[Dúvida] Embreagem rangendo depois que motor esquenta

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

Sao 3 coisas que causam endurecimento do pedal e rangidos.
1 - cabo gasto, agarrando por dentro. tire ele e veja se a protecao ja esta gasta.
2 - aquela porca de regulagem da embregaem: limpe bem e lubrifique.
3 - dedos das hastes do plato gasto. Tem um topico aqui com fotos...

Comece pelo 1 e 2 e veja se resolve antes de abrir algo ai...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí pessoal!

Bom, como já havia relatado anteriormente lubrifiquei o cabo e o pedal e já tinha melhorado muito.
Esse fim de semana resolvi então dar mais uma olhada e fui mexendo até que consegui retirar o cabo. Aproveito para salientar que é muito mais fácil do que eu imaginei e com certeza pagar R$ 30,00, que é a media de preço que os mecânicos cobram aqui na minha cidade, para fazer o serviço de troca do cabo é um verdadeiro assalto!!! Agora que descobri, não demora mais do que 10 minutos!!! Acho que vou começar a fazer o serviço por R$ 15,00 (metade do preço) e também ganhar o meu $$$!!! hahahahaha

Bom, mas o que interessa é que realmente o cabo já apresenta desgaste interno, e precisa ser substituido.

A título de informação, o cabo tem uma espécie de película plastica que envolve o cabo metalico propriamente dito e, no meu caso, esta película já foi rompida o que com certeza deixou o cabo em contato direto com o atrito causado pelo acionamento do pedal, o que por sua vez, causou o endurecimento e rangido no acionamento do pedal.

Assim, o negócio é colocar um novo mesmo!

Valeu!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

L u i z escreveu:E aí pessoal!

Bom, como já havia relatado anteriormente lubrifiquei o cabo e o pedal e já tinha melhorado muito.
Esse fim de semana resolvi então dar mais uma olhada e fui mexendo até que consegui retirar o cabo. Aproveito para salientar que é muito mais fácil do que eu imaginei e com certeza pagar R$ 30,00, que é a media de preço que os mecânicos cobram aqui na minha cidade, para fazer o serviço de troca do cabo é um verdadeiro assalto!!! Agora que descobri, não demora mais do que 10 minutos!!! Acho que vou começar a fazer o serviço por R$ 15,00 (metade do preço) e também ganhar o meu $$$!!! hahahahaha

Bom, mas o que interessa é que realmente o cabo já apresenta desgaste interno, e precisa ser substituido.

A título de informação, o cabo tem uma espécie de película plastica que envolve o cabo metalico propriamente dito e, no meu caso, esta película já foi rompida o que com certeza deixou o cabo em contato direto com o atrito causado pelo acionamento do pedal, o que por sua vez, causou o endurecimento e rangido no acionamento do pedal.

Assim, o negócio é colocar um novo mesmo!

Valeu!
Boa luiz...e isso mesmo: lubrificou a porca e nao melhora, revise o cabo. Esse cabo tem desgaste precose devido as curvas que tem em forma de S e se depois de trocado nao resolver, pode ser os dedos das hastes do plato gasto. Voce viu as fotos que adicionei num outro topico aqui relativo ao Uno Fire 2004? Chegou ao ponto de travar tudo devido a isso.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


alexandre.ce
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Terça-feira 18 2008f Março 2008 10:07:12 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexandre.ce »

Bem... onde fica a tal da porca, pessoal? Porque no meu caso o rangido acontece, após esquentar bastante o motor, ao movimentar o "garfo" da embreagem, mesmo sem o cabo. Vi isso pessoalmente ao acionar a embreagem em si utilizando uma barra de metal.


alexandre.ce
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Terça-feira 18 2008f Março 2008 10:07:12 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexandre.ce »

Bem, levei o carro para fazer o serviço na embreagem. Dirigi-me à concessionária com orçamento para troca do kit de embreagem inteiro. Com um desconto que consegui lá através de um amigo, sairia por R$ 600,00.

Após abrir a caixa, o mecânico me orientou a não trocar tudo, visto que o disco de embreagem estava em bom estado, sem oxidação ou problema aparente. O que, então, foi necessário trocar? Buchas e, por recomendação, o colar.

No fim das contas, o serviço na autorizada saiu, com o mesmo desconto de 15% que havia conseguido antes, por R$ 300,00. Optei pela autorizada por ser meu primeiro carro e por não ter nenhum mecânico de confiança. Então, melhor fazer onde eu posso reclamar com veemência em caso de problema.

No mais, aparentemente o problema foi resolvido. Por sinal, a embreagem está um doce. Muito macia e suave.


Avatar do usuário
Thiago Petrucelli
:: Moderador ::
Mensagens: 813
Registrado em: Terça-feira 31 2006f Outubro 2006 11:39:58 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON SUPER 1.0 MPFI 16V
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Thiago Petrucelli »

Quando troquei a embreagem da Wagon, até estranhei quando fui sair, pisei na embreagem e parecia que não tinha nada ligado no cabo, de tão leve. Agora já ta com um peso a mais e ta fazendo um rangido dentro do carro mesmo, ali na bucha que separa o cofre do motor com o interior do carro. As vezes jogo um lubrificante em spray e o rangido some por um bom tempo, depois volta, mas nem me encomodo hehehe... Quando acaba a embreagem de novo, mando troca!

Abraço!!!
P e t r u c e l l i


nandoflsf
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Terça-feira 31 2011f Maio 2011 11:38:46 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nandoflsf »

Galera. Se a embreagem ranger e ficar dura, tentem primeiramente lubrificar. Pois nem sempre é necessária a troca exceto o cabo de embreagem. Isto acontece muito com os cabos "Paralelos" que possuem uma camada "Plástica" acima do cabo. Seguem os passos:

01) Olhe abaixo do painel e siga o cabo. Empurre com a mão o pedal da embreagem. (O cabo vai ficar maior), Jogue um pouco de WD (Ou similar). E fique pisando (Você vai ver que o barulho vai reduzir).

02) Pingue o óleo "Singer" (Para máquinas), pois ele é fino e vai ajudar a lubrificar melhor. E continue apertando a embreagem. Ela vai ficar óbviamente mais leve. Faça isso e vá limpando para não sujar o carro.

03) NO cofre do motor, olhe para o garfo da embreagem e tire uma borrachinha preta no cabo (Se ainda existir) e use WD lá também. Pise na embreagem e ela vai ficar mais leve. E pigue novamente o óleo singer.... Você vai ver que vai descer o óleo sujo de ferrugem.

Resumindo. Estes passos ajudam e muito a liberar o cabo, pois o mesmo está enferrujado... porém a troca dele é necessária, pois um dia ele vai quebrar... rsrsrsr

Ao realizar a troca, dê preferência para o original... no caso do cabo de embreagem é beeem melhor do que os "Paralelos".

Estes passos só resolvem para primeiros passos, antes de ir no "Mexânico" e ir trocando tudo que vem pela frente. rsrsrsrs

Se isso não resolver, aí sim o sistema de embreagem terá que ser totalmente revisado!

PS.: Fiz isso no meu classic e deu certo e ficou original... mas já estou preparando o dinheiro para comprar o cabo novo.

Espero ter ajudado!


jrodrigues002
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 07 2011f Dezembro 2011 02:13:19 PM
Localização: Gravataí - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jrodrigues002 »

Olá pessoal! Sou novo aqui no forum e preciso muito, mas muito mesmo tirar esta dúvida com quem puder me ajudar: Tenho Corsa Sedan 2005, Classic. Estou com dificuldades pra fazer entrar as marchas 1,2 e 3. As marchas 4 e 5, vão tranquilas. Na redução, as 2 primeiras marchas, NEM PENSAR. Só arranha. Parece que quanto mais baixa a marcha, mais resistente ela fica em aceitar a troca. Fui a alguns mecânicos, e como o serviço não seria barato, procurei me cercar do que de fato poderia ser o meu problema. Já ouvi falar de trambulador, varetas, sincronizado, rolamentos. A verdade é que até de embreagem, já me falaram, mas isto não é possível, visto que já estou no terceiro kit de embreagem novo, em menos de 4 anos.
Me ajudem, por favor!! :o


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A depende como conduz a embreagem vai pro saco em 3 meses.

Em todo caso parece ser apenas regulagem.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

no golf andei 2 anos com ela patinando sem piorar muito a situacao, ainda ia mais, mas tive um problema no carter e tinha q retirar o cambio pra acertar, ja aproveitei a mao de obra....
3 kits em 4 anos, encontramos um cupim de embreagem hehehehehehe
na ximbika q dirigo no trampo, vai 1 embreagem a cada 2 anos 2,5 anos, a ultima foi trocada esse mes, foi retirada comando os rebites, rodando em media 300km/semana, em transito urbano....
pode ser tudo q te falaram, e ainda vao falar, por isso q eu sempre digo q nada melhor q um mecanico pra avaliar....

primeira marcha nao entra em movimento, nao lembro se o cambio do corsa tem anel sincronizador so na primeira....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”