Boa noite, preciso muito da ajuda de vc's. O que aconteceu foi o seguinte: Tenho um Corsinha 96 e sofria com as trocas de marchas, até que a ré virou 1ª e a 5ª não entra de jeito nenhum. Então o corsinha é 96 e o sistema de trocas era o de varão com trambulador e tal, mas depois que o Leonardo criou um Tutorial explicando a troca desse sistema pelo novo sistema com cabos não tirei isso da cabeça, todos falam que o sistema é ótimo, mais preciso e realmente é, só que mesmo depois dessa troca de sistema continuo com o problema, ré é 1ª, 5ª não entra, 1ª virou 3ª... Fiquei todo bobo quando conclui a instalação, louco para testar o sistema novo mas. E agora? Investi no novo sistema para não ter mais esses problemas, que segundo relatos só ocorrem no sistema antigo. Tem como regular alguma coisa no sistema novo?
Help....
[SOLUÇÃO] - Troca do sistema de acionamento do câmbio
- Rodrigo_RJ
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[SOLUÇÃO] - Troca do sistema de acionamento do câmbio
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- Rodrigo_RJ
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Que raiva, to tentando não ficar com mais raiva. Liguei o carro agora e tentei passar as marchas. Ré - entra a 1ª, 1ª entra a 3ª, 2ª parece normal, 3ª parece normal também, 4ª não entra, e a 5ª que não estava entrando parece que melhorou agora. Preciso muito saber se no sistema com cabos para troca de marchas há algum tipo de regulagem a ser feita para normalizar isso.
:
Aguardando respostas.
Um abraço a tds.
:
Aguardando respostas.
Um abraço a tds.
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- T-xaco
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Fala Rodrigo-RJ
Tive o mesmo problema no meu carro, mas no sistema de varão original, e foi só trocar um eixo de uma das bichas do trambulador que resolveu.
Mas se vc adaptou o sistema de mudanças com cabos, talvez o problema seja no cambio mesmo, apenas uma regulagem para engatar corretamente.
Melhor levar o carro até um mecânico!
Abraço
Tive o mesmo problema no meu carro, mas no sistema de varão original, e foi só trocar um eixo de uma das bichas do trambulador que resolveu.
Mas se vc adaptou o sistema de mudanças com cabos, talvez o problema seja no cambio mesmo, apenas uma regulagem para engatar corretamente.
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Abraço
- sousaman
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Cara,
Algumas verificações:
1 - coxins do motor - pode ser que o motor esteja um pouco mais baixo que o normal dificultando as trocas de marchas;
2 - verifique o trambulador, eu tive um problema igual ao seu, tive que trocar aquela peça inteira e ficou muito bom. Procure um tópico chamado Plano de manutenção 2008/2009 na seção fotos, que eu comecei a montar e acabei parando, porque troquei de carro, depois vou retomar isso. Mas voltando ao assunto, minha alavanca ficou péssima, até que se quebrou um dos casquilhos que vão no trambulador, depois que quebrou de vez e troquei ficou muito bom.
3 - verifique a alavanca de marchas, pode ser que algo esteja desgastado.
4 - veja regulagem da embreagem, pode estar muito esforcada ou muito alta, dificultando as trocas.
Abraços!
Algumas verificações:
1 - coxins do motor - pode ser que o motor esteja um pouco mais baixo que o normal dificultando as trocas de marchas;
2 - verifique o trambulador, eu tive um problema igual ao seu, tive que trocar aquela peça inteira e ficou muito bom. Procure um tópico chamado Plano de manutenção 2008/2009 na seção fotos, que eu comecei a montar e acabei parando, porque troquei de carro, depois vou retomar isso. Mas voltando ao assunto, minha alavanca ficou péssima, até que se quebrou um dos casquilhos que vão no trambulador, depois que quebrou de vez e troquei ficou muito bom.
3 - verifique a alavanca de marchas, pode ser que algo esteja desgastado.
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- Rodrigo_RJ
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Desde já agradeço a atenção prestada pelo T-xaco e pelo souzaman, ainda não pude verificar o carro com as respostas apresentadas, mas imediatamente após tentar corrigir o defeito postarei aqui a solução encontrada. Peço que se alguém tiver mais alguma dica, fico grato. Devo informar que já trabalhei como mecânico na FIAT (jolecar-RJ) e na Renaut (Hanzauto) mas deixei a profissão por opção, mesmo assim no meu carro e no dos amigos eu faço os serviços. Estou a procura do Manual de Reparos e Serviços do Corsa, se alguém tiver e puder postar aqui será muito bem-vindo.
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- Rodrigo_RJ
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Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. Mas não vou desistir.sousaman escreveu:Cara,
Algumas verificações:
1 - coxins do motor - pode ser que o motor esteja um pouco mais baixo que o normal dificultando as trocas de marchas;
2 - verifique o trambulador, eu tive um problema igual ao seu, tive que trocar aquela peça inteira e ficou muito bom. Procure um tópico chamado Plano de manutenção 2008/2009 na seção fotos, que eu comecei a montar e acabei parando, porque troquei de carro, depois vou retomar isso. Mas voltando ao assunto, minha alavanca ficou péssima, até que se quebrou um dos casquilhos que vão no trambulador, depois que quebrou de vez e troquei ficou muito bom.
