[Dúvida] Embreagem rangendo depois que motor esquenta

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
alexandre.ce
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Terça-feira 18 2008f Março 2008 10:07:12 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Dúvida] Embreagem rangendo depois que motor esquenta

Mensagem por alexandre.ce »

Olá, galera.

Bem, no início do ano passei por um aperto numa quase inundação aqui em Fortaleza (para quem mora aqui, sabe como fica a rotatória da BR-116) e por sorte me livre de afogar meu carro nas águas barrentas que desciam pela via.

Acontece que, depois disso, após andar por um certo tempo no carro e realizar várias trocas de marcha, a embreagem começa a fazer barulho, chegando, após o motor esquentar numa meia hoar de percurso, a começar a ranger como se metar estivesse encostando em metal.

Meu carro é um Classic (Corsa B????) 07/08, hoje com 21 mil e poucos KM rodados.

Levei o carro até a concessionária após andar um pouco pelas vias daqui e, de pronto, o mecânico viu que não era o cabo pois, ao soltá-lo e movimentar o garfo da embreagem com um bastão de metal, percebeu que o barulho é provocado pelo acionamento do garfo da embreagem.

Nessa concessionária, o mecânico me falou que se trataria de ressecamento das buchas do braço acionador da embreagem, e que a troca das mesmas resolveria o problema. Obviamente, as buchas custam uma pechincha. Já o serviço, R$ 330,00 porque há necessidade de se abrir a caixa de marcha. Como tenho amigo nessa concessioária, consegui reduzir o valor do serviço para R$ 200,00.

Ainda assim, levei o veículo em uma outra concessionária, onde o mecânico me falou que, ao invés das buchas, o problema estaria, sim, no platô, o qual pode ter oxidado pela entrada de água, e que nesse casso o kit de embreagem deveria ser trocado. Nesse caso, a despesa aumentou em torno de R$ 450,00, ficando o serviço completo por R$ 790,00.

Voltei à primeira concessionária e questionei isso ao mecânico que informou se cuidar de problema nas buchas. O mesmo afirmou que só teria certeza disso ao abrir a caixa, embora nao acreditasse se cuidar de desgaste do platô em virtude da "baixa" quilometragem do carro. De todo modo, nessa concessionária o serviço de troca do kit deve sair por uns R$ 600,00 a R$ 650,00.

Gostaria de saber dos colegas, então: vale a pena realizar a troca desse kit de embreagem agora?

Pergunto porque não tenho problemas para engatar marchas nem de qualquer outra espécie. O que me incomoda mesmo é o rangido depois de um tempo guiando. E como normalmente dirijo descalço, realmente se torna inconveniente a embreagem rangendo ou roçando em algo, nada obstante não esteja dura ou enganchando.

Desculpem-me pelo texto longo e obrigado desde logo.


Lucas/RS
:: Piquet ::
Mensagens: 287
Registrado em: Domingo 09 2005f Janeiro 2005 12:05:32 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucas/RS »

Buenas !!
Um mecãnico diz uma coisa e outro diz outra coisa: acho que sem abrir a caixa vai ser difícil de ter uma noção de quanto este alagamento afetou os componentes.
O negócio é abrir e avaliar as peças. Não conheço muito de embreagem e caixa, mas acho pouco provável que uma oxidação em uma peça faça com que ela tenha de ser trocada. Creio que abrindo a caixa e fazendo uma limpeza em todos os componentes, trocando o óleo da transmissão e relubrificando o que deve ser lubrificado,
Mas se não tiver jeito, após avaliação troque o que for necessário.
VW Black Fox 2011/2012
Lucas
Estrela - RS


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Oxidação do platô não geraria tal problema. Como informação, assim que platô é montado e utilizado algumas vezes ele já fica todo "sujo" (devido ao pó liberado pelo material de fricção do disco) e "oxidado" (devido a sistema esquentar e esfriar).

Se ao remover o cabo e acionado manualmente tb faz barulho, deve ser o mecanismo de acionamento, o garfo. Para resolver só abrindo mesmo, e qualuqer serviço ali é complicado mesmo.

Já tentou jogar um óleo por cima mesmo no acionamento da embreagem? Vai que é apenas esta parte externa.

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí galera!

Gostaria de agradecer ao membro do Corsa Clube Valter Junior, por ter disponibilizado tópicos que abordam assuntos referentes a embreagem.

