados. Detalhe eram novos e com menos de 10000km. Foi uma briga enorme com a loja da marca para trocar, mas trocaram.

Qual a marca dos seus pneus e quais as marcas das peças que montou no freio?

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Juarez,

Outra peça que engana um pouc são as pastilhas tb.

Mas acredito que sejam Tambores ou Pneus, porque pastilhas e discos já forma trocados.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ou simplesmente o anel centralizador de roda, que é usado nas rodas de liga.
Se colocou as de ferro e parou... pode ser só isso...

No segundo teste que não resolveu deve ser porque estava com o disco já empenado.
Dá uma olhada:
http://www.youtube.com/watch?v=R_X1piJiKls

Verifique você mesmo se não tem folga nele quando encaixado no carro ou na própria roda.


quaresma
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Novembro 2011 12:00:09 PM
Localização: Rio Grande - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por quaresma »

Caro amigos,

Já fizeram segundo eles esses testes todos, troca de roda, balanceamento de diversas maneiras, alinhamento, ocorre que nesse último final de semana coloquei as rodas de ferro e vibra mesmo assim. Eles colocam os discos novos com as medidas toleráveis até ai ta ok, mas é só dar uma volta que já empena os discos novos, trocaram uns 10 discos já, cubo, rolamento, e os pneus são novos da Goodyear e visivelmente não tem nenhuma imperfeição, tambores também trocaram.

Já ouvi tanta coisa que poderia ser e tanta coisa que eles disseram que fizeram, mas nos últimos dias pensando e analisando chego ao seguinte: não sei se teria alguma coisa há ver mas assim, se coloca discos novos e antes de andar não tem empenamento e após já ta empenado chego a conclusão que é algo que ta "empurrando" o disco levando ele a empenar, será que pelo fato de trocar o fluido não ficou alguma sujeira dentro da pinça que tranca o pistão levando o disco a empenar?? estou pensando que se é um empenamento tão rápido assim em apenas digamos uma volta ele já empena e já foi trocado "tudo" e sempre ele empena não será que é algo nessa linha de raciocinio?? se não tem nenhuma folga, nada torto, e são colocados peças novas dentro do toleravél deduzo isso, mesmo não tendo "nada haver" uma troca de fluido mas poderia ser.

O que mais fico indignado, é que já andei em carro que "xaqualha" tudo e o freio é pisar em algodão, e o meu que trocaram tudo até agora nada resolveu.

No meu raciocinio seria por ai mas dexo pros amigos mais experientes refletirem sobre a idéia.

Forte abraços a grato a todos pela colaboração, fico no aguardo.
Juarez Quaresma
R Gde-RS
Classic


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Então, mas é como eu disse... quando você colocou as rodas de ferro... o disco já estaria empenado. Ou seja, não adiantou o teste.

Eu recomendo trocar de mecânico, ou mesmo de máquina de balanceamento.
Já passei por dificuldades em balancear e era a máquina com erro.
Recentemente tivemos um caso aqui mesmo que o cara acertou só no quinto mecânico, os 4 anteriores não estavam com seus equipamentos devidamente calibrados.

Eu cheguei a pensar em problemas na manqueira do popular "hidrovacuo", no caso ocorrem vibrações também, mas no motor, e não nos discos provocando empenamento.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A pinça de freio aperta o disco com as pastilhas dos 2 lados do disco. Isso não empenaria um disco novo, agora se tem problema na pinça e ela aperta um lado só o mecânico aí está comendo bola.


quaresma
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Novembro 2011 12:00:09 PM
Localização: Rio Grande - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por quaresma »

Estarei levando em uma autorizada GM semana que vem para eles darem uma checada e tentar resolver o problema, já me disseram que os discos/pastilhas foram mal sentados, que nos 300 primeiros Km nao pode freiar brusco, isso não foi feito não freei brusco, mas é meio sem fundamento, imagina se atravessa uma criança na frente?? assim que tiver novidades posto novamente, e se alguém tiver alguma idéia nova, será bem vinda.

Abraços ao amigos.
Juarez Quaresma
R Gde-RS
Classic


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Já trocou os semi-eixos que saem do câmbio e vão para as rodas?

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


quaresma
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Novembro 2011 12:00:09 PM
Localização: Rio Grande - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por quaresma »

Bom dia,

Trocaram umas tais de "bieleta", parece que é alguma barra axial que tinha uma minima folga .... o resto segundo eles está bom!!!

Abraços,
Juarez Quaresma
R Gde-RS
Classic


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”