3 - verifique a alavanca de marchas, pode ser que algo esteja desgastado.
4 - veja regulagem da embreagem, pode estar muito esforcada ou muito alta, dificultando as trocas.
Abraços!
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Rodrigo,
Será que o problema esteja dentro do câmbio?
Estranho isso.
Abraços!
Será que o problema esteja dentro do câmbio?
Ou a trava da alavanca esteja com agum problema?Rodrigo_RJ escreveu:Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. Mas não vou desistir.
Estranho isso.
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sousaman escreveu:Rodrigo,
Será que o problema esteja dentro do câmbio?
Ou a trava da alavanca esteja com agum problema?Rodrigo_RJ escreveu:Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. Mas não vou desistir.
Estranho isso.
Abraços!
Meu amigo Sousaman, estou torcendo para que não seja no câmbio, estou tentando matar todas as possibilidades antes de ter que tirar a caixa. Em relação a alavanca, está como zero KM e era de um Celta, não possui nenhuma folga, antes de instalar o sistema novo desmontei, limpei e lubrifiquei todo o conjunto inclusive a alavanca, pois para fazer a instalação deve-se soltar os cabos da mesma, passa-se os cabos de fora para dentro do veículo pelo habitáculo do motor e depois conecta-se os cabos à alavanca. O conjunto ao meu ver está justo e preciso nas trocas. Testei a 1ª e está funcionando bem assim como a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marcha. Vale lembrar que antes da troca do conjunto a 5ª marcha não estava entrando e essa passou a funcionar. Mas a Ré está me matando. Este final de semana farei alguns serviços no Corsinha, terei que trocar coifa da homocinética interna da transmissão do lado esquerdo que estourou. Trocarei também o pivô da balança do lado esquerdo que estourou e por fim as buchas das balanças e do braço de torção. Se possivel tirarei algumas fotos para ajudar o pessoal em eventuais trocas. Só não sei postar fotos aqui direto, sói conseguir pôr link.
Um abraço. o/
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T-xaco escreveu:Fala Rodrigo-RJ
Tive o mesmo problema no meu carro, mas no sistema de varão original, e foi só trocar um eixo de uma das bichas do trambulador que resolveu.
Mas se vc adaptou o sistema de mudanças com cabos, talvez o problema seja no cambio mesmo, apenas uma regulagem para engatar corretamente.
Melhor levar o carro até um mecânico!
Abraço
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T-xaco; sousaman escreveu: sousaman escreveu:
Rodrigo,
Será que o problema esteja dentro do câmbio?
Rodrigo_RJ escreveu:
Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. Mas não vou desistir.
Ou a trava da alavanca esteja com agum problema?
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Meu amigo Sousaman, estou torcendo para que não seja no câmbio, estou tentando matar todas as possibilidades antes de ter que tirar a caixa. Em relação a alavanca, está como zero KM e era de um Celta, não possui nenhuma folga, antes de instalar o sistema novo desmontei, limpei e lubrifiquei todo o conjunto inclusive a alavanca, pois para fazer a instalação deve-se soltar os cabos da mesma, passa-se os cabos de fora para dentro do veículo pelo habitáculo do motor e depois conecta-se os cabos à alavanca. O conjunto ao meu ver está justo e preciso nas trocas. Testei a 1ª e está funcionando bem assim como a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marcha. Vale lembrar que antes da troca do conjunto a 5ª marcha não estava entrando e essa passou a funcionar. Mas a Ré está me matando. Este final de semana farei alguns serviços no Corsinha, terei que trocar coifa da homocinética interna da transmissão do lado esquerdo que estourou. Trocarei também o pivô da balança do lado esquerdo que estourou e por fim as buchas das balanças e do braço de torção. Se possivel tirarei algumas fotos para ajudar o pessoal em eventuais trocas. Só não sei postar fotos aqui direto, sói conseguir pôr link.
Um abraço. o/
_________________
Corsinha 96 4pts - original - por enquanto...
Meus irmão corseiros, sousaman e T-xaco, é com imensa satisfação que venho informa-los que meus com a marcha Ré acabaram. Vou tentar explicar resumidamente como consegui resolver o problema que estava me tirando o sono. A solução foi simples, é como dizem, de cabeça quente não se resolve nada, sendo assim, acordei cedo no sábado (20/03) e fui ao carro decidido a resolver o problema. Precisei de um assistente, quer dizer, uma (sobrou para a namorada). Pedi para ela passar as marchas dentro do carro enquanto eu auxiliava a troca pela tampa da caixa, desta forma consegui perceber que por falta de curso em um dos cabos a marcha ré não engatava, porém com o meu auxilio como relatei acima consegui engatar a marcha ré.
