[DÚVIDA] - Como fazer a Regulagem freio de estacionamento?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
valdiner
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sábado 05 2009f Setembro 2009 09:49:15 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[DÚVIDA] - Como fazer a Regulagem freio de estacionamento?

Mensagem por valdiner »

Olá colegas! :)

Tenho um Corsa 1.0 MPFI zerado. Troquei todo o sistema de freio (disco, pastilhas etc). Agora o freio de mão está reguladíssimo. Com o carro na reta eu dou 2 cliques e o carro pára. O que acontece se eu puxar o freio no máximo (forçar) ?


diOgo!
:: ST ::
Mensagens: 986
Registrado em: Domingo 10 2006f Dezembro 2006 09:44:22 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por diOgo! »

Puxa até onde vai ué, se trava no segundo melhor ainda, pra que perder tempo até o ultimo hehehe

Se quiser que fique tudo em cima o freio de mão, leva pra regular assim.
Imagem
Cansou dos pneus raspando nos paralamas? Acesse o site e conheça o melhor método de rebatimento de paralamas do mercado!
Protech Customs | www.protechcustoms.com


Avatar do usuário
WilliamMelo
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Sábado 18 2009f Julho 2009 10:15:14 AM
Localização: Sobral - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por WilliamMelo »

Tbm dei uma geral nas rodas traseiras do meu, o freio de mao ficou apertadinho, apertado ate demais, as rodas ficaram um pouco duras, o mecanico disse q e asim mesmo q depois volta ao normal, alguem me confirma isso?


Avatar do usuário
Keller
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Sábado 15 2009f Agosto 2009 09:34:19 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Keller »

Olá Valdiner!

O normal é 3 travar entre o 3º ou 4º clique.
Como o sistema está novo a tendência é folgar com o tempo e cheqar a esse estágio. Só certifique-se que a roda não está trabalhando presa, pois pode gerar super aquecimento das rodas traseiras valeu?

Grande abraço!!
KELLER
SEDAN JOY 2005


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Deve-se atentar a regulagem do freio de mão após a troca dos freios traseiros, onde tem um assentamento dos componentes e uma posterior folga.
Outro ponto é deixar o freio de mão muito justo quando se regula não havendo troca de componentes, que é o caso do nosso amigo acima que citou apenas troca de disco e pastilhas.
Não deixar o tambor traseiro preso senão esquenta e trava as rodas.
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


carlos_editor
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 30 2008f Junho 2008 01:49:25 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por carlos_editor »

No meu GL 1.4/96 estava com o freio de estacionamento travando só lá no último dente, troquei pastilhas e lonas de freio e pedi ao mecânico qie regulasse o freio de estacionamento, ficou bom mas o carro ficou meio "preso", coisa que segundo mecânico se ajustaria logo. Bem agora o carro está andando bem mas já acho que o freio de estacionamento não está travando tão bem. pergunta: existe mesmo regulagem no freio de estacionamento? Se caso positivo como posso fazer eu mesmo?


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Existe sim.
No Corsa B é uma regulagem no cabo próximo ao eixo traseiro e no tambor, mas este último regula o freio traseiro como um todo.
No Corsa C, além destes acima, há uma regulagem na alavanca do freio de estacionamento.

Para efetuar a regulagem vc precisa erguer o carro pelo eixo traseiro e tensionar o cabo. Se vc tiver um macaco jacaré é mais seguro, caso contrário, vá ao mecânico que fez a manuteção do seu freio. Ele deveria efetuar esta regulagem sem cobrança!

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


Marcio Pita
:: ST ::
Mensagens: 869
Registrado em: Domingo 14 2010f Março 2010 03:26:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcio Pita »

o meu foi retificado o tambor e trocadas as lonas por modelo standart pois quando peguei ele estava freiando só no ferro q segura as lonas, fiz isso pois logo terei d trocas os discos dianteiros e as pastilhas então vou fazer tudo junto, já que a consecionaria alem de colocar um farol paralelo (o meu estava trincado no momento da compra), reviso os freios ajustando o freio de mão no ultimo dente sem trocar as lonas, e na frente pego o disco já em ultimo "passe" e coloco pastilhas novas, ao menos correias foram trocadas assim como o óleo
Ex Classic 1.6 -> http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... hp?t=62951
Atual Strada Working 1.4
Futuro Corsa 1.8???

