[DÚVIDA] - Vibração anormal no motor? Como arrumar?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

[DÚVIDA] - Vibração anormal no motor? Como arrumar?

Mensagem por lcscoelho »

E ai pessoal, blz?
To preocupado com essa parada e pior que não tenho noção do que seja, nem se é grave.. Semana passada meu carro começou com essa vibração no motor, dá pra sentir nos bancos até. Antes tava normal, completamente estável. O motor foi feito a 1 ano mais ou menos. Fui sair um dia, quando liguei o carro ele começou a tremer, achei que a minha mãe, que havia pegado ele no dia anterior, tivesse colocado gasolina ruim, então desliguei e liguei e a vibração aparentemente foi embora, no outro dia é que ela voltou e não saiu mais!

A vibração não para quando eu acelero, não é problema com a rotação baixa, ela só diminui pq aparentemente o motor em si vibra menos com a rotação maior, quando eu engato a marcha pra sair ele treme muito, tanto que algumas coisas plásticas dentro do carro fazem barulho e depois fica só instável mesmo, fora do normal.

Os problemas que eu sei que ele tem é a suspensão que não tá legal, acho que tem umas buchas ruins e batentes também e um barulho metálico que já vinha de muito tempo atrás e que esses dias eu fui no meu mecânico e ele disse que era uma polia que tava pegando na bandeja da suspensão pq uma base do motor tinha quebrado, algo assim. Falou que não tinha perigo mas que precisa ajeitar.

Enfim alguém tem noção do que possa ser essa vibração? Falei com meu primo que conhece um pouco e ele falou que pode ser algo na caixa de marcha..
E aproveitando o post, vocês sabem quanto custa essa base do motor que o mecânico falou? A mão de obra ele disse que era 60 reais.

Valeu galera e desculpa pelo post grande.

Ah, meu corsa é um 98/99 1.0 super


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Polia pegando na bandeja de suspensão? O que está esperando a polia quebrar e ferrar o definitivamente o motor? Tem que ver isso. Eu me preocuparia e muito, a ponto de não levar o carro andando pra oficina.

Essa base do motor quebrada que você fala deve ser o coxim. Sem ele o motor fica apoiado diretamente no metal e tudo trepida mesmo. Imagino que ela terminou de quebrar e caiu de vez. Na real não entendi muito, você quer confirmar se é isso? Porque é obvio que se o suporte está quebrado o motor trepida.

Se sua suspensão está com problemas o sintoma é mais aparente ainda.


lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por lcscoelho »

Cara a polia toca na bandeja às vezes, não é que ela esteja raspando direto nem nada não, tanto que mesmo depois de meses andando com o carro assim o mecânico olhou e disse que não tinha perigo, e o cara é bom! Essa parte do coxim não tava tão explicita pra mim que era isso pois não tenho familiaridade com a parte de baixo do motor e suspensão, mas como você disse que se o coxim quebrar o motor se apoia no metal (logo, no chassi, pelo que eu entendi) realmente fica mais claro.

Valeu pela ajuda, o mais cedo possivel vou ao mecânico pra ver se realmente é esse o problema, por enquanto o carro tá podendo ficar parada, mas em agosto volto pra faculdade ai é todo dia pegando trânsito, não rola. ;D

Quanto tiver o diagnóstico eu posto aqui


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Uma dica, coxins que não são originais vão durar menos da metade do tempo que os originais.
Coloque Axios.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


lcscoelho
:: Wind ::
Mensagens: 20
Registrado em: Quarta-feira 27 2011f Abril 2011 07:00:08 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por lcscoelho »

Fui ao mecânico hoje e a razão da tremedeira era pq o carro tava falhando mesmo, uma vela tinha queimado.. O estranho é que eu não senti perda de potência, mas quando ele trocou a vela eu vi que realmente o carro tava fraco, acho que foi uma perda gradual.

Pois bem, a vela tava melada, ai ele veio com a triste notícia de que vai ter que abrir o motor pra ver qual o problema e me mostrou que ele tava fumaçando um pouco.
Já que o motor não foi feito lá, por baixo, 400~500 estalecas pra caçar esse problema, talvez seja só segmento mas não dá pra precisar sem abrir..
Infelizmente vai ficar do jeito que tá, paciência..
Vou primeiro ver essa parte do coxim, trocar os 3 logo e ajeitar a suspensão no embalo pra depois juntar a grana pra abrir esse motor.

Aproveitando o post, tendo em vista que meu corsa tá com 140 mil e provavelmente a suspensão original, qual peças da suspensão eu devo trocar pra deixar ela zero? As que eu conheço são: Amortecedor, mola, coifa, coxim, batente. Existem mais alguma que é de praxe trocar nesses casos? Ela tá bem ruim mesmo, batendo muito.

Valeu galera!


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Se não são os coxins fazendo bater segura as pontas. Porque quando retificar vai ter que tirar o moto e saí sim aproveita pra trocar.

A suspensão é isso aí. Tem as buchas de agregado ainda... Mas tem que avaliar na hora do serviço.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

E limpe constantemente as velas, ainda mais se estão sujando de óleo. Verifique o nível do óleo e não deixa acima do máximo. Veja se a viscosidade do óleo está correta.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”