Assim, após analisar todos os tópicos que o Valter me passou, o meu problema se enquadrou mais nesse, de modo que tenho notado de uns meses pra cá que ao acionar o pedal da embreagem até o fundo, ele esta cada vez mais pesado. Ao passar do tempo, acho que de uns 3 ou 4 meses pra cá, ele foi ficando mais pesado e agora, de uma semana pra cá, esta rangendo também, cada vez que piso ele range, parece que esta em contato com alguma coisa.

Pelo que li nos tópicos relacionados, acho que pode ser o cabo ou falta de lubrificação, ou ainda, o kit embreagem. Antes de gastar com mencânico só pra dar uma olhada e ele dizer o que acha que é, e no fim não era talvez os sabios amigos do Corsa Clube possam dar alguma dica.

Valeu!


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Complementando mensagem anterior.

Os sintomas principais são os seguintes:

- Pedal de embreagem com acionamento pesado;
- Rangido toda vez que o pedal é acionado.

Observações: não existe falha aparente no sistema de transmissão. O engate e troca de marchas, até então, estam funcionando perfeitamente. E o pedal não teve sua função nem o curso alterados.


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí galera! Putz, mais de 10 dias e ninguém pra mandar uma dica!

Mas tudo bem...então vai a solução:

Resolvi dar uma olhada de perto no cabo da embreagem e acabei descobrindo, que não sei como, mas acho que entrou água por dentro, e isso por sua vez acabou endurecendo o acionamento do pedal e causando um rangido.

Apliquei um spray lubrificante, lá na frente e por baixo no pedal, e já melhorou muito o acionamento do pedal que antes estava pesado ficou bem mais leve (acho que quase como era antes) e o rangido também parou.


ValterJunior
:: Moderador ::
Mensagens: 3975
Registrado em: Domingo 25 2004f Janeiro 2004 10:42:52 AM
Localização: Valinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2005
Contato:

Mensagem por ValterJunior »

Nos desculpe Luiz, mas nem sempre conseguimos responder todos os tópicos no tempo que as pessoas gostariam.

Saliento que pedal duro, com raras excessões, o problema está no cabo de acionamento. Aconselho vc troca-lo, pois apesar de lubrificado, já deve estar comprometido com oxidação. Um cabo original não passa de R$40,00.

[]´s
ValterJunior
Moderador:
- Equipe Interior SP

Imagem


alexandre.ce
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Terça-feira 18 2008f Março 2008 10:07:12 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexandre.ce »

No meu caso, disseram em duas concessionárias diferentes que o problema está no kit de embreagem. Ou buchas ou platô. De fato, soltando o cabo e movimentando o garfo da embreagem após esquentar o motor o rangido continua.

Estou esperando São Pedro dar uma trégua aqui em Fortaleza para mandar trocar o kit. Consegui uns descontos lá na concessionária em razão de sempre fazer as coisas no veículo (acessórios, manutenção preventiva, etc.) na loja autorizada.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Sao 3 coisas que causam endurecimento do pedal e rangidos.
1 - cabo gasto, agarrando por dentro. tire ele e veja se a protecao ja esta gasta.
2 - aquela porca de regulagem da embregaem: limpe bem e lubrifique.
3 - dedos das hastes do plato gasto. Tem um topico aqui com fotos...

Comece pelo 1 e 2 e veja se resolve antes de abrir algo ai...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí pessoal!

Bom, como já havia relatado anteriormente lubrifiquei o cabo e o pedal e já tinha melhorado muito.
Esse fim de semana resolvi então dar mais uma olhada e fui mexendo até que consegui retirar o cabo. Aproveito para salientar que é muito mais fácil do que eu imaginei e com certeza pagar R$ 30,00, que é a media de preço que os mecânicos cobram aqui na minha cidade, para fazer o serviço de troca do cabo é um verdadeiro assalto!!! Agora que descobri, não demora mais do que 10 minutos!!! Acho que vou começar a fazer o serviço por R$ 15,00 (metade do preço) e também ganhar o meu $$$!!! hahahahaha

Bom, mas o que interessa é que realmente o cabo já apresenta desgaste interno, e precisa ser substituido.

A título de informação, o cabo tem uma espécie de película plastica que envolve o cabo metalico propriamente dito e, no meu caso, esta película já foi rompida o que com certeza deixou o cabo em contato direto com o atrito causado pelo acionamento do pedal, o que por sua vez, causou o endurecimento e rangido no acionamento do pedal.

Assim, o negócio é colocar um novo mesmo!

Valeu!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”