[INFO] - Diferença de 4 e 6 solenoides na suspensão a ar

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[INFO] - Diferença de 4 e 6 solenoides na suspensão a ar

Mensagem por renato007 »

Galera, boa tarde. Já fuxiquei todos os topicos aqui no clube referente a suspensao a ar e tambem pelo google a fora, além de conversar com instaladores e usuarios sobre essa suspensao.
Minha duvida é o seguinte:
Qual a diferença de 4 solenoides e 6?
To quase comprando pelo ML um kit da Castor com 4 solenoide e sem compressor por 749,00 novo e com garantia só que gostaria de saber se com 4 solenoide é bom e confiavel, se tem alguem aqui que usa 4 solenoide e tambem se tem alguem que tenha da marca castor se é boa.

To lendo tudo sobre essas suspensao antes de comprar mas to doido pra comprar devido a praticidade de posicionar a susp em qualquer altura que desejar, tendo em vista que meu carro é pra uso de trabalho tambem no dia-a-dia (embora eu nao rode muito com ele nao) e pra algumas pequenas viagens na regiao dos lagos aqui no rj. Lembrando que meu carro é um corsinha 96 2 portas 1.0.

Obrigado pela atenção.
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Diferença de 2 solenóides! rs...

Me desculpe a brincadeira, não resisti.


Saco nada de susp. a ar mas me interesso pelas de pistões, vou acompanhar esse tópico e espero que tirem sua dúvida!



Um abraço.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Os 2 grandes problemas da susp. a ar, ao meu modo de ver são alinhamento e cambagem, e com isso, os pneus vão embora rápido...

Rodo na fixa rebaixada fazem anos e sem complicações. Por isso até hoje nunca meti a cara na a ar. E pelo jeito, apesar da vontade, nunca vou mesmo.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

Entendi, mas o ruin da fixa ao meu ver é a falta de mobilidade porque as vezes viajo com 3 ou 4 pessoas no carro e bagagens ai soca mto. Ja tive suspensa arosca na minha ex fiat tipo era boa tambem mas da trabalho e nao da pra fica levantando e baixando sempre pq cansa hehe. Dai seria uma soluçao para andar com o carr orebaixado e levanta quando for fazer vistoria ou viajar com mta gente. A ar é mto mais comoda, na hora de passar numa lombada vc levanta pra nao arrasta e soca logo em seguida. Se tiver uma chuva mais forte e vc quiser passar por pequenas poças dai voce levanta na hora e tal... por isso estou pensando em meter a ar. To buscando mtas informaçoes. Tem sempre os contras e pros. Quem tem a ar sempre elogia. Tem gente q tem ar com carro turbinado e tal, anda metendo o pé e numca teve problema com estoura bolsa ou outro problema. Tem gente q ja nao gosta, diz q é inseguro mas to pensando em meter essa parada msm.
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Foram problemáticas no início, agora são seguras, o grande problema delas, para mim, é ter que antecipar a compra dos pneus em média 3x antes que com a fixa, se seu problema não for de $$ pra ficar trocando de pneus toda hora, vá de ar e seja feliz!
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

Se eu tivesse um 2º carro de final de semana, colocaria ar nele, mas meu único carro de uso no dia-a-dia, sairia uma brincadeira bem cara para mim.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

esse teu carro é o da foto abaixo? Nao arrasta nao em quebramolas e tal?
ivanfcouto
:: Millennium ::
Mensagens: 161
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 11:49:48 PM
Localização: Cabo Frio - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ivanfcouto »

É a Montana da foto sim, só que agora (de 3 semanas pra cá) está mais baixa ainda, pois está sem as rodas 17" das fotos (que estão à venda - vide link da minha assinatura!), está agora com rodas 15" todas fechadas (estepe da Parati Crossover - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -4x100-_JM), e montadas com pneus 195/50-15, provisório até colocar rodas 18" ou 20", de preferência 20".

Quebra-molas dependendo da altura, ou passo bem devagar reto ou um pouco menos devagar de lado, você depois de 2 anos acaba se acostumando a dirigir de acordo com as necessidades do carro, no mais, é super tranquilo. Está com molas Tigre e amortecedores originais. Detalhe, os amortecedores são os originais desde a compra do carro (2004), e já ando com o carro rebaixado nessa altura fazem mais de 2 anos.
Ivan Couto

Montana Sport 1.8 8V FlexPower 2004/2004

MSN: ivancouto@hotmail.com

e-mail: ivanfcouto@gmail.com
renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

bacana, ta maneiro o carro parabens,.. to pensando em coloca susp a rosca cara, encontrei kit da nasa por 399 completo com molas e amortecedores.... o bom é q agente regula, logico q vo anda com ele rebqaixado e uma vez ou outra eu levanto ele quando de extrema necessidade
Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

Amigo, tinha suspensão a ar no meu Corsa, e o meu era a suspensão a ar independente, com 8 válvulas.

