[DÚVIDA] - Câmbio/embreagem ruins. O q mexer?

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
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Hillmann
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[DÚVIDA] - Câmbio/embreagem ruins. O q mexer?

Mensagem por Hillmann »

Olá amigos, este é meu primeiro post.
Gostaria da ajuda de vcs.
Comprei um Corsa Sedan Milenium 2001 semana passada, e sinto que o câmbio do carro não está legal.
Eu sempre tive vw, e estou estranhando o câmbio do corsa.
A ré é dificil de ser engatada. Algumas vezes engata normal, outras vezes raspa, e respa bastante.
A primeira marcha tb, é dura. As vezes nem entra na primeira vez. Tenho que tentar de novo.
O carro faz um baralho tipo cleck, cleck, cleck.
Aindei vendo alguns tópicos sobre esse asunto, mas me enxi mais ainda de dúvidas.
O carro está com 92000 km.
Mandei fazer uma revisão, e o mecânico trocou o cabo da embreagem, e não adiantou.
Ele me disse que a embregem tá ruim, pois o rolamente já tá fazendo barulho.
Eu não troquei, pois fiquei com dúvida.
O que vcs acham?
Pode realmente ser embreagem ou câmbio é assim mesmo?
Pode ser o câmbio que tá ruim?
Outra coisa:
Não entendo nada de Corsa.
Esse modelo Milenium é Wind ou Super?
Existem os dois?
Como diferenciar?
Desculpem pelas várias perguntas.
Agradeço a ajuda de vcs.


Hillmann
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Mensagem por Hillmann »

e ai, ninguem???


Twincept
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Mensagem por Twincept »

Cara.. Pelo que vc falou.. eu acredito que seja Normal.. Assim...

A Ré é meio ruim de entrar mesmo. só entra com o Carro Completamente parado.. se tiver se movendo. arranha legal... E as Vezes.. mesmo com o Carro parado.. ela tb n entra... O que eu costumo fazer nesses casos é engatar qq marcha.. e dar só um toque pra frente.. dai a Ré entra de boa...

Sobre a 1ª.. È quase a mesma coisa da Ré.. Só entra se o carro tiver quase parado. Se ele n tiver parado. ela entra com dificuldade mesmo...

Tirando essa parte do barulho do Rolamento ae que seu Mecânico falou... Eu acredito que seu cambio esteja normal como qq um câmbio da Gm... Já tive Corsa GL, Corsa Wagon, Celta, E to no 2º Corsa Modelo Novo. e todos apresentam essas dificuldades...

Abraços
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Twincept
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Mensagem por Twincept »

Ainda a tempo... Sobre o Modelo "Millenium".. Nem é Wind. Nem Super.. :P.. Cada um é um modelo Diferente....

Wind, Milenium, Super... GL.. GLS.. Enfim.. É basicamente o mesmo carro.. só muda o Pacote de Opcionais, Motorização... etc...

Abraços
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Hillmann
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Mensagem por Hillmann »

Obrigado amigo Twincept.
Testei a manha de dar um toquinho pra frente antes de engatar a ré, e realmente funcionou.
As vezes ainda enrosca, mas dá para segurar, de boa, já que é um caso normal.
A embregem eu não vou trocar agora não, pois já ouvi vários casos tb sobre esse ruído, que tb. seria normal.
Vou aguardar mais um pouoc.
Abraços.


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João Artur
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Mensagem por João Artur »

Boa Tarde amigo, como o amigo Twincept falou, a Ré só entra com o carro completamente parado e a primeira tb exige q o carro esteja em baixissima velocidade, quanto ao barulho do rolamento da embreagem, isso é um defeito q os corsas possuem, tenho amigos q já trocaram o rolamento e não adiantou, você pode olhar se a lubrificação da alavanca de mudanças está normal, tire a coifa da alavanca (este guarda-pó que protege de poeira a alavanca de mudanças ) e olhe se tem graxa entre a alavanca e um tubo de metal (Tubo de comando), se não quiser fazer peça a um mecânico de confiança pra dar uma lubrificação na caixa de mudanças (se necessário), fica bem melhor depois da lubrificação, ainda mais se a graxa utilizada for mais leve, sem muita viscosidade, ao engatar as marchas se você fizer o movimento mais rápido e sem pausas o engate também melhora...Abraço.


jGilberto
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Mensagem por jGilberto »

Bom dia senhores
A ré só engata com o carro parado e de preferêcia engate primeiro uma outra marcha (3º ou 4ª).
A primeira é praticamente igual (parado ou baixima velocidade). Quanto a embreagem com barulho (chiado) só faz quando pisa no pedal e as vezes também se nota em volume baixo com o pé fora do pedal, neste caso puxa o pedal para cima que o barulho passa. Defeito: trocar rolamento (colar) da embreagem.

Outra característica do corsa, principalmente os que nao tem isolamento de barulho da carroceria
é barulho no cãmbio em marcha lenta, ao pisar no pedal da embreagem este barulho cessa.

Vejo frequentemente aqui no forum é as pessoas dizendo que trocou a embragem (disco plator e colar (colar = a rolamento) e teve que trocar o óleo do cambio.
1º para trocar a embreagem nao precisa abrir o cambio, portanto nao existe trocar o óleo
2º o fabricante diz que não precisa trocar o óleo do cãmbio ( é pra toda vida útil do carro),
eu particulamente recomendo fazer esta troca aos 70.000 km, pois eu acredito as coisa não duram para sempre.

Então, se o seu carro tem pouco km rodado e o cãmbio não tem vazamento de óleo só confira o nivel ( o bujao de nivel esta localizado no lado do motorista bem próximo a entrada do eixo que sai da roda e entra no cãmbio. Se precisar colocar óleo, retire o suspiro do cãmbio com uma chave 17mm de boca e está localizado em cima próximo a bobina).

Óleo até 2002 isafluido 556 ipiranga ou acdelco 80w (cor vermelho)
Após 2002 use o óleo original sintético (caríssimo mais ou menos R$ 80,00 a R$ 100,00.

Obs: Nunca ponha óleo am excesso, seja do motor ou do cãmbio.


MachDown
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Mensagem por MachDown »

Está com muita folga na alavanca do cambio?!
Tipo, ela fica bamba qdo está em ponto morto?!
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Anderson12
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Mensagem por Anderson12 »

Quando Trocar a embreagem?

Quais os sinais que mostram o desgaste da mesma?

Obrigado. Corsa hatch 98. :roll:
Na subida paciência, na decida dá licença.


MachDown
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Mensagem por MachDown »

trepidação (mas tb pode ser coxim, então tem q ficar esperto), dura, não engata direito, patina
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