[INFO] - Susp. alterada para carros de passeio Legalizada!

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
pide
:: Classic ::
Mensagens: 1447
Registrado em: Quarta-feira 25 2005f Maio 2005 06:33:44 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por pide »

Alguém aí já sabe a altura q vai ser permitida?
Como vai ser medida?


GABRIEL-ZAGO
:: Sport ::
Mensagens: 1016
Registrado em: Sexta-feira 08 2006f Setembro 2006 04:59:33 PM
Localização: Bagé - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GABRIEL-ZAGO »

pide escreveu:Alguém aí já sabe a altura q vai ser permitida?
Como vai ser medida?
Creio que a altura seja de acordo com o gosto do dono, desde que tenha condições seguras de rodar.

A altura, se continuar no padrão das Saveiro/Pick-up Corsa e similares, que já possuem essa possibilidade de rebaixar "no documento" segue sendo medida da base do farol principal pra baixo.

Caso eu esteja errado, alguém me corrija! :D

Abração.
Ex-Corsa GLS 1.6 (92cv) Hatchback 4P 1999
Ex-Montana 1.4 (105cv) Econo.Flex 2008
Ex-Ford Focus GLX 2.0 16V Duratec (147cv) Hatchback 4P 2006
Atual Ford Ranger Sport (150cv) CS 4X2 2008


dac
:: Millennium ::
Mensagens: 182
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 03:46:28 PM
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por dac »

será que aro 15 com perfil 45 pode?


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Como disse o "J" acima... ilegalidade tb nunca me impediu de rodar com o carro... mas ultimamente a fiscalização tá fod... eu estou só esperando chegar em 1º de maio pra dar entrada nos docs. do GSI e já vou legalizar o turbo e a suspensão...

Quanto ao que perguntaram acima, se seu carro usa original 185/60R14 pode usar 195/50R15 que é quase o mesmo diâmetro, porem está dentro do exigido pela lei. Então isso quer dizer que se seu carro mesmo que tenha vindo de fábrica com aro 13 mas se existe uma versão mais completa (do mesmo modelo que o seu carro) que vinha com 14" então sem problemas.
Por exemplo: Em 96 eu comprei um corsa sedan GL básico que veio com rodas aro 13 e meu irmão havia comprado na mesma época um Sedan GLS que vinha com 185/60R14 então em ambos os carros acima eu poderia andar com 195/50R15, não fiz os calculos mas creio que tb dá pra enquadrar na lei aro 16".
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Gustavo Trabulo
:: Champ ::
Mensagens: 400
Registrado em: Quarta-feira 30 2006f Agosto 2006 07:42:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Gustavo Trabulo »

Na minha opinião vai ter um limite para rebaixar. É quase certeza que não será permitido "pregar" o carro no chão até mesmo por questão de segurança.

Como o Gontijo disse anteriormente, tem pessoas que fazem o serviço na base da economia, e economia é na base da porcaria. Você acha que o carro de um sujeito desses vai estar seguro? Não!

Eu até concordo com essa resolução pois vai evitar que aconteça este tipo de coisa. As taxas acredito que só sejam cobradas quando fizer a inspeção e para retirar o novo documento com a observação "Carro modifcado" e etc...

Quanto a questão do seguro eles irão bater na mesma tecla, alegando que o veículo foi modificado, que a estrutura do carro foi alterada e outras bobagens de sempre.

Quem tiver dúvidas sobre o diâmetro do conjunto roda e pneu acessem o site abaixo que lá calcula as diferenças:
http://www.1010tires.com/TireSizeCalculator.asp

[]'s.


CÉSAR DO RS
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 07:50:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CÉSAR DO RS »

[quote="GABRIEL-ZAGO"][quote="pide"]Alguém aí já sabe a altura q vai ser permitida?
Como vai ser medida?[/quote]

Creio que a altura seja de acordo com o gosto do dono, desde que tenha condições seguras de rodar.

A altura, se continuar no padrão das Saveiro/Pick-up Corsa e similares, que já possuem essa possibilidade de rebaixar "no documento" segue sendo medida da base do farol principal pra baixo.

