[Teste] Ajuste de cambagem por parafuso

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
Chaka
:: Sport ::
Mensagens: 1057
Registrado em: Sábado 28 2005f Maio 2005 05:03:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

[Teste] Ajuste de cambagem por parafuso

Mensagem por Chaka »

Pessoal,

Coloquei susp a ar no meu carro e falaram pra nao fazer a cambagem com o "Ciborguinho" pra nao danificar a suspensao, ai fui atras de vários lugares pra fazer a cambagem e todos diziam: "Suspensão a ar nem colocamos a mão". Na hora pensei: "Pronto! primeira desvantagem de ter trocado minhas molinhas esportivas hehe"

Até que por indicação de um membro aqui do CC (Thiago) fui numa loja chamada: "Papa-Léguas" na Av. Vereador Joao de Luca (Cupecê com outro nome hehe) aki em SP.

Neste lugar, eles fazem um "Alinhamento por parafuso", não sou muito conhecedor do assunto, mas a explicação que me deram me convenceu que aquela era a melhor, pois nao precisava "forçar" a suspensão com o ciborgue pra deixar na posição certa, e segundo eles, uma vez feita esta cambagem é muito mais dificil ela abrir do que a convencional, mesmo com susp a ar.

Não sei se vcs sabem de algo que contrarie este tipo de cambagem... algum ponto negativo ou coisa do tipo, mas eu gostei muito.
Até entao... toda vez q eu fazia a cambagem em algum lugar sempre ficava + ou - 0,5 graude erro as vezes até mais e de 3 em 3 meses quando eu ia fazer a revisao da suspensao do meu corsa antigo, seeeempre tinha q fazer pelo menos uma cambagem, coisa que os mecanicos diziam ser normal, más, com este alinhamento por parafuso o sistema acusou 0,00 dos dois lados, ou seja, ficou bem preciso (vi isto como +1 ponto positivo).

Já tinha ouvido dizer o seguinte também: "Não é recomendado fazer cambagem no novo corsa". O mecanico desta loja q fiz a cambagem me respondeu dizendo que o metodo convencional "empurra" a suspensao, o que nos carros novos pode danificar outras coisas, segundo ele, no corsa novo é comum dar problema de rolamento depois de fazer a cambagem "convencional".

Bom... não sei se falei muita abobrinha, hehe mas estou somente repassando o que me falaram quando fui fazer a cambagem do meu carro (que tava tao aberta q quando eu baixava muito o pneu raspava no amortecedor hehe)

OBS.: Esta cambagem q eu fiz não é aquela que pegam um parafuso mais fino que o original pra poder mecher na posicao, e sim, um parafuso especial para isto, que nele tem a regulagem.

Dei uma pesquisadinha na internet, se alguem quiser ver como é o parafuso, aí vai o link:

http://www.jedal.com.br/component/page, ... 0&vmcchk=1

Abração!
Rafael (Pombo)
EX-New Corsa Hatch Sport Flexpower!
Agora rodando de Civic Coupe!
Imagem
Avatar do usuário
Cláudio
:: ST ::
Mensagens: 960
Registrado em: Terça-feira 12 2004f Outubro 2004 01:09:11 AM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Cláudio »

Chaka,

Na realidade fazer a cambagem com aquele equipamento que empena a haste do amortecedor (não lembro bem mas acho que traciona) só pode levar a uma vida útil menor da própria peça e quem sabe até de outros componentes da suspensão, o lance do rolamento faz muito sentido.
Existem publicações europeias que mostram amortecedores com regulagem de cambagem a partir de um furo com formato ablongado (furo superior daqueles dois da base do amortecedor dianteiro); com o de baixo fixado, leva-se a roda a angulação desejada e aperta-se o parafuso superior. Como os amortecedores originais não vêm assim, nas revendas Michelin mesmo já fizeram para mim um alargamento do furo (com uma lima cilíndrica), fica muito show; meu carro sempre anda com 0,5 graus (original). Mantenho os parafusos originais e o conjunto não sofre esforços desnecessários.
Vou achar umas fotos do que estou falando e depois posto aqui.
Abs.
Milton C.
:: Piquet ::
Mensagens: 345
Registrado em: Sábado 16 2008f Agosto 2008 09:30:18 PM
Localização: Boracéia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Milton C. »

Este assunto interessa para muitos daqui do fórum que possuem carro rebaixado.

Bem, o que fiz no meu carro foi deixar negativo 0,5 como todo mundo, porém na minha opinião o desgaste de pneus assim como "as pernar abertas" são coisas tão simples e quase imperceptíveis.

No caso do parafuso, há um risco, pois ele é frágil demais, e no caso de um buraco, uma depressão acidental, o mesmo pode se romper. É só pegar ele na mão que fica notável sua fragilidade, ele é oco.