"Na duvida acelera"


rodgao
:: Wind ::
Mensagens: 18
Registrado em: Quinta-feira 19 2008f Junho 2008 07:53:03 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodgao »

Procedimento:

_ Afrouxe os parafuros da roda do carro
_ Calce o carro
_ Solte o cabo de freio de mão
_ Levante o carro
_ Tire a roda
_ Mexa um pouco atrás no cabo de aço para dar uma aliviada
_ Retire o pino da porca castelo
_ Tire a porca castelo (geralmente não está muito apertada, fácil de soltar)
_ Puxe a panela (veja que o rolamento vai saido - escorregando com facilidade)
não deixe ele contaminar com sujeira
_Se a panela não sair com facilidade, vá escorando com chaves de fenda até sair, não tenha medo de forçar....
_ Veja o estado que a panela está, se necessário substituir, é preciso tirar a pista do rolamento (são duas) com um sacador ou vá dando pancadas com uma chave de fenda até sair (depois de uns 10 a 20 minutos de sofrimento), para recolocar no lugar, se não tiver a ferramenta certa, sofrerá também para colocar as pistas na panela nova.
_Bom, se for trocar o patim, solte a mola superior do sistema (é bem dura, precisa de um bom alicate de bico e cuidado para não sumir ou se machucar, com muita força nas mãos). O sistema imediatamente se aliviará. Retire as outras molas e solte o encaixa do cabo de aço do freio de estacionamento também. Para o "patin" sair, existe uma mola tipo redonda com uma arrula na ponta. Pegue um alicate novo (com o bico com as ranhuras e empurre para dentro, a mola se retraindo, vire com firmeza o alicate que está segurando a porca e a mola e vire até soltar, o patins estará na suas mãos. Retirando eles, veja suas condições e se preciso, substitua por um novo.
_Já aproveitando o patins nas suas mãos, tem acesso fácil ao burrinho, se estiver vazando fluído de freio, troque, tem um parafuro atras dele, basta soltar a manqueira do fluído de freio que sairá fácil mas deixe uma vasinha para cair o fluído que vai sair. Note que no burrinho há tipo um parafuso superior, que ao roda-lo, libera o fluído. Isso é necessário fazer para depois fazer uma sangria se for substituí-lo, ou toda vez que desejar fazer uma sangria.
_Trocado o burrinho (ou não) é hora de solocar o patins de volta (novo ou velho). Fixe-o por meio das molas que tem uma porta por cima. Encaixe o cabo de aço do freio. Encaixe a moda inferior (pois é muito dura, depois as molas superiores.
(Veja que existe um sistema de regulagem por catraca, se trocar tudo, deixe esta regulagem no mínimo, ou seja, o mais curta possível).

Depois de ter montado o sistema de patins no lugar, estará tudo pronto para encaixar a panela no lugar.

_ Lubrifique os rolamentos com graxa azul, em abundância.

_ Coloque a panela no lugar, vai entrar fácil, fácil...Coloque o rolamento externo, coloque a porca e a porca castelo por último, que deve ficar apertada, mas nem tanto, vai mexendo para ver se tem jogo, se tiver veja se fez alguma coisa de errado ou se o rolamento está ruim, não pode existir jogo...a panela deve estar girando livremente.
_ Se trocou o burrinho, será necessário fazer sangria, tire a capa protetora do parafuro de cima do burrinho, encha o reservatório de fluído de freio e deixe aberto, peça para algum pisar no freio umas três vezes, ira fazer com que saia um monte de fluído, depois de pisar tres vezes ou mais, segure o penal fundo e aperte o parafuso do burrinho para vedar e tampe ele.

Após realizar a sua manutenção nas duas rodas, regule o freio de mão, basta "segurar" o cabo com um alicate ou chave acho que 5mm e ir apertando com outra chave acho que de tamanho 10 ou 12mm. Regule até ficar com o freio de mão bom.

É isso ai.
Fiz a manutenção nos meus freios

Troquei
_ burrinho
_ patins
_ Panelas

Na oficina do Zé tinha me cobrado R$ 800,00 - ele disse que era meu amigo e aceitava parcelar em 12X no cheque com pequeno juros (12X80,00).

Gastei de peça R$ 150,00 e duas horas de serviço (isso porque não sabia fazer os caras com todas as ferramentas e experiência deve fazer em 20 min. no máximo).

Economizei R$ 650,00 que estavam me cobrando por 20 minutos de serviço.


Avatar do usuário
juniornn
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 07 2011f Novembro 2011 05:29:25 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por juniornn »

cara blz, me diga uma coisa fiz esse mesmo procedimento k vc so k knd puxo o freio de mão uma das rodas fica um pouco travada sera k fiz algo de errado? o resto do sistema ta ok, agradeço se pudev me responder.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”