Caso eu esteja errado, alguém me corrija! :D

Abração.[/quote]

Vamos corrigir o amigo. Com todo o respeito que cabe, é claro.
Zago, fui me informar e o negócio é o seguinte: quem define a nova altura do carro é o engenheiro do INMETRO. Você tem que levar o carro lá, original, para vistoria. Aí eles medem o vão livre do solo com ele original. Aí autorizam você a abaixar um tanto % desse vão livre, não se dizer exatamente quanto, mas por exemplo se seu carro possui 15 cm de vão livre, pode abaixar para 10; se possui 18, pode abaixar para 12... entende? Mas já vale a pena adiantar que essa % não é muito, não. Os "socados" jamais serão legalizados! Aqueles com o pneu enfiado dentro do pára-lama, por exemplo (que além de medonho de feio, ainda por cima é super perigoso). Depois de abaixar, você volta lá e é conferida toda a geometria da suspensão, que deve ser igual à original para que o laudo seja expedido.
Não é preciso (e nem correto) mostrar a resolução aos fiscais de trânsito, eles só querem saber e só aceitam a observação da regularização constando no documento, se não tiver, é multa na certa. Para quem usa sistema a ar, mesmo que pudesse regularizar, creio que não iria valer a pena, pois a altura pode voltar ao original em instantes.
Quanto às picapes, a resolução para elas já tinha sido revogada o ano passado, mas agora, com a nova resolução, há possibilidade de regularizar novamente. Era isso, abraços.


corsandro
:: Millennium ::
Mensagens: 106
Registrado em: Terça-feira 11 2007f Dezembro 2007 09:24:38 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsandro »

Galera....pelas minhas simples contas aqui teria um monte de rodas irregualares quanto ao diâmetro da roda.......vejam só : original- 175 70 R13 certo?!!.....ok então o diÂmetro original tem que possuir 20 polegadas ... visto que, 7 do pneu e 13 do aro...certo?!! bom... portanto:
185 60 R14 --- estão corretos = 6" do pneu com 14" do aro totalizando as 20 "
195 50 R15 --- tb estão regulares = 5'' do pneu com 15'' do aro = 20"
agora 205 45 R16 -- estaria irregular = pois 4,5" do pneu com 16" do aro = 20,5" certo?!!
e as 205 40 R17 --- tb estariam irregular = pois 4'' do pneu com 17 do aro = 21'' certo?!!
... é ... as contas acho que até estão certo, mas eu escrevi que elas ESTARIAM irregulares pois lendo uma reportagem da Quatro Rodas, ... eis uma parte dela ai :

(''...A MUDANÇA DE ARO - O turn-over, troca de rodas originais por outras de maior diâmetro, deve respeitar uma regra básica: a circunferência externa do novo conjunto roda/pneu (perímetro) não deve ultrapassar o limite de 3% a mais em relação ao original. Esse cuidado é importante por várias razões: não altera as marcações do velocímetro, a suspensão é preservada, o comportamento do veículo em condução normal permanece quase igual, não há perigo de contato de pneus e rodas nos pára-lamas ou na suspensão e, finalmente, a relação final do diferencial praticamente não se altera...")

..., percebi que as rodas 16 com perfil 45 estão REGULARES e as 17 com perfil 40 estariam IRREULARES,....... pois 3% a mais que a relação original daria margem para uma Roda de 20,6" visto que 3% de 20" = 0,6" ... mas calma galera!!!......segundo esses dados ai hein....rs...... tenho certeza que alguém vai achar alguma informação que digam que são regulares.....hehe
..... bom pessoal ....isso foi o que eu pensei ....vejam se vcs concordam ou discordam de minhas conclusões ... será que estou certo Gotijo?!!....... falou galera abraço!!!


CÉSAR DO RS
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 07:50:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CÉSAR DO RS »

Não, colega, o pneu 175/70 R13 tem 13 polegadas de diâmetro da roda, mas a altura do pneu é 70% de 175 mm e não polegadas. Porque os fabricantes de pneus misturam as duas unidades, não sei.
Portanto o pneu em questão tem 12,25 cm de altura do perfil, ou então, convertendo a unidade, 4,9 polegadas. Abraços.


Zico
:: Wind ::
Mensagens: 46
Registrado em: Domingo 04 2007f Março 2007 09:46:26 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Zico »

Baseado em %, pelas contas que fiz:
175/70 13"+9,65"= 22,65"
185/60 14"+8,74"= 22,74"
185/65 14"+9,47"= 23,47"
195/50 15"+7,68"= 22,68"
205/45 16"+7,26"= 23,26"

já passou bastante de 20"

a não ser que minhas contas estejam equivocadas


Avatar do usuário
Lucian_Woytovicz
:: Millennium ::
Mensagens: 107
Registrado em: Segunda-feira 23 2007f Abril 2007 05:57:16 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lucian_Woytovicz »

quanto a roda jah entendi, mas desviando um pouco o assunto;;;



as lanternas pintadaas inteiras de vermelha tbm poder dar problema junto à fiscalização?

abrass :D


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”