[DICA] - Instalando acionamento do câmbio por cabo de aço

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
k7franklin
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 15 2011f Novembro 2011 12:14:31 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por k7franklin »

khamus escreveu:leonardo se você poder me dar uma ajuda , sera que no corsa classic 2001 funciona esse esquema de acionamento por cabo de aço ?
funciona sim, cara. é só você comprar também o trambulador do sistema de cabos. eu comprei por 150 reais TUDO uma alavanca de corsa 2011 + trambulador, cabos e regulador de curso e instalei no meu gsi 95/96 hoje mesmo. eu e meu pai fizemos com um macaco e 1 cavalete, demoramos bastante (3hrs) pois meu gsi tem mta adaptação (motor de S10) aí n cabia nem a mão pra mexer direito hahahahaha (tivemos que cortar um pedaço do suporte do motor pra passar os cabos, ainda bem que era um pedaço inútil, não tirou sustentação alguma...)

o CENSURADO é que eu curtia mais a bola original da minha alavanca antiga, mas tentarei acostumar hehehehe
rickeloy
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Sábado 18 2006f Novembro 2006 12:19:14 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rickeloy »

funciona sim, cara. é só você comprar também o trambulador do sistema de cabos. eu comprei por 150 reais TUDO uma alavanca de corsa 2011 + trambulador, cabos e regulador de curso e instalei no meu gsi 95/96 hoje mesmo. eu e meu pai fizemos com um macaco e 1 cavalete, demoramos bastante (3hrs) pois meu gsi tem mta adaptação (motor de S10) aí n cabia nem a mão pra mexer direito hahahahaha (tivemos que cortar um pedaço do suporte do motor pra passar os cabos, ainda bem que era um pedaço inútil, não tirou sustentação alguma...)
cara. como é isso? eu pensei que era o unico insano daqui por ter pensado um dia que um motor de S10 talvez caberia no corsa, mas agora com seu relato minha dúvida foi tirada, conta ai irmão como foi essa modificação de motor ai.
k7franklin
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Terça-feira 15 2011f Novembro 2011 12:14:31 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por k7franklin »

meu pai quem fez a modificação.

Primeiro o motivo:

como alguns sabem, o corsa gsi na época de lançado tinha manutenção caríssima e a montadora ainda inflava bem esse valor.

com 3mil km, o primeiro dono do meu corsa deu uma batida nele que a princípio só estragou o parachoque, porém o original entrou pela grade e um pedaço quebrou o protetor plástico da correia... Então, para economizar, o cara consertou em uma oficina comum, e NÃO COLOCOU NOVA PROTEÇÃO. Então, como ficou exposto, o esticador automático (uma presilha plástica) da correia arrebentou e empenou diversas partes do motor original 1.6 16v. aí como já não tinha garantia e a troca seria muito cara, meu tio comprou um motor 2.2 EFI de s10 com 5mil km na época e colocou.

obviamente, trocou suportes de motor e precisou adaptar algumas coisas:

Ex: O câmbio, que precisou ter seus varões alongados para que a curva acompanhasse o restinho de espaço que sobrava e permitir a troca de marchas. meu pai construiu uma peça de metal e ficou bom, porém com 1 ano ela apresentava folgas e tinha que ser reapertada...

daí, agora quando eu recomprei o carro, descobri através do clube a possibilidade de mudar o sistema e não pensei 2x, comprei tudo e fiz com a ajuda do meu pai.

O carro anda muito, ainda com a caixa original do GSI, parece que não faz diferença as marchas.

1a empurra muito, 2a parece primeira e 3a a mesma coisa. hahaha aí 4 e 5 são mais soltas, mas se vc tirar o pé de 5a o carro freia rápido com o motor.

o bom é que o motor apresenta torque em baixas rotações, tendo mta força. é show demais.


Agora ainda estou por mudar mais algumas coisas, como colocar um cabeçote mpfi 8v que tenho sobrando, aproveitando a centralina original do gsi que, embora sendo o carro monoponto, manda sinais para os 4 bicos.