Agora, colocando ele, ainda tem mais um fator: Com as rodas retas, no caso de uma roda não original, maior; ela ficará reta causando rapspagens no paralama mais frequentes, caso o mesmo não seja alargado.
Já com rodas originais (que é o meu caso), pode ser que não aconteça, dependendo da altura.

Concordo no ponto de vista da manutenção, ter que fazer cambagem com mais freqüencia é uma droga.

Mas, pensando no risco, prefiro continuar com as rodas abertas mesmo.

Agora, CHAKA, mantenha o tópico atualizado, quero acompanhar.

Espero ter contribuído de alguma forma!


Abraços!!
Novas modificações em andamento!
--------------------------------

Fotos: http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
Chaka
:: Sport ::
Mensagens: 1057
Registrado em: Sábado 28 2005f Maio 2005 05:03:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Chaka »

Entao... pelo menos os parafusos que o cara colocou no meu carro eu vi eles antes de colocar... pareciam bem firmes, nao eram ocos (pelo menos nao aparentava) e como foi trocado soh o parafuso superior e mantido o de baixo original... pensei q se por ventura ele qbrasse nao seria tao drastico pois o de baixo ainda esta lá...

Quanto a cambagem, antes meu carro tava com 2,5 graus heheh o simbolo da gm ficava olhando pro ceu hahahaha mas meu carro andava mesmo com a suspensao a ar td pra baixoo... agora.. ja pega um poko...

eu achei legal ter ficado no 0,0, pois assim eu consigo variar um pouco a altura sem fugir muito da cambagem sabe? entao se eu andar um pouco mais baixo, vou ficar com uma abertura de aproximadamente 0,5 digamos ainda "aceitavel"

bom.. vamos ver como vai ficar esta historia com o tempo, hehe os parafusos originais estão em casa, com certeza qualquer coisa que acontecer (espero q nao aconteca nada hehe) eu posto aki!

Claudião, interessante este lance q vc falou hein? acho q a ideia deve ser proxima! se achar as fotos posta aki pragente ver :D

Bom, é isso ai!! vamos compartilando as informacoes e fatos ocorridos para o bem de todos! heheheh

Abracao manus!
Rafael (Pombo)
EX-New Corsa Hatch Sport Flexpower!
Agora rodando de Civic Coupe!
Imagem
Milton C.
:: Piquet ::
Mensagens: 345
Registrado em: Sábado 16 2008f Agosto 2008 09:30:18 PM
Localização: Boracéia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Milton C. »

Cara, tem como você postar algumas fotos do parafuso mais legais? Ele de lado, de frente, de todo jeito, por que talvez pode ser que por aqui o modelo do parafuso seja outro!


Abraços!!
Novas modificações em andamento!
--------------------------------

Fotos: http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... highlight=
Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor »

Vou lá hoje fazer a cambagem de um Focus. Pode me dizer o valor que cobram lá? Passar o telefone e endereço tambem por favor :D

[]'s
Chaka
:: Sport ::
Mensagens: 1057
Registrado em: Sábado 28 2005f Maio 2005 05:03:45 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Chaka »

Milton C. escreveu:Cara, tem como você postar algumas fotos do parafuso mais legais? Ele de lado, de frente, de todo jeito, por que talvez pode ser que por aqui o modelo do parafuso seja outro!


Abraços!!
Manu... o parafuso eh bem parecido com este:

Imagem

Mas depois vou postar fotos do que esta no meu carro mesmo!

Abracao!
rbsmontemor escreveu:Vou lá hoje fazer a cambagem de um Focus. Pode me dizer o valor que cobram lá? Passar o telefone e endereço tambem por favor Very Happy

[]'s
Entao.. o cara tinha me passado o seguinte:

Cambagem normal: R$ 20,00 cd
Camb. por parafuso: R$ 45,00 cd
Alinhamento: R$ 30,00

O Lugar chama "Papa-Leguas" fica ao lado de um posto ESSO no sentido Marginal

Abracao!
Rafael (Pombo)
EX-New Corsa Hatch Sport Flexpower!
Agora rodando de Civic Coupe!
Imagem
...::: A. S. C :::...
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quarta-feira 19 2007f Dezembro 2007 12:58:22 AM
Localização: Araras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ...::: A. S. C :::... »

ae Chaka, tava atras disso moh tempo brow..... vlw ae.....

mas entaum... um camarada falou q no vectra(naum sabe o ano) tem um parafuso do eixo traseiro q eh mais fino q o original e com a mesma resistencia....

fui na concessionaria e naum tem em estoque o parafuso p q eu possa comparar.....
mas, jah q colocaraum o parafuso de cambagem e ficou bom...... eu vou no certo e naum no duvidoso.....

ah.... eu ando com 1 grau negativo, p naum come o pneu na lata do para lama..... deixo q come por dentro depois inverto os pneus dianteiros e come o outro lado...

abrasssssss
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”