[DÚVIDA] - Qual a relação entre Suspensão x Caster?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
silschi
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 21 2010f Dezembro 2010 01:00:35 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Qual a relação entre Suspensão x Caster?

Mensagem por silschi »

Olá, gente!
Gostaria da opinião de alguns de vcs. Levei meu carro p fzr a suspensão pq as rodas estavam comendo por dentro. Troquei as balanças, asas de morcego dentre outras peças, alinhei, balanceei e fiz cambagem. Qd fui buscar o carro, o mecânico disse q eu teria q desamassar o caster e q se eu não fizesse isso o carro não ficaria 100%. Fui em cerca de 6 outras oficinas grandes e TODAS elas disseram q não tinha q fzr nada no caster e q isso era conversa p ganhar dinheiro da oficina q eu levei. Eles não trocaram um dos dos braços articuladores, q está amssado (o do motorista) e a roda ficou totalmente p fora, arrastando qd eu passo em qrr buraquinho e quebra-molas. Sem falar qo volante ficou torto, a direção super sensível e eu gastei R$ 1.000,00 na oficina. O cara de cobrou R$ 560,00 p ajeitar td e disse q eu não teria q refazer cambagem nem nada. Ou seja, é mt provável q eles tenham me enganado feio. Esse negócio de caster é história mesmo ou todas as outras oficinas estão erradas?? Não sei oq faço. Podem me ajudar? Obrigada!!!!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nunca ouvi de desamassar caster, caster é uma regulagem de inclinacao e q influencia diretamente no comportamente da direcao, como vc mesmo disse, esta sensivel...

Código: Selecionar todos

Caster:
É o ângulo de inclinação para frente (negativo) ou para trás (positivo) do pino mestre ou braço de suporte do eixo na parte superior, com relação a um plano vertical. O caster é responsável pela estabilidade direcional do veículo. Pouco ou nenhum caster ocasionará um bamboleio na roda, resultando em desgaste acentuado em pontos localizados da banda de rodagem de um pneu. 
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rogeriomaciel
:: Super ::
Mensagens: 96
Registrado em: Sexta-feira 06 2010f Agosto 2010 11:27:34 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rogeriomaciel »

Provavelmente ele disse CATER, e não caster, pois são coisas bem diferentes.
É preciso fazer CATER quando sua roda está deslocada pra frente ou pra trás em relação a caixa de roda.
Por exemplo, a frente da roda fica a 2 dedos de distancia do paralama e a parte de trás com 1 dedo só... (difícil de explicar, rs)
Mas se for isso mesmo, ele está certo, não vai alinhar mesmo, tem que arrumar.
Isso pode acontecer quando o carro sofre alguma pancada forte na roda ou cai em algum buraco grande, etc.

Mas é simples de ver se ele está tentando te passar a perna. Leva em outro lugar e pede pra conferir o alinhamento. Se tiver alinhado é porque o resto ta ok (cambagem, cater etc).
Mts vezes o deslocamento da roda é vizivel, dá pra medir colocando uns 2 ou 3 dedos entre a roda e o paralama, se ñ tiver centralizada, tem que fazer CATER.
abs
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Rogerio,

O que falou sobre o deslocamento está correto, somente a palavra está errada.
CATER está errado, CASTER está certo.
rogeriomaciel escreveu:Provavelmente ele disse CATER, e não caster, pois são coisas bem diferentes.
É preciso fazer CATER quando sua roda está deslocada pra frente ou pra trás em relação a caixa de roda.
Por exemplo, a frente da roda fica a 2 dedos de distancia do paralama e a parte de trás com 1 dedo só... (difícil de explicar, rs)
Mas se for isso mesmo, ele está certo, não vai alinhar mesmo, tem que arrumar.
Isso pode acontecer quando o carro sofre alguma pancada forte na roda ou cai em algum buraco grande, etc.


Mas é simples de ver se ele está tentando te passar a perna. Leva em outro lugar e pede pra conferir o alinhamento. Se tiver alinhado é porque o resto ta ok (cambagem, cater etc).
Mts vezes o deslocamento da roda é vizivel, dá pra medir colocando uns 2 ou 3 dedos entre a roda e o paralama, se ñ tiver centralizada, tem que fazer CATER.
abs
Quando o caster está fora de posição a roda fica assim: (((( O ) - roda adiantada em relação a posição ou ( O ))) - roda atrasada em relação a posição, onde o correto seria assim ( O ).

Somente em oficinas com bons equipamentos e aferidos conseguem fazer essa verificação.
É um trabalho chato de fazer e caro, por isso os mecânicos cobram tão caro.

O mesmo acontece com a cambagem. O carro fica na maioria das vezes assim: \ / - cambagem positiva ou / \ - cambagem negativa. Onde o correto seria [ ] = cambagem de fábrica.

Agora se o carro está puxando ainda, vc pode pedir para os mecânicos checarem novamente, acertar a geometria da susepnsão e acertar o volante tb.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
rogeriomaciel
:: Super ::
Mensagens: 96
Registrado em: Sexta-feira 06 2010f Agosto 2010 11:27:34 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por rogeriomaciel »

Tem razão, viajei na palavra aqui!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

eu fiquei assustado qnd disse cater e nao caster, pq veio na mente até o carter...
mas ainda bem q ta claro q esse cater nao existe é caster mesmo....e o carter nada tem nada com isso....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Silschi, você mora onde aqui no RJ?
Acho que meteram a mão no seu bolso, provavelmente você foi em autocenter, não é?
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”