[Teste] Utilizar compressor do AC como compressor de ar

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

E aí pessoal, td bem?

Esse compressor de 12v até 50 reais, não funciona pra encher o reservatório de ar...
e as vezes, como disse o nosso amigo, nem pra encher pneu...

TENHO ALGUMAS IDÉIAS E SOLUÇÃO PRA VC E PRA MIM TBM!!!! rss

Estou colocando suspensão a ar no meu corsa tbm, e vou sim colocar compressor de ar condicionado...sabe como? explico...

Uma vez que, como já disseram nossos amigos do corsa clube, realmente o compressor precisa de óleo para lubrificar...e pra isso têm umas coisas bem interessantes...

1ª SOLUÇÃO - Usar um Mini Lubrifil C/ Óleo (Marca Parker/Festo/SMC/Micro e outras), são componentes usados em pneumática industrial, para esta aplicação requer alguns cuidados, conhecimentos básicos de pneumática industrial, saber fazer um sistema simples de pressurização selado (É simples...).

Este sistema funciona perfeitamente bem, só que se deve fazer um circuito em paralelo, separado do sistema de suspensão a ar, e com uma simples válvula direcional com solenóide 12v, e um pressostato com um contato aberto e contato fechado.

O custo do Lubrifil depende da marca, do tamanho, e conexões (1/8”, 1/2”, 1/4”...)

Custo Mínimo R$ 80,00, por Lubrifil completo, R$ 30,00 de mangueiras e conexões, R$ 100,00 válvula, R$ ? do termostato (opcional).

Mais informações sobre Lubrifil na internet e site de fabricantes.

2ª SOLUÇÃO - Usar/Fazer/Aplicar Lubrificação Seca (MOLYKOTE)... lubrificação usada em turbinas de carro, aviões, exaustores de alta vazão e outros. Vou escrever um pequeno texto do livro "Molykote" (Pág. 18, item 2.4.3):

"Ao contrário da lubrificação hidrodinâmica que garante a separação total das superfícies de contato através de um meio viscoso e consistente como óleo e grava, existe a possibilidade de separação das superfícies através de lubrificantes secos. Para a lubrificação a seco, é aplicado, antes da partida nos contados de atrito, um AF-Coanting (Anti-Friction-Coating) sobre as superfícies de contato.

O dimensionamento dos AF-Coatings é feito através das condições de funcionamento e das grandezas de influência sobre a vida útil. No dimensionamento correto, peças construtivas atingem a sua vida útil solicitada sem relubrificação.

Ao contrário da lubrificação hidrodinâmica, existe a vantagem de que o filme lubrificante seco e limpo exclui impurezas indesejadas ou incômodas. Um AF-Coating apropriado tamém pode ser usado para lubrificação de amaciamento, fazendo o polimento das asperezas das superfícies.”

Video de teste no Youtube - http://www.youtube.com/watch?v=EG9WxzDGaYQ

Existem outros videos de testes e demonstração.

Mais informações sobre o MOLYKOTE na internet.

Trabalho na área de manutenção industrial em uma empresa de fundição de alumínio. Existem muitas máquinas na empresa que são aplicada a lubrificação seca. É um produto de altíssima qualidade, não quero fazer propaganda, mas se não fosse boa essa lubrificação a seco não seria usada no ramo de aviação (turbina de avião, flaps das asas de avião e outros), usada em carros (turbina, como é o caso do vídeo do Youtube).

Custo Mínimo de R$ 120,00 por spray lubrificante. Aplicar lubrificante a cada 3 meses, dependendo do tempo/intervalo de uso.

Espero ter ajudado, e assim que tiver o meu sistema completo instalado (susp., compressor, pressostato...) vou postar as fotos...

Até mais, abraços...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”