Desalinhamento roda traseira

Dúvidas sobre os sistemas de câmbio, direção, freio e suspensão do Corsa. Discos, tambores, cabos, pinças, sistema ABS, molas e amortecedores. Suspensão a ar, rosca, relações de marcha, etc.
Responder
lordsansui
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:22:01 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Desalinhamento roda traseira

Mensagem por lordsansui »

Olá pessoal,

Fiz uma pesquisa no forum e não achei muita informação a respeito do assunto, então resolvi fazer este tópico pra ser mais objetivo.

Estou com um Corsa Sedan 1.6 2002/2003 e após arrumar um pequeno barulho de toc toc na direção hidráulica (causa raiz: dois parafusos de fixação da caixa de direção bambos, Sosulção: Reaperto dos parafusos) aproveitei para verificar outro problema no carro:

Problema: Roda traseira direita com maior desgasta na região interna (vide foto)

Imagem

Medição do problema:

O carro foi colocado naquele equipamento convencional de laser e verificou-se desalinhamento nas duas rodas sendo na direita maior (não me lembro quantos graus).

Para solução do problema o mecânico sugeriu duas hipóteses:

1ª - Por o carro num robotic (uma máquina pra esticar a suspensão na marra) o que seria em torno de R$ 300,00

2ª - Colocar um espaçador. R$ 120,00

Em conversa com um amigo meu maníaco por carros ele disse:

A primeira opção não recomendo pois esse esticamento é na base da troca, você dá seu eixo e pega outro arrumado, o qual você não sabe a procedência dele, e provavelmente o carro não vai ficar a mesma coisa pois eles esticam ele baseado em um gabarito duvidoso. A segunda também não recomendo pois ao colocar o espaçador você muda o apoio do cubo da roda fazendo ele apoiar numa área menor, o que pode forçar e vir a romper, mesmo sendo pouco provável por ser super dimensionado. E por fim ele completou, trocar o eixo é muito caro, é mais barato você trocar pneu prematuramente que por um eixo novo.

Apesar do tópico grande, gostaria de saber se alguém teve alguma experiência, se fez algum serviço em concersionário, informações de valores e resultados.

Valeu pessoal e grande abraço.


reinaldo28
:: Super ::
Mensagens: 77
Registrado em: Sexta-feira 15 2006f Setembro 2006 02:38:40 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por reinaldo28 »

Estou com o mesmo problema.
Precisa desempenar o eixo ou troca-lo. Mas não deixe como está com o argumento de que é melhor trocar um pneu de vez em quando.
Eu já havia trocado 3 pneus do mesmo lado da roda que vc mostra na foto. Semana passada tomei um susto danado : Estava a uns 100km por hora numa pista de mão dupla ( CIA/AEROPORTO - Quem conhece sabe que ali é perigoso) de repente um estrondo e eu quase perco a direção... fui na contramão mas consegui colocar o carro no acostamento. Na hora pensei que fosse uma batida. Quando fui olhar... o pneu soltou toda a banda de rodagem... quase que eu me f...
Levei no mesmo dia para colocar um pneu novo, alinhar e balancear e foi aí que vimos que o eixo estava empenado. Meu carro possui gnv e isso agrava bastante por causa do peso.
Estou só esperando a grana chegar pra poder desempenar...ou comprar outro eixo.


Vebas
:: Millennium ::
Mensagens: 127
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 11:15:31 AM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vebas »

Seguinte cara:

Tô com o mesmo problema q o teu. Então fui atras de soluções e vi q tem duas maneiras de consertar isso:

1° é levar o eixo pro pessoal desempenar ele. Mas por aqui eles fazem no proprio eixo, nada d base de troca. Eles retiram o eixo do carro e fazem o serviço. O problema é q isso estraga os rolamentos pq força muito pra colocar ele no lugar. Não sei se o resultado do alinhamento fica duvidoso, pq depois é só verficar quando for fazer a geometria.

2° Ir em alguma auto peças e achar um eixo usado, mas em bom estado. Se o eixo estiver bom, o resultado na geometria ficará bom e problema resolvido. Por aqui o pessoal pede por volta de 150 num eixo assim.

Agora q não tô + trabalhando e tenho bastante tempo livre, vou atras de resolver esses probleminhas...

Abraço
Corsa Wind 97
Rodas Calibra 94' (Clássicas!!!) + TID + Volante GSi
Pioneer 5900 + 4 Bravox 6x9" + 2 UXP 12" + Audiobank 4100 + Soundigital 1000.


lordsansui
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:22:01 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lordsansui »

Obrigado pelas dicas.

Ouvi falar muito bem de uma empresa chamada MONOBLOCO, assi mqeu tiver tempo e dinheiro vou ver se dou uma ida lá para fazer um orçamento.


Lopes
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Terça-feira 29 2007f Maio 2007 01:33:19 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Lopes »

Fala lordsansui,

Meu tio teve um problema idêntico no uno dele, e arrumou justamente na monobloco, soh que o serviço lá é meio caro mesmo. Nunca levei meu carro lá mais no caso do meu tio ficou muito bom e ele continua com o eixo original, já vi outras pessoas comentando bem do serviço dos caras.

Té mais
Imagem


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá pessoal. Eu fui alinhar e me passaram que tinha que cambar a roda esquerda trazeira e colocarm um espaçador (tipo um arruela) entre o eixo e a base de fixação no eixo central para corrrigir. Seria o caso?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


panissa
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Segunda-feira 20 2007f Agosto 2007 02:16:07 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por panissa »

tava com o mesmo proble o meu levei numa oficina fiz o desempeno gastei $80,00 e ficou bastante satisfatorio


lordsansui
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Domingo 29 2007f Julho 2007 03:22:01 PM
Localização: Contagem - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lordsansui »

Olá amigos,

Não tenho notícias boas, mas pode ajudar alguém.

Ali no vão da roda direita a qual eu citei o problema, o acabamento contra ruído e batida de pedra estava soltando, então eu levei em um laterneiro de confiança pra ele refazer aquele tratamento ali de borracha e pedi pra ele dar uma analisada porque estava estranho estar soltando só em uma roda, foi onde descobri a fonte do problema, o carro foi batido ali na região da roda, e com certeza isso provocou algum empeno, me resta saber agora se o empeno está no eixo, ou no chassi por aquela região.

Vou ver se levo o carro na monobloco pra fazer um orçamento.

Obs.: Eu refiz o tratamento ali, e verificamos se tinha alguma solda ou algo ruim, e tudo está original, porém o cara que fez o serviço tentou esconder alguns amassados entupindo de borracha o que dava a impressão de não ter sido batido. É isso aí.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Direção, Transmissão, Freios e Suspensão”