FAQ - DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE SUSPENSÃO

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
cristianrpbeijo
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Quinta-feira 03 2017f Agosto 2017 01:46:07 AM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2000

Re: FAQ - DÚVIDAS FREQÜENTES SOBRE SUSPENSÃO

Mensagem por cristianrpbeijo »

boa noite galera! sou novo aqui no fórum! gostaria que tirassem uma dúvida minha sobre suspensao, molas, etc... meu corsa sedan wind 2000 está arrastando nas lombadas facilamente.... quando tem uma pessoa no carona q pesa cerca de 90 kg+ o carro ja arrasta com mais facilidade ainda... oq vcs me recomendam? o carro nao é rebaixado, comprei ele mÊs passado... troquei os kits do amortecedores dianteiros somente( coxins, batentes, coifas)... ainda nao troquei molas, e os próprios amortecedores... sera q pode ser isso?
Fabio_al
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 05 2017f Fevereiro 2017 01:01:25 PM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por Fabio_al »

Olá pessoal! Sou novo aqui e tenho uma dúvida que atormenta algumas pessoas pelo que já pesquisei. É a suspensão dura do Classic, no meu caso, 2010. Tenho um pálio 2007 que parece muito mais confortável do que o meu GM. Quando passo por cima de pequenas tartarugas, sinto no volante a trepidação forte. A suspensão parece que foi rebaixada mas não foi. Passando por algumas ondulações no asfalto, a gente fica quicando no banco. Os amortecedores não estão ruins. Pelo menos a suspensão não balança tanto como se o amortecedor estivesse estourado. Chega a ser cansativo rodar 70km, como faço para ir ao trabalho. Alguém sabe me dizer se isso é normal nos Classics?
vinibart
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Sábado 16 2016f Julho 2016 12:28:49 PM
Localização: Lages - SC
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por vinibart »

Speed Boy escreveu:Prezados amigos.

Estou colocando este tópico aqui para colocarmos as dúvidas mais frequentes em relação a suspesão em nossos Corsas. Este tópico será atualizado constatemente conforme as dúvidas forem filtradas.

1 - A MOLA DO CORSA HATCH SERVE NO CORSA SEDAN E VICE - VERSA ?

R - As molas do Corsa são sempre iguais quando a motorização e opcionais são iguais. Por exemplo. Você pode usar as molas do Corsa Sedan 1.0 no Corsa Hatch 1.0 desde que ele seja um modelo básico. Quando você vai comprar as molas em uma loja especializada eles perguntam se é para o carro com Ar Condicionado ou não. Mas a diferença entre elas é muito pequena, então se for comprar usada não se apegue a este pequeno detalhe. Quando você for usar molas para rebaixar o carro é melhor usar as molas do modelo mais forte da linha. É melhor cortar as molas de um Corsa 1.6 ou 1.8 no caso do Corsa C, do que cortar as molas de um corsa 1.0

2 - QUAL A MELHOR MANEIRA DE REBAIXAR MEU CORSA ? CORTAS AS MOLAS, SUSPENSÃO DE TORRE FIXA, SUSPENSÃO A AR, OU SUSPENSÃO DE ROSCA? MOLAS ESPORTIVAS ?

R - - A melhor maneira para rebaixar o seu carro é aquela que agride menos o seu monobloco e mantem menos alterado o conjunto de suspensão - direção. Do melhor para o pior irei citar os tipos de suspensão

1 - Molas esportivas. As marcas que considero melhor são as Cangoorun e a Eibach. A Cangoorun são mais baratas que as Eibach e são mais macias. AS Eibach são bem mais esportivas do que as Cangoorun e muita gente não gosta delas. Porque elas são mais recomendadas ? Porque as fabricas fazem estudos para a produção deste tipo de mola, geralmente respeitando o projeto original. Desvantagens - Pode não alcançar a altura desejada.
Imagem


2 - Torre Fixa ou telescópio deslocado - É um tipo de suspensão que é retrabalhado todo o conjunto do amortecedor fazendo com que ele trabalhe com um curso menor e continue com uma absorção a impactos precisa. Geralmente o preparador desloca o prato da mola para uma posição mais inferior, altera a pressão do amortecedor e usa batentes menores para poder o carro não ficar "cepando". Considero este tipo de suspensão perfeito quando bem feito pelo preparador, pois você pode escolher a sua altura, a sua calibragem, e o carro não fica cepando de maneira nenhuma. A desvantagem fica no rodar mais duro quando se escolhe uma calibragem mais rigida, e a manutenção bem mais frequente do que de um amortecedor original.
Imagem


3 - Suspensão a AR - Muito indicada para quem gosta de parar o carro e deixa-lo em exposição, chamando atenção dos curiosos. Tambem é util para pessoas que não ligam em ter um carro baixo que não da para andar baixo. É bom para quem mora em locais aonde tem muitos quebra - molas, valetas, entradas de garagem altas, e demais obstáculos. Desvantagens - Não da para rodar com a altura máxima nem na altura mínima. A estabilidade do carro fica alterada, a frenagem tambem fica estranha. A manutenção é constante e onerosa. Risco de escapar mangueiras em estradas e o carro ficar torto. Custo elevado para aquisição
Imagem

