[DÚVIDA] - Como tirar folga do rolamento traseiro do Sedan?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
danillo.simoes
:: Super ::
Mensagens: 68
Registrado em: Quinta-feira 09 2010f Dezembro 2010 08:36:15 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como tirar folga do rolamento traseiro do Sedan?

Mensagem por danillo.simoes »

Boa tarde amigos Corseiros !!!

Estou com o seguinte problema:

Qdo freio meu carro faz barulho na roda traseira do lado direito, ja tive esse problema a uns 5 meses atras e era apenas folga no rolamento, o mecanico apenas apertou e me cobrou $ 25 mangus por este serviço.

Esse fds troquei de rodas e coloquei um modelo no aro 15 e voltou este barulho, para minha surpresa não era rolamento de novo e sim esta folga, porem não quero gastar mais $ 25 reais a toa.

Aguardo a colaboração de todos por esta dica, e me poupará $ 25 reais.... Um absurdo !!!

Abraços todos


ueda
:: Super ::
Mensagens: 85
Registrado em: Domingo 28 2007f Outubro 2007 03:52:34 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ueda »

Se for só o rolamento com folga vc precisa tirar a tampinha que cobre a porca sai facil com uma chave de fenda ideal tirar a roda vc vai ver uma porca castelo com um pino atravessado...
retire o pino e aperte ate entrar de novo o pino ou caso queria engraxa-lo pode puxar a campana que sai prestando atenção na posição dos rolamentos nesse caso vc ira ver o sistema de freio a lona.Mas geralmente se já foi apertado o eixo é dificil dar folga novamente...tem tutorial por ai pois eu troquei os rolamentos e as sapatas do freio traseiro.


danillo.simoes
:: Super ::
Mensagens: 68
Registrado em: Quinta-feira 09 2010f Dezembro 2010 08:36:15 AM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por danillo.simoes »

Então retiro o pino e travo até aparecer o buraquinho para espetar novamente o pino ?!?

Brigadão pela força !!!

Abraçooo


LMM1973
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 02 2010f Agosto 2010 03:42:55 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por LMM1973 »

Não é normal voltar a aparecer a folga no rolamento logo depois dele ter sido regulado em oficina. Talvez seu rolamento esteja gasto ou sem graxa.
Para ajustar a folga, é necessário suspender a referida roda. Com o pneu suspenso, ponha uma mão na parte mais alta do pneu e outra na parte mais baixa e force cada mão em sentido contrário da outra (no sentido da cambagem), repetidas vezes e alternando o sentido. Se houver muito jogo, há folga no rolamento. Retire a roda com o pneu. Como já disse o colega, tirar a tampinha central para expor a porca castelo com a coupilha que faz a trava da porca. Este conjunto deve estar engraxado. Remova a coupilha e solte um pouquinho a porca. Recoloque a roda com o pneu e coloque os parafusos da roda sem apertá-los com a chave (mas sem deixá-los com folga). Gire fortemente o pneu e, enquanto ele gira, aperte a porca com o torquímetro. Infelizmente eu não sei o torque de aperto determinado pela fábrica. Mecânicos costumam fazer esse aperto "na mão grande" mesmo.
Se, ao aplicar o torque determinado, a cavidade da porca castelo coincidir com o furo aonde passa a coupilha, basta colocar a coupilha e fechar tudo. Se não coincidir, afrouxe a porca castelo até que a próxima cavidade dela coincida com o referido furo. Coloque a coupilha e feche tudo. Note que é melhor o rolamento funcionar com uma pequenina folga do que funcionar com pré-carga (excesso de aperto na porca castelo), pois tanto o aperto excessivo quanto a folga excessiva acarretarão em desgaste prematuro do rolamento. Se após o ajuste a roda ficar roncando, troque o rolamento, pois ele está gasto.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”