[SOLUÇÃO] - Troca do sistema de acionamento do câmbio

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Troca do sistema de acionamento do câmbio

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Boa noite, preciso muito da ajuda de vc's. O que aconteceu foi o seguinte: Tenho um Corsinha 96 e sofria com as trocas de marchas, até que a ré virou 1ª e a 5ª não entra de jeito nenhum. Então o corsinha é 96 e o sistema de trocas era o de varão com trambulador e tal, mas depois que o Leonardo criou um Tutorial explicando a troca desse sistema pelo novo sistema com cabos não tirei isso da cabeça, todos falam que o sistema é ótimo, mais preciso e realmente é, só que mesmo depois dessa troca de sistema continuo com o problema, ré é 1ª, 5ª não entra, 1ª virou 3ª... Fiquei todo bobo quando conclui a instalação, louco para testar o sistema novo mas. E agora? Investi no novo sistema para não ter mais esses problemas, que segundo relatos só ocorrem no sistema antigo. Tem como regular alguma coisa no sistema novo?
Help....

:evil:
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Que raiva, to tentando não ficar com mais raiva. Liguei o carro agora e tentei passar as marchas. Ré - entra a 1ª, 1ª entra a 3ª, 2ª parece normal, 3ª parece normal também, 4ª não entra, e a 5ª que não estava entrando parece que melhorou agora. Preciso muito saber se no sistema com cabos para troca de marchas há algum tipo de regulagem a ser feita para normalizar isso.
:cry: : :doubt: :crazyeyes:

Aguardando respostas.
Um abraço a tds.
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Avatar do usuário
T-xaco
:: Millennium ::
Mensagens: 173
Registrado em: Quarta-feira 12 2003f Novembro 2003 07:40:54 PM
Localização: Conchal - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por T-xaco »

Fala Rodrigo-RJ

Tive o mesmo problema no meu carro, mas no sistema de varão original, e foi só trocar um eixo de uma das bichas do trambulador que resolveu.
Mas se vc adaptou o sistema de mudanças com cabos, talvez o problema seja no cambio mesmo, apenas uma regulagem para engatar corretamente.

Melhor levar o carro até um mecânico!

Abraço


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Algumas verificações:

1 - coxins do motor - pode ser que o motor esteja um pouco mais baixo que o normal dificultando as trocas de marchas;

2 - verifique o trambulador, eu tive um problema igual ao seu, tive que trocar aquela peça inteira e ficou muito bom. Procure um tópico chamado Plano de manutenção 2008/2009 na seção fotos, que eu comecei a montar e acabei parando, porque troquei de carro, depois vou retomar isso. Mas voltando ao assunto, minha alavanca ficou péssima, até que se quebrou um dos casquilhos que vão no trambulador, depois que quebrou de vez e troquei ficou muito bom.

3 - verifique a alavanca de marchas, pode ser que algo esteja desgastado.

4 - veja regulagem da embreagem, pode estar muito esforcada ou muito alta, dificultando as trocas.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Desde já agradeço a atenção prestada pelo T-xaco e pelo souzaman, ainda não pude verificar o carro com as respostas apresentadas, mas imediatamente após tentar corrigir o defeito postarei aqui a solução encontrada. Peço que se alguém tiver mais alguma dica, fico grato. Devo informar que já trabalhei como mecânico na FIAT (jolecar-RJ) e na Renaut (Hanzauto) mas deixei a profissão por opção, mesmo assim no meu carro e no dos amigos eu faço os serviços. Estou a procura do Manual de Reparos e Serviços do Corsa, se alguém tiver e puder postar aqui será muito bem-vindo.
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

sousaman escreveu:Cara,

Algumas verificações:

1 - coxins do motor - pode ser que o motor esteja um pouco mais baixo que o normal dificultando as trocas de marchas;

2 - verifique o trambulador, eu tive um problema igual ao seu, tive que trocar aquela peça inteira e ficou muito bom. Procure um tópico chamado Plano de manutenção 2008/2009 na seção fotos, que eu comecei a montar e acabei parando, porque troquei de carro, depois vou retomar isso. Mas voltando ao assunto, minha alavanca ficou péssima, até que se quebrou um dos casquilhos que vão no trambulador, depois que quebrou de vez e troquei ficou muito bom.

3 - verifique a alavanca de marchas, pode ser que algo esteja desgastado.

4 - veja regulagem da embreagem, pode estar muito esforcada ou muito alta, dificultando as trocas.

Abraços!
Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. :( Mas não vou desistir.
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Rodrigo,

Será que o problema esteja dentro do câmbio?
Rodrigo_RJ escreveu:Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. :( Mas não vou desistir.
Ou a trava da alavanca esteja com agum problema?

