[DÚVIDA] - EIXO TRASEIRO EMPENADO. COMO ARRUMAR?
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[DÚVIDA] - EIXO TRASEIRO EMPENADO. COMO ARRUMAR?
OLÁ PARTICIPANTES DO CORSA CLUB! TENHO UM CORSA WIND 94 QUE ESTA COM O EIXO TRASEIRO DO LADO DIREITO EMPENADO E NÃO SEI O QUE FAZER PARA RESOLVER ESTE PROBLEMA :( . JÁ LEVEI O CARRO PARA ALINHAMENTO TÉCNICO, FIZERAM O SERVIÇO E FICOU BOM. MAS NÃO DUROU NEM UM ANO E O EIXO ESTA EMPENADO NOVAMENTE (NÃO SOBRECARREGUEI O MESMO NESTE PERÍODO), JÁ ME DISSERAM QUE PODE SER PONTA DE EIXO!? QUAL A OPNIÃO DE VOCÊS SOBRE ESTE ASSUNTO?? DESDE JÁ AGRADEÇO E ESPERO NOTÍCIAS.
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pera la...
qnd se escreve em maiuscula esta gritando, isso nao é boa pratica em foruns....
o servico nao foi feito nas rodas, pontas de eixo? o empeno do eixo acredito q nem foi feito nada sobre hein....da uma olhada direito nisso....pq eixo empenado, creio eu q somente a troca
qnd se escreve em maiuscula esta gritando, isso nao é boa pratica em foruns....
o servico nao foi feito nas rodas, pontas de eixo? o empeno do eixo acredito q nem foi feito nada sobre hein....da uma olhada direito nisso....pq eixo empenado, creio eu q somente a troca
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Já ouvi falar nesse lance de desempenar, mas também duvido.
Acaso, uma dia, seja possível, ele é de metal. O que significa que mesmo
desentortando ele fica mole e muito mais frágil depois.
Como sabe que empenou?
Acaso, uma dia, seja possível, ele é de metal. O que significa que mesmo
desentortando ele fica mole e muito mais frágil depois.
Como sabe que empenou?
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mas posta ai pra gente como rola esse diagnostico?
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Comprei o carro (Corsa Wind 94) e já estava com este problema. Quando fui trocar os 4 pneus levei o carro para fazer alinhamento e balanceamento há aproximadamente 01 ano e acusou uma diferença de uns - 2° no camber da roda traseira direita em relação à roda traseira esquerda. Esta pequena diferença era visível se colocasse o carro em lugar plano com a direção alinhada e dar alguns passos para trás da traseira do carro e comparar as rodas traseiras de cada lado com as rodas dianteiras que já havia feito o alinhamento, dava para se observar que as rodas traseiras estavam mais inclinadas que as rodas dianteiras. Além de ocorrer um desgaste maior do pneu do lado onde o eixo está empenado (fato que ocorreu comigo). O técnico em alinhamento disse que poderia ser ponta de eixo, que é mais em conta de se fazer o reparo ou realmente eixo empenado. Levei o carro na EXATA empresa especializada em alinhamento técnico e desempeno de eixo há frio, que é diferente de apenas um simples alinhamento de direção, e foi verificado em equipamentos específicos que o eixo estava empenado, o serviço é caro, R$ 230,00 em 15/02/10, com garantia de 90 dias ou 1000 km. Depois que o serviço ficou pronto, a roda que visivelmente era inclinada devido ao eixo empenado ficou reta como a roda do outro lado! Só que depois de aproximadamente 01 ano, o eixo voltou a ficar empenado. Eu não o sobrecarreguei com peso nem passei em nenhum buraco ou impacto que fizesse ocorrer o empenamento novamente. Agora acho que só mesmo trocando de eixo, pois não vou fazer o alinhamento técnico novamente, pois no meu caso ele resolveu o problema apenas por algum tempo, mesmo tomando todos os cuidados possíveis!!!
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com tudo isso, so resta um chute a ser feito, q esse eixo ja sofreu isso varias vezes, e ja esta fadigado, pq olhando é dificil até entender como pode empenar assim tao facil
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Aproveitando o tópico, já ví em muitos Corsas e alguns Celtas que as rodas traseiras ficam assim / \, inclusive o meu Corsa Wagon está assim (tende a gastar mais os pneus traseiros do lado de dentro). Quando fiz geometria e balanceamento, comentei isso com o "técnico". Ele informou que isso é normal e que alguns Corsas e Celtas são assim. Há como corrigir isso? Ouvi falar em colocar arruelas nos parafusos superiores da ponta de eixo, fazendo com que a parte de cima fique mais para fora corrigindo assim o problema.
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se essa cambagem negativa for simetrica, nao é defeito, mas pode ser desgaste de outras pecas...
é igual o pequeno deslocamente lateral q tem no lado do abastecimento, é estrategico para nao pegar nos tubos do abastecimento, tem muita coisa q é aparentemente defeituosa, mas é estrategico....
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Minha opinião: é mais fácil ter entortado o eixo do que a ponta de eixo. Isso porque o eixo traseiro do corsa é feito de um perfil metálico aberto, bem como é uma peça mais longa e "esbelta" (no sentido técnico, de engenharia) do que a ponta de eixo. Se não me engano, o fabricante (GM) não recomenda o desempeno do eixo traseiro. Quanto a ponta de eixo, eu não recomendo tentativas de desempeno, pois podem ocorrer micro-trincas não visíveis a olho núdurante o processo de desempeno. À frio, o metal pode encruar e ficar ainda mais duro ou trincar. Como a ponta de eixo está sujeita a esforços cíclicos, estas trincas tendem a aumentar por causa da fadiga até ocorrer o colapso da peça. Isso seria extremamente desagradável.
Meu conselho: tendo em vista a abundante quantidade de corsas em desmanches, vá até um deles e procure comprar o eixo traseiro TODO de algum corsa que não tenha capotado e não tenha sinais de amassamento nas rodas. Não compre eixos já removidos, devido a impossibilidade de saber se o carro capotou ou que tipo de acidente sofreu. Melhor é comprar de carro que foi sucateado por excesso de multas ou batido na dianteira.
Após trocar o eixo traseiro, faça de novo a geometria para ver se sanou o problema.
Meu conselho: tendo em vista a abundante quantidade de corsas em desmanches, vá até um deles e procure comprar o eixo traseiro TODO de algum corsa que não tenha capotado e não tenha sinais de amassamento nas rodas. Não compre eixos já removidos, devido a impossibilidade de saber se o carro capotou ou que tipo de acidente sofreu. Melhor é comprar de carro que foi sucateado por excesso de multas ou batido na dianteira.
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