Solução: Em um dos cabos existe uma peça chamada Kit Ajustador - Transm (93342716) link da foto referente a peça abaixo.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid= ... 1269077734
Este peça possibilita-nos uma regulagem de curso devido a sua estrutura interna ser rosqueda assim como a ponta do cabo. Reparem na foto a ponta do cabo rosqueada e a peça solta.
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom? ... 9110442794
Assim, eu destravei esse Kit que possui uma trava para não desregular com as trepidações do motor e assim consegui aumentar o curso do cabo e assim a marcha ré voltou a existir.
Devo dizer-lhes que a troca de marchas nesse novo sistema é realmente muuuuuito melhor que no sistema anterior (varão, trambulador, buchinhas...)
Obrigado a vocês que tentaram me ajudar na solução de problema. Salve Corsa Clube Brasil.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
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Meus irmão corseiros, sousaman e T-xaco, é com imensa satisfação que venho informa-los que meus problemas com a marcha Ré acabaram. Vou tentar explicar resumidamente como consegui resolver o problema que estava me tirando o sono. A solução foi simples, é como dizem, de cabeça quente não se resolve nada, sendo assim, acordei cedo no sábado (20/03) e fui ao carro decidido a resolver o problema. Precisei de um assistente, quer dizer, uma (sobrou para a namorada). Pedi para ela trocar as marchas dentro do carro enquanto eu auxiliava a troca pela tampa da caixa, desta forma consegui perceber que por falta de curso em um dos cabos a marcha ré não engatava, porém com o meu auxilio como relatei acima consegui engatar a marcha ré.
Solução: Em um dos cabos existe uma peça chamada Kit Ajustador - Transm (93342716) link da foto referente a peça abaixo.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid= ... 1269077734
Este peça possibilita-nos uma regulagem de curso devido a sua estrutura interna ser rosqueda assim como a ponta do cabo. Reparem na foto a ponta do cabo rosqueada e a peça solta.
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom? ... 9110442794
Assim, eu destravei esse Kit que possui uma trava para não desregular com as trepidações do motor, assim consegui aumentar o curso do cabo e como consequência a marcha ré voltou a existir.
Devo dizer-lhes que a troca de marchas nesse novo sistema é realmente muuuuuito melhor que no sistema anterior (varão, trambulador, buchinhas...)
Obrigado a vocês que tentaram me ajudar na solução de problema. Salve Corsa Clube Brasil.
[/quote]
T-xaco; sousaman escreveu:
Fala Rodrigo-RJ
Tive o mesmo problema no meu carro, mas no sistema de varão original, e foi só trocar um eixo de uma das bichas do trambulador que resolveu.
Mas se vc adaptou o sistema de mudanças com cabos, talvez o problema seja no cambio mesmo, apenas uma regulagem para engatar corretamente.
Melhor levar o carro até um mecânico!
Abraço
sousaman escreveu:
Rodrigo,
Será que o problema esteja dentro do câmbio?
Rodrigo_RJ escreveu:
Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. Mas não vou desistir.
Ou a trava da alavanca esteja com agum problema?
Estranho isso.
Abraços!
Meu amigo Sousaman, estou torcendo para que não seja no câmbio, estou tentando matar todas as possibilidades antes de ter que tirar a caixa. Em relação a alavanca, está como zero KM e era de um Celta, não possui nenhuma folga, antes de instalar o sistema novo desmontei, limpei e lubrifiquei todo o conjunto inclusive a alavanca, pois para fazer a instalação deve-se soltar os cabos da mesma, passa-se os cabos de fora para dentro do veículo pelo habitáculo do motor e depois conecta-se os cabos à alavanca. O conjunto ao meu ver está justo e preciso nas trocas. Testei a 1ª e está funcionando bem assim como a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marcha. Vale lembrar que antes da troca do conjunto a 5ª marcha não estava entrando e essa passou a funcionar. Mas a Ré está me matando. Este final de semana farei alguns serviços no Corsinha, terei que trocar coifa da homocinética interna da transmissão do lado esquerdo que estourou. Trocarei também o pivô da balança do lado esquerdo que estourou e por fim as buchas das balanças e do braço de torção. Se possivel tirarei algumas fotos para ajudar o pessoal em eventuais trocas. Só não sei postar fotos aqui direto, só conseguir pôr link.
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Solução: Em um dos cabos existe uma peça chamada Kit Ajustador - Transm (93342716) link da foto referente a peça abaixo.
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid= ... 1269077734
Este peça possibilita-nos uma regulagem de curso devido a sua estrutura interna ser rosqueda assim como a ponta do cabo. Reparem na foto a ponta do cabo rosqueada e a peça solta.
http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom? ... 9110442794
Assim, eu destravei esse Kit que possui uma trava para não desregular com as trepidações do motor, assim consegui aumentar o curso do cabo e como consequência a marcha ré voltou a existir.
Devo dizer-lhes que a troca de marchas nesse novo sistema é realmente muuuuuito melhor que no sistema anterior (varão, trambulador, buchinhas...)
Obrigado a vocês que tentaram me ajudar na solução de problema. Salve Corsa Clube Brasil.
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