Agora, referente a diferença da suspensão a ar de 4 válvulas e a de 6 é o seguinte...

Suspensão a Ar Frente e Trás / 4 válvulas:

* São 2 válvulas para s suspensão dianteira e 2 para a suspensão traseira.
* Neste caso a suspensão dianteira ou traseira possui uma válvula para encher as bolsas e outra para esvaziar. Não aconselho esse tipo de suspensão... pois é muito inseguro para curvas, morros, decidas, terrenos irregulares, etc.
* A suspensão a ar com 4 solenóides é mais barata do que as outras, por não ter todos os recursos e segurança adicional...

Segue exemplo da Suspensão a Ar com 4 Solenóides...

Imagem


Suspensão a Ar Intermediária:

* São 6 válvulas no total, 3 para suspensão dianteira, e 3 para suspensão traseira.
* Neste caso a suspensão dianteira ou bolsas dianteiras, são enchidas por uma solenóide e esvaziada por uma válvula solenóide em cada roda (2 no total). Resumindo, uma enche e duas esvaziam.
* Neste tipo de suspensão, a estabilidade e sugurança é mais confiável. e ganha um ponto positivo se usado este sistema com 1 válvula de retenção em cada bolsa (4 no total). Logo abaixo, segue foto da válvula de retenção.
* O preço dessa suspensão é um pouco diferenciado, e vale a pena se for de boa qualidade.

Segue Foto Válvula de Retenção

Imagem


Segue Exemplo 1 de Suspensão a Ar Intermediário

Imagem


Segue Exemplo 2 de Suspensão a Ar Intermediário

Imagem

Suspensão a Ar Independente:

* Sem dúvida é a melhor de todas, e digamos com recursos muito bacanas pra brincar com a rodas...rss
* São 8 válvulas solenóides no total, são 2 válvulas por roda. onde você pode optar por subir e descer cada roda independente das outras. Os métodos de ligação para este modelo podem ser 3 tipos... Mas enfim, vamos ao mais comum...
* Neste tipo de suspensão a segurança e estabilidade é melhor... isso devido a quantidade de válvulas e dependendo do esquema.
* O preço desse modelo de suspensão é um dos mais caros, devido a quantidade de peças, acessórios, e recursos...
* A uma porção de coisas a se falar dessa suspensão... mas deixo pra outra hora...

Segue Exemplo de Suspensão a Ar Independente:

Imagem


Lembrando que, a qualidade da suspensão a ar e segurança, depende diretamente na qualidade e marcas dos itens a serem usados no Kit. Procure sempre as marcas mais conceituadas no mercado.

Se quizer investir e não se arrepender, compre bolsas (somente bolsas) da marca Goodyear, conexões da marca Micro ou Parker, Válvulas/Solenóides da marca Thermoval, Tubo PU (Mangueira) de boa qualidade marca Parker ou SMC e outros...


A RESPEITO DO ALINHAMENTO DO CARRO COM SUSPENSÃO A AR

* Após instalar o kit da suspensão a ar, você deve garantir que não há vazamento no sistema.
* Deixe o carro em uma superfícia plana, que esteja no nível, ou seja, plana que eu falo é plana reta no sentido de totalmente lisa, não pode ser plana com inclinação tipo calçadas, subidas ou entrada de garagem, que possa deixar o carro com peso para o lado, essas coisas.
* Feito isso, esvazie totalmente as bolsas, depois encha as bolsas e modo que deixe o carro na altura que você mais vai andar. Ajuste bem a altura e marque bem a pressão nos ponteiros de pressão.
* Depois disso, não mexa mais nos botões de acionamento das válvulas, não encha, nem esvazie as bolsas e faça o alinhamento do carro.
* Se você andar com um pouco menos ou mais de pressão do que você marcou, antes do alinhamento, o carro não fica tão fora, se ficar é pouca coisa.


Até mais, espero ter ajudado, abraço!!! :)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”