[Dúvida] Bucha da alavanca de câmbio

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
arcampos
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 05 2009f Agosto 2009 08:56:20 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Bucha da alavanca de câmbio

Mensagem por arcampos »

Boa tarde galéra!
Tenho uma Pick up corsa 97, e terei que trocar o radiador e segundo o mecânico, a bucha da alavanca de câmbio, é uma bucha redonda aprocimadamente 5cm de diâmetro , borracha por fora e uma peça de plástico ou nylon por dentro, segundo o profissa, troca-se por dentro do carro, alguém sabe fazer tal coisa pra me dá uma dica ou foto, queria tentar fazer o serviço eu mesmo.
Obrigado
Anderson
Juiz de Fora - MG


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

Os engates tão ruim? ou o trambulador tah com muita folga?
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


Fábio Lúcio de Oliveira
:: Champ ::
Mensagens: 558
Registrado em: Quarta-feira 18 2008f Junho 2008 09:21:35 PM
Localização: Bom Despacho - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fábio Lúcio de Oliveira »

Eu mandei trocar essa bucha do meu hatch 97 semana passada, porque não engatava 1ª, 2ª nem ré. Ela custou R$8,00 na concessionária e o mecânico cobrou R$20,00 para trocar, e eu posso lhe dizer que é bem trabalhoso, inclusive teve que retirar os bancos dianteiros para ter espaço.

Dependendo do valor que seu mecânico for cobrar, é melhor deixar ele fazer o serviço, para evitar maiores problemas com regulagens, ajustes, etc.

Abraços
EX: CORSA HATCH 4P GL 1.6 MPFI 96/97 BRANCO MAHLER
ATUAL: SIENA ELX 1.4 COMPLETO 05/06 CINZA SCANDIUM
NA MIRA: CORSA WIND 2P 95 PRATA 32000KM ORIGINAL
Corsa Clube: Mais que um clube, uma família!


arcampos
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 05 2009f Agosto 2009 08:56:20 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por arcampos »

Bom dia, meu mecânico cobrou R$60,00 para trocar, a bucha R$15,00, mas pelo trabalho acho melhor mandar trocar do que eu fazer o serviço.
Sobre o tabulador é novo, kit 0km.......
o problema é na tal buccha da alavanca de câmbiio, tô sem a 5º marcha(não entra).


Fábio MPFI
:: Piquet ::
Mensagens: 252
Registrado em: Sábado 27 2008f Setembro 2008 09:11:19 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Fábio MPFI »

ja precisei fazer a troca dessa bucha....eh complicado....levei no mecanico e ele cobrou 15 reais, mas deu um trampo danado....precisou levantar o carro, soltar a alavanca la no motor e puxar ela por dentro....

passo a passo não sei te dizer....mas se tiver coragem axo q da pra fazer sim ^^


arcampos
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 05 2009f Agosto 2009 08:56:20 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por arcampos »

Pô Fábio, coragem é o que não me falta, gosto de mexer nessas paradas, o que tá me faltando é tempo, mas vou ver o que fasso, derepente vou arriscar.....tenho que estudar bem como fazer pra não fazer CENSURADO.......


Marcos Campanhã
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2005f Maio 2005 04:51:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Marcos Campanhã »

Troquei a minha esta semana. Vou postar as dicas aqui e espero ajudar.

1º Solte o banco do passageiro, para poder ter espaço.
2ª Levante o carro, de preferencia com um par de cavaletes.
3º Retire a coifa da alavanca do cambio, você vai verificar que tem um furo do lado esquerdo e na caixa terá outro, com uma chave de fenda você deverá alinhar estes dois furos, feito isso você vai lá no cambio perto do eixo piloto tem um pino, você terá que mover o trambulador no sentido horário e apertar este pino que nada mais que uma trava para fazer a regulagem das marchas.

4º Embaixo do carro prox. ao protetor de carter você verá a saida da alavanca de marchas e o trambulador, note que na junção das duas peças terá uma porca, solte esta porca.
5º Agora você terá que soltar a alavanca de marchas, tem uma pequena trrava de ferro que é bem facil de retirar, depois tem o contra-peso (um pedaço de ferro triangular preso a uma porca junto a barra de transmissão.
6º Você deverá soltar agora a caixa de plastico que segura a alavanca de transmissão os quatro parafusos.
7º Com o banco do passageiro retirado você deverá agora deslocar esta caixa de plastico junto com a barra de ferro ( Varão de transmissão), feito isso é só retirar a bucha danificada e repetir inversamente o processo.

Depois de tudo montado verifique se o varão foi encaixado corretamente ao trambulador, mas não aperte a porca ainda, depois lá na caixinha de plastico você terá que alinhar os dois furos (Item nº3), feito isso é só reapertar tudo.
Infelizmente não tenho fotos aqui, mas se achar alguma postarei o link, caso não seja proibido.
Espero poder ter ajudado de alguma maneira.


Marcos Campanhã
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2005f Maio 2005 04:51:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Marcos Campanhã »

Imagem


arcampos
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Quarta-feira 05 2009f Agosto 2009 08:56:20 AM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por arcampos »

Obrigado MArcos vou encarar essa empreitada, o máximo que pode acontecer é chamar o guincho(rsrsrsr), valeu pelo passo a passo ficou mt bom, obrigado e qualquer coisa estou as ordens.....
Abraço


Marcos Campanhã
:: Wind ::
Mensagens: 13
Registrado em: Sexta-feira 06 2005f Maio 2005 04:51:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Marcos Campanhã »

Quando eu desmontei o meu deu um pouco de trabalho, já que achei q era a bucha do trambulador e depois de tudo trocado o problema persistia, então fui verificar a alavanca do cambio e lá constatei que a bucha da alavanca estava solta. Desmontei tudo e retirei a peça para poder comprar outra e por incrivel que pareça não encontrei em lugar nenhum, fui em grandes lojas aqui de perto, desmanches e autorizada. Na autorizada eles não vendem só a bucha e sim o kit completo (varão, alavanca e caixa) por apenas R$ 1.050.00. Diante destas circunstancias tive que fazer uma gambiarra para não ficar a pé e montei assim mesmo.
No dia seguinte parei em um desmanche aqui perto e o mesmo só vende o kit tambem, aí eu desanimei. Voltei a lojinha onde eu comprei a bucha do trambulador e só por desencargo perguntei se ele conhecia esta bucha e eu ainda estava explicando que bucha era e ele estava com a peça em cima do balcão.
Paguei apenas R$ 14.00.
Cheguei em casa e desmontei tudo de novo conforme eu postei acima e em menos de 30 min. estava tudo pronto e o meu cambio novinho em folha.
Va com calma posicione as peças de modo que você faça o inverso depois que dará tudo certo.
Sou melhor do que você pensa, mas posso ser pior do que você imagina.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”