4 - Suspensão de Rosca - Moda durante algum tempo, a suspensão de rosca foi tida como a salvação para as apreensões indevidas aplicadas pela policia. A suspensão de rosca tem a vantagem de poder ser levantada ou abaixada sem desmontar o conjunto de suspensão. Geralmente requer apenas um macaco, uma chave fornecida pelo preparador e força de vontade, pois é uma operação chata no caso do Corsa que tem que entrar embaixo do carro para rosquear a suspensão traseira. Diversos usuários e amigos reclamam deste tipo de suspensão. Ela depende muito do jeito que o preparador a fez. Geralmente é dificil alguem encontrar a calibragem ideal. O carro tende a ficar muito mole baixo ou muito duro alto. Procurem sempre comprar de uma marca conhecida como Tebão, Noopcar ou Fenix. A fenix tem um modelo mais caro que é muito bom, pois ele permite ser regulado tanto em altura quanto em pressão, e este realmente pode ser chamado de amortecedor regulável.
Imagem

5 - Corte de molas - Método não recomendado. Se você fizer isto no seu carro, ele pode até ficar mais bonito, mas vai ficar pulando, vai estragar todo o conjunto de suspensão e em pouco tempo você vai gastar mais dinheiro no carro do que se comprasse um kit de suspensão apropriado.


3 - REBAIXAR O CARRO SEMPRE VAI ESTRAGAR O CARRO ?

R - Ainda não inventaram uma maneira de se rebaixar o carro sem prejudicar o conjuto original. O tipo que menos agride o carro são as molas esportivas. A carroceria de um veículo é algo muito complexo, que sofre muitas torções e sofre diversas forças durante o seu movimento. Geralmente um veículo leva entre 2 e 3 anos para ser desenvolvido, e a parte mais demorada é a suspensão. Encontrar um ajuste perfeito que alinhe conforto e estabilidade é uma equação muito complexa. Portanto quando for rebaixar o seu carro, use o bom senso, e nem sempre confie no que o mecãnico esta falando. Lembre-se que um engenheiro estudou pelo menos 5 anos para fazer aquela suspensão.

4 - PRECISO ALINHAR MEU CARRO SEMPRE QUE LEVANTO E ABAIXO A SUSPENSÃO DE ROSCA?


Procure alinhar seu carro com a rosca pela metade. Quando você levantar ou abaixar seu carro a diferença vai ser mínima. Com o tempo, este movimento de sobe e desce vai desalinhar o carro.



È isso ai pessoal, mais tarde adicionarei novas perguntas frequentes aqui. Quem tiver dúvida pode mandar que a gente vai respondendo aqui neste tópico. Vamos concentrar tudo aqui pois muitas pessoas tem a mesma dúvida e nem sempre utilizam a ferramenta de busca.


abraços
boa tarde sabe me dizer se o amortecedor traseiro do corsa g1 é o mesmo do g2? tem algum problema se for mais curto e instalar?
olivio jorge
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 16 2018f Março 2018 03:07:46 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: MONTANA OFF ROAD 1 8 MPFI FLEXPOWER 8V GAS
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por olivio jorge »

Boa tarde tenho uma Montana off Road 1.8 2004.Já troquei molas coxinhos amortecedores buchas violetas ponteiras.tudo .Mas tem um barulho muito forte quando passo em buracos ou simplesmente todo em estradas de terra .parece que o os amortecedores estao estourando. Ou os coxinhos estragado .Me ajudem por favor
Avatar do usuário
augusta
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Segunda-feira 05 2021f Abril 2021 10:10:27 AM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2015

Mensagem por augusta »

Fabio_al escreveu: Terça-feira 24 2017f Outubro 2017 08:59:59 PM Olá pessoal! Sou novo aqui e tenho uma dúvida que atormenta algumas pessoas pelo que já pesquisei. É a suspensão dura do Classic, no meu caso, 2010. Tenho um pálio 2007 que parece muito mais confortável do que o meu GM. Quando passo por cima de pequenas tartarugas, sinto no volante a trepidação forte. A suspensão parece que foi rebaixada mas não foi. Passando por algumas ondulações no asfalto, a gente fica quicando no banco. Os amortecedores não estão ruins. Pelo menos a suspensão não balança tanto como se o amortecedor estivesse estourado. Chega a ser cansativo rodar 70km, como faço para ir ao trabalho. Alguém sabe me dizer se isso é normal nos Classics?
Fabio, te dizer que já tive diversos modelos de classic mas atualmente a suspensão vem me incomodando também, cheguei a verificar com o mecânico de confiança que disse que estava tudo ok, no meu caso a falta de asfalto decente na minha cidade acredito que prejudica o conforto.
Nuno Rafael
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Sexta-feira 02 2021f Julho 2021 03:07:33 PM
Localização: Tapejara - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por Nuno Rafael »

Quero baixar o meu na medida rente ou distancia de 1 dedo da caixa de rodas, ouvi falar que colocando as molas do celta consigo esse resultado. Isso e verdade?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”