Quando ficar pronto eu posto fotos e testes do carro...
thiago.bacaicoa
:: Super ::
Mensagens: 59
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 10:36:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por thiago.bacaicoa »

Muito bom.. To muito afim de substituir o meu. Como disse o Geison, só falta fotos de como montar... Valeu.
1 - Corsa Sedan GL 1.6 1997 - Foi embora e deixou saudades
2 - Corsa Hatch Joy 1.0 VHC 2008 - Vendi pro meu pai. Ainda uso as vezes... rsrs
3 - S10 Deluxe CD 4.3 V6 Vortec - Atual. Sonho de moleque. Som do V6 é inigualável.
valdir barboza
:: Joy ::
Mensagens: 2920
Registrado em: Sexta-feira 12 2007f Outubro 2007 11:22:21 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por valdir barboza »

thiago.bacaicoa escreveu:Muito bom.. To muito afim de substituir o meu. Como disse o Geison, só falta fotos de como montar... Valeu.

+ 1
O Senhor é Meu Pastor e Nada Me Faltará "Recomeço"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=78980
valdir barboza
:: Joy ::
Mensagens: 2920
Registrado em: Sexta-feira 12 2007f Outubro 2007 11:22:21 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por valdir barboza »

Bom pessoal após ler todo o Tutorial quero só tirar duvidas com quem fez esse Upgrade... Tenh um corsa Gl 1.6 8v 97 e pelo que eu entendi da para fazer minha duvida é sobre as peças que tenho que com comprar...

São as Seguintes peças

*Kit Ajustador de Transmissão (classic 2007 >)

*Cabos de Aço (classic 2007 >)

*Buchas Dos Cabos de Aço (classic 2007 p >)

Ou tem mais algum??? Agradeço muito quem fez e poder me ajudar !

Abçss a todos
O Senhor é Meu Pastor e Nada Me Faltará "Recomeço"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=78980
valdir barboza
:: Joy ::
Mensagens: 2920
Registrado em: Sexta-feira 12 2007f Outubro 2007 11:22:21 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por valdir barboza »

Alguém para dar um Help????
O Senhor é Meu Pastor e Nada Me Faltará "Recomeço"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=78980
thiago.bacaicoa
:: Super ::
Mensagens: 59
Registrado em: Terça-feira 30 2010f Março 2010 10:36:18 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH JOY 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008
Contato:

Mensagem por thiago.bacaicoa »

valdir barboza escreveu:Alguém para dar um Help????
Tbm to com a mesma dúvida..
1 - Corsa Sedan GL 1.6 1997 - Foi embora e deixou saudades
2 - Corsa Hatch Joy 1.0 VHC 2008 - Vendi pro meu pai. Ainda uso as vezes... rsrs
3 - S10 Deluxe CD 4.3 V6 Vortec - Atual. Sonho de moleque. Som do V6 é inigualável.
Weslley Gomes
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Sexta-feira 16 2011f Dezembro 2011 11:57:53 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Weslley Gomes »

Olá pessoal, pra quem quiser saber uma base do preço pela concessionária tenho um tópico com esses detalhes em imagem escaneada do orçamento com preço de mais algumas peças. Link abaixo...

Tópico: Corsa 1.0 2001 barulho estranho. O q fazer?
"Se te mostrares fraco no dia da tua angustia, sua força será pequena!" Provérbios cap.24 vers.10
valdir barboza
:: Joy ::
Mensagens: 2920
Registrado em: Sexta-feira 12 2007f Outubro 2007 11:22:21 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por valdir barboza »

Materia completo em mãos amanhã vamos colocar as mão na massa e instalar esse sistema a Cabo pelo que eu montei aqui por fora do carro é muito fácil mesmo, agora vamos ver na pratica :lol:
O Senhor é Meu Pastor e Nada Me Faltará "Recomeço"
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=78980
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”