[Relato] Troca dos amortecedores em garantia

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[Relato] Troca dos amortecedores em garantia

Mensagem por L u i z »

PS.:Leia até o fim, pois o final é surpreendente!!!

Só para constar como relato aos amigos do Corsa Club!!!

Ano passado troquei os 4 amortecedores do meu Corsa. A título de informação, aqui na minha cidade, paguei R$ 400,00 nos 4, sendo todos peças genuínas ACDelco (R$ 260,00 o par dianteiro e R$ 140,00 o par traseiro), mais R$ 20,00 por roda de mão de obra, totalizando um gasto de R$ 480,00, tudo incluído e negociado com a loja de auto-peças.

Vale salientar que meu Corsa, um 1.0 Super 96/97, 4 portas, verde west, estava com 83.200 Km na data da troca, e que os amortecedores eram os originais, já que o carro está na minha família desde 0 km. Certamente já tinha passado da hora de trocar, porém como o carro só rodou em asfalto e sempre foi bem cuidado até que os amortecedores ainda estavam relativamente bons, somente um traseiro tinha vazado, os dianteiros não apresentavam vazamento, porém já era perceptível a perda de eficiência, dependendo do desnível de piso o carro ficava balançando um pouco até estabilizar.

Então, feita a manutenção, e questionado o mecânico, disse que o carro estava em ótimas condições de suspensão, e que não seria necessário substituir buchas, batentes e nem mesmo os coxins. Tudo foi remontado e o carro parecia OK.

Anda pra lá, anda pra cá, até que um certo dia, uns 3 ou 4 meses depois da manutenção, percebi uma batida forte e seca do lado dianteiro direito. Parecia o amortecedor sem pressão, que bateu no fim do curso, uma pancada seca.

Levei no mecânico que tinha feito a manutenção, andamos no carro e ele mirou uns buracos e a batida seca se repetiu. Pronto tinha descoberto o problema, o amortecedor tinha pifado, perdido a pressão. Fui então procurar a auto-peças onde eu tinha comprado as peças e cobrar a garantia já que essas peças tem 2 anos de garantia.



Não foi fácil convencer o gerente de que um amortecedor original GM estava com defeito, ele quis levar o carro em um mecânico, e é claro o cara disse que não podia ser o amortecedor, disse que era batente e coxim.

Em resumo, exigi que o carro fosse avaliado por mais 2 mecânicos isentos e especializados em suspensão e ambos definiram como sendo o amortecedor, e mais, condenaram os dois dianteiros por perda de eficiência.

E isso se arrastou por longos 3 meses até que um dia o gerente da auto-peças resolveu dar a garantia, porém batemos de frente em outro problema: a mão de obra. Eu não iria pagar pra mexer no carro de novo se eu já tinha gasto antes, e eu havia pago tudo junto pra loja dele que tinha indicado o mecânico que fez a primeira troca, além do mais se a peça não tivesse problema eu não precisaria dar nova manutenção. Porém o gerente tentou insistir, dizendo que a mão de obra não tinha garantia. Ainda bem que ele é um cara legal e entramos em um acordo: nova mão de obra por conta dele e uma possível substituição de peças, já que as peças seriam colocadas novas, por minha conta.

Carro desmontado de novo e pra surpresa de todos: o carro estava sem os 2 batentes dianteiros! Que absurdo! Que barbeiragem do primeiro mecânico!

Paguei o par de batentes novos com a coifa da Cofap R$ 22,00. E o gerente pagou R$ 50,00 de mão de obra pra desmontar as duas torres dianteiras.

E finalmente o carro ficou bom!

Espero que sirva de experiência para todos!


diego.teles
:: Rodeio ::
Mensagens: 720
Registrado em: Sexta-feira 31 2008f Outubro 2008 09:44:18 PM
Localização: Camaçari - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por diego.teles »

Aconteceu comigo quando algum parecido quando desmontei pra colocar as cangoo.

Em resumo, meus dois batentes dianteiro simplesmente "sumiram", mais foi por desgaste mesmo, pq vejo o carro desde de 0km... (o carro era do meu velho, passou pra mim e moramos na mesma casa).

Então pode não ser erro do primmeiro mecânica!!!

Abraço!


Cabiludo
:: Piquet ::
Mensagens: 271
Registrado em: Sábado 06 2007f Janeiro 2007 11:53:44 AM
Localização: Colorado - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cabiludo »

dae L u i z... tudo bem?!!! pois entao, não sou mecânico nem trabalho com oficina de autos... sou apenas amante de carros... enfim!

O mecânico realmente falhou em não colocar novamente os batentes dos amortecedores,,, agora garantia da mão-de-obra pela troca dos amortecedores,, eu nunca vi falar!
Se fosse algo dentro de 3 meses,,, oq a lei do consumidor exige pra qualquer tipo de serviço, até aí poderia brigar com o kra,,, ou por causa da falha dele em DEIXAR FORA os batentes dos amortecedores.

Agora, veja bem, você compra um produto que tem garantia - acima de 3 meses - e o mesmo apresenta defeito, a empresa certamente dará a garantia do produto, a menos que seja um dono ruim de negócio mesmo,,, mas enfim, o PROCON ta aí pra isso, agora o serviço feito não apresentando falha, não vejo porque faze-lo novamente de graça. Enfatizando que nesse seu caso a falha da mão-de-obra foi em NÃO COLOCAR os batentes...

Bom, apenas é minha opinião. Já que criou o tópico resolvi postar o que penso.
Até!
Wind 1.0


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”