Estranho isso.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

sousaman escreveu:Rodrigo,

Será que o problema esteja dentro do câmbio?
Rodrigo_RJ escreveu:Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. :( Mas não vou desistir.
Ou a trava da alavanca esteja com agum problema?

Estranho isso.

Abraços!

Meu amigo Sousaman, estou torcendo para que não seja no câmbio, estou tentando matar todas as possibilidades antes de ter que tirar a caixa. Em relação a alavanca, está como zero KM e era de um Celta, não possui nenhuma folga, antes de instalar o sistema novo desmontei, limpei e lubrifiquei todo o conjunto inclusive a alavanca, pois para fazer a instalação deve-se soltar os cabos da mesma, passa-se os cabos de fora para dentro do veículo pelo habitáculo do motor e depois conecta-se os cabos à alavanca. O conjunto ao meu ver está justo e preciso nas trocas. Testei a 1ª e está funcionando bem assim como a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marcha. Vale lembrar que antes da troca do conjunto a 5ª marcha não estava entrando e essa passou a funcionar. Mas a Ré está me matando. Este final de semana farei alguns serviços no Corsinha, terei que trocar coifa da homocinética interna da transmissão do lado esquerdo que estourou. Trocarei também o pivô da balança do lado esquerdo que estourou e por fim as buchas das balanças e do braço de torção. Se possivel tirarei algumas fotos para ajudar o pessoal em eventuais trocas. Só não sei postar fotos aqui direto, sói conseguir pôr link.

Um abraço. o/
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

T-xaco escreveu:Fala Rodrigo-RJ

Tive o mesmo problema no meu carro, mas no sistema de varão original, e foi só trocar um eixo de uma das bichas do trambulador que resolveu.
Mas se vc adaptou o sistema de mudanças com cabos, talvez o problema seja no cambio mesmo, apenas uma regulagem para engatar corretamente.

Melhor levar o carro até um mecânico!

Abraço




--------------------------------------------------------------------------------
T-xaco; sousaman escreveu: sousaman escreveu:
Rodrigo,

Será que o problema esteja dentro do câmbio?

Rodrigo_RJ escreveu:
Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. Mas não vou desistir.


Ou a trava da alavanca esteja com agum problema?

Estranho isso.

Abraços!



Meu amigo Sousaman, estou torcendo para que não seja no câmbio, estou tentando matar todas as possibilidades antes de ter que tirar a caixa. Em relação a alavanca, está como zero KM e era de um Celta, não possui nenhuma folga, antes de instalar o sistema novo desmontei, limpei e lubrifiquei todo o conjunto inclusive a alavanca, pois para fazer a instalação deve-se soltar os cabos da mesma, passa-se os cabos de fora para dentro do veículo pelo habitáculo do motor e depois conecta-se os cabos à alavanca. O conjunto ao meu ver está justo e preciso nas trocas. Testei a 1ª e está funcionando bem assim como a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marcha. Vale lembrar que antes da troca do conjunto a 5ª marcha não estava entrando e essa passou a funcionar. Mas a Ré está me matando. Este final de semana farei alguns serviços no Corsinha, terei que trocar coifa da homocinética interna da transmissão do lado esquerdo que estourou. Trocarei também o pivô da balança do lado esquerdo que estourou e por fim as buchas das balanças e do braço de torção. Se possivel tirarei algumas fotos para ajudar o pessoal em eventuais trocas. Só não sei postar fotos aqui direto, sói conseguir pôr link.

Um abraço. o/

_________________
Corsinha 96 4pts - original - por enquanto...




Meus irmão corseiros, sousaman e T-xaco, é com imensa satisfação que venho informa-los que meus com a marcha Ré acabaram. Vou tentar explicar resumidamente como consegui resolver o problema que estava me tirando o sono. A solução foi simples, é como dizem, de cabeça quente não se resolve nada, sendo assim, acordei cedo no sábado (20/03) e fui ao carro decidido a resolver o problema. Precisei de um assistente, quer dizer, uma (sobrou para a namorada). Pedi para ela passar as marchas dentro do carro enquanto eu auxiliava a troca pela tampa da caixa, desta forma consegui perceber que por falta de curso em um dos cabos a marcha ré não engatava, porém com o meu auxilio como relatei acima consegui engatar a marcha ré.
Solução: Em um dos cabos existe uma peça chamada Kit Ajustador - Transm (93342716) link da foto referente a peça abaixo.

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid= ... 1269077734


Este peça possibilita-nos uma regulagem de curso devido a sua estrutura interna ser rosqueda assim como a ponta do cabo. Reparem na foto a ponta do cabo rosqueada e a peça solta.

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom? ... 9110442794



Assim, eu destravei esse Kit que possui uma trava para não desregular com as trepidações do motor e assim consegui aumentar o curso do cabo e assim a marcha ré voltou a existir.
Devo dizer-lhes que a troca de marchas nesse novo sistema é realmente muuuuuito melhor que no sistema anterior (varão, trambulador, buchinhas...)

Obrigado a vocês que tentaram me ajudar na solução de problema. Salve Corsa Clube Brasil.

Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

--------------------------------------------------------------------------------
T-xaco; sousaman escreveu:
Fala Rodrigo-RJ

Tive o mesmo problema no meu carro, mas no sistema de varão original, e foi só trocar um eixo de uma das bichas do trambulador que resolveu.
Mas se vc adaptou o sistema de mudanças com cabos, talvez o problema seja no cambio mesmo, apenas uma regulagem para engatar corretamente.

Melhor levar o carro até um mecânico!

Abraço





sousaman escreveu:
Rodrigo,

Será que o problema esteja dentro do câmbio?

Rodrigo_RJ escreveu:
Souzaman, segui suas dicas, conferi coxins, levantei um pouco o pedal de embregem, mas no meu corsinha que por sinal é do mesmo modelo do Seu Tiozinho, o sistema de trocas não é mais por varão e desde então não existe o trambulador. Instalei o sistema de troca de marchas por cabos de aço e troquei a tampa da caixa. Então 1ª está ok, 2 ª está ok, 3ª também, 4ª e 5ª aparentemente ok. Mas a tal da ré... Essa não tem jeito sismou que é 1ª e nada faz ele mudar de idéia. KKKKK Quer dizer, continuo sem conseguir usar o carro. Ré entra a 1ª. Mas não vou desistir.


Ou a trava da alavanca esteja com agum problema?

Estranho isso.

Abraços!



Meu amigo Sousaman, estou torcendo para que não seja no câmbio, estou tentando matar todas as possibilidades antes de ter que tirar a caixa. Em relação a alavanca, está como zero KM e era de um Celta, não possui nenhuma folga, antes de instalar o sistema novo desmontei, limpei e lubrifiquei todo o conjunto inclusive a alavanca, pois para fazer a instalação deve-se soltar os cabos da mesma, passa-se os cabos de fora para dentro do veículo pelo habitáculo do motor e depois conecta-se os cabos à alavanca. O conjunto ao meu ver está justo e preciso nas trocas. Testei a 1ª e está funcionando bem assim como a 2ª, 3ª, 4ª e 5ª marcha. Vale lembrar que antes da troca do conjunto a 5ª marcha não estava entrando e essa passou a funcionar. Mas a Ré está me matando. Este final de semana farei alguns serviços no Corsinha, terei que trocar coifa da homocinética interna da transmissão do lado esquerdo que estourou. Trocarei também o pivô da balança do lado esquerdo que estourou e por fim as buchas das balanças e do braço de torção. Se possivel tirarei algumas fotos para ajudar o pessoal em eventuais trocas. Só não sei postar fotos aqui direto, só conseguir pôr link.

Um abraço. o/

_________________
Corsinha 96 4pts - original - por enquanto...

Meus irmão corseiros, sousaman e T-xaco, é com imensa satisfação que venho informa-los que meus problemas com a marcha Ré acabaram. Vou tentar explicar resumidamente como consegui resolver o problema que estava me tirando o sono. A solução foi simples, é como dizem, de cabeça quente não se resolve nada, sendo assim, acordei cedo no sábado (20/03) e fui ao carro decidido a resolver o problema. Precisei de um assistente, quer dizer, uma (sobrou para a namorada). Pedi para ela trocar as marchas dentro do carro enquanto eu auxiliava a troca pela tampa da caixa, desta forma consegui perceber que por falta de curso em um dos cabos a marcha ré não engatava, porém com o meu auxilio como relatei acima consegui engatar a marcha ré.
Solução: Em um dos cabos existe uma peça chamada Kit Ajustador - Transm (93342716) link da foto referente a peça abaixo.

http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid= ... 1269077734


Este peça possibilita-nos uma regulagem de curso devido a sua estrutura interna ser rosqueda assim como a ponta do cabo. Reparem na foto a ponta do cabo rosqueada e a peça solta.

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom? ... 9110442794



Assim, eu destravei esse Kit que possui uma trava para não desregular com as trepidações do motor, assim consegui aumentar o curso do cabo e como consequência a marcha ré voltou a existir.
Devo dizer-lhes que a troca de marchas nesse novo sistema é realmente muuuuuito melhor que no sistema anterior (varão, trambulador, buchinhas...)

Obrigado a vocês que tentaram me ajudar na solução de problema. Salve Corsa Clube Brasil.

